26/04/2021 às 20h55min - Atualizada em 26/04/2021 às 20h35min

Mais de uma tonelada de lixo retirada do Rio Cubatão

Ação recolheu sofá, geladeira e embalagens plásticas jogados às margens do rio

Henrique Harmonia

Henrique Harmonia

Atualmente com Colunas em 10 Portais de Notícias, 5 Jornais e 1 Revista, além do Programa Em Harmonia, exibido em 36 emissoras do Brasil

(Fonte: SECOM/PMP)
(Foto: Divulgação)
A limpeza do Rio Cubatão, realizada no último domingo (25), foi parte das ações em homenagem ao aniversário de emancipação política de Palhoça, celebrado no sábado (24). A quantidade de lixo que foi retirada do local surpreendeu os voluntários que participavam da ação, cerca de mil e duzentos quilos de lixo foram retirados do curso do rio. Para recolher o lixo encontrado, os ativistas utilizaram embarcações pequenas.

“Pouco mais de 1.200 kg de resíduos retirados desse paraíso em pouco mais de duas horas e meia de ação ambiental. É uma gratidão poder ver o Rio Cubatão mais limpo e poder participar disso.” afirmou Leonardo Quint, coordenador do instituto Palhoça Menos Lixo.

A retirada do lixo foi organizada pelo instituto Palhoça Menos Lixo e contou com o apoio de servidores voluntários da prefeitura municipal de Palhoça, com apoio de vereadores do município, além do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Polícia Militar Ambiental e da Marinha do Brasil. Durante a ação, os voluntários encontraram diferentes tipos de materiais, desde embalagens plásticas, até uma geladeira e um sofá que teriam sido descartados de forma irregular às margens do Rio Cubatão.

“Fiquei muito feliz e honrado em representar o Poder Executivo nesta importante ação ambiental. Espero que ações como esta estimulem e sirvam de exemplo para outras pessoas e entidades, contribuindo para a educação e preservação do meio ambiente” ressalta Felipe Linhares, que é procurador do município de Palhoça e foi um dos voluntários que participaram da ação de limpeza do rio. 

Como forma de valorizar a grandeza do Rio Cubatão e a importância de ações como esta, a Fundação Cambirela do Meio Ambiente doou todas as sacolas plásticas utilizadas na retirada de rejeitos do rio. “ Enchemos mais de 20 sacolas grandes de lixo e retiramos tudo isso que estava atrapalhando o ecossistema em torno do rio. A Bacia do Rio Cubatão abastece Palhoça, São José, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz e Biguaçu. Não pode ficar sujo. Parabéns aos participantes” enfatizou o superintendente da FCAM Anestor Denoni.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp