26/04/2021 às 18h10min - Atualizada em 26/04/2021 às 18h04min

4 Cuidados ao fazer um empréstimo no banco. Fique atento!

Leonardo Almeida

Para muitas pessoas, falar de empréstimos é quase como citar um vilão, afinal essa palavra determina aquelas dívidas longas e com juros altos, não é? No entanto, nem sempre pode ser assim: empréstimos podem ser necessários e até trazer vantagens para você.

Como já foi visto no site No Detalhe, os empréstimos têm seus prós e contras, por isso é sempre bom analisar muito antes com relação ao seu objetivo antes de fazer qualquer solicitação.

Para lhe ajudar nessas horas, alguns cuidados são essenciais. Hoje, 4 deles serão destacados para você ficar atento para usar o empréstimo da melhor maneira possível.

O que é um empréstimo?

A definição de empréstimo é simples: é um contrato onde um cliente(que é você) recebe uma quantidade em dinheiro de uma instituição financeira – sendo que será necessário devolver esse valor com juros dentro do prazo combinado entre as partes.

As questões de juros, número de parcelas e o tempo que você terá de pagamento são determinadas pelo próprio credor. Multas e punições estão presentes no contrato caso você não respeite tais termos.

De toda forma, a busca pelo empréstimo, para grande parte das pessoas, vem por um objetivo bastante comum: abrir ou expandir um negócio próprio. 

E isso vem se tornando muito comum no período em que vivemos hoje, graças à pandemia da Covid-19, com o fechamento de várias empresas e a necessidade de sobreviver das famílias.

Além desse motivo, o empréstimo pode ser uma fonte para cobrir dívidas altas ou até para quem deseja realizar algum sonho e que exija uma quantia razoável de dinheiro, como viagens, casamentos, intercâmbios e até compras de imóveis.

4 cuidados ao fazer empréstimo no banco

Antes de pedir um empréstimo, muitos fatores devem ser levados em conta. Como já dito, juros são apenas um dos pontos importantes de um contrato de empréstimo – você precisa analisar suas próprias condições de pagamento e a possibilidade de fraudes e golpes.

Para fazer tudo com segurança, aqui estão 4 cuidados essenciais ao optar pelo empréstimo:

Faça uma avaliação de sua necessidade de crédito

Por qual razão você precisa desse dinheiro? Essa é a pergunta mais importante antes de pensar no empréstimo. 

O dinheiro de um empréstimo pode ser útil para muitas coisas e a opção deste contrato vai depender muito da sua realidade financeira. O que se quer dizer: a situação pode ficar ainda mais complicada se você optar por um empréstimo para algo que pode ser adiado, como uma viagem ou compras.

Em outras situações, como na renegociação de dívidas do cheque especial, abrir empresa ou até para imprevistos, o empréstimo se faz necessário. E tudo bem.

O que se sugere é que você recorra ao empréstimo quando for capaz de ajustar seu orçamento pessoal para ser capaz de absorver essa dívida. Isso leva ao próximo cuidado.

Fazer um planejamento para o pagamento das parcelas

Pense que ao entrar em uma dívida, você também deverá sair dela. Você deve honrar com o contrato do empréstimo, respeitando os termos impostos pelo credor (instituição financeira). Desse modo, um planejamento pode evitar problemas.

Uma dica é que o valor que você “reservará” para pagar as parcelas não pode ultrapassar 15% da renda mensal, já que você precisa sempre lembrar de deixar dinheiro faltando para suas contas básicas, como água, luz, aluguel, entre outras, o que pode contrair novas dívidas.

Outro ponto que merece atenção são os custos extras de um empréstimo! Sempre considere o Custo Efetivo Total (CET), que envolve os juros, tributos e encargos em caso de quaisquer atrasos no pagamento.

Prestações suaves do empréstimo? Pense melhor, pois isso pode aumentar o tempo que você levará para quitar toda a dívida. 

Quanto menor for o período, melhor para você. É claro: sempre veja o que é melhor para suas finanças e imprevistos podem acontecer.

Fazer pesquisa de prazos e taxas de juros

Ao fazer empréstimo, pesquise os prazos e taxas de juros oferecidos por distintas instituições. Uma sugestão é conversar com o gerente do banco para saber o que dá para  ser ofertado para suas condições.

Se possível, verifique com outros bancos, sites de crédito online e financeiras para realizar comparações. Certas empresas só trabalham pela internet e podem garantir condições melhores, então preste atenção nesses pontos.

Tome cuidado com golpes

O que não falta hoje em dia são as tentativas de golpe. Empresas de fachada podem se aproveitar facilmente das necessidades das pessoas, aplicando o golpe do falso empréstimo.

Para evitar isso, é bem simples: conhecer a reputação da instituição onde você está querendo tomar o empréstimo.

Não se pode desmerecer o trabalho de instituições menos conhecidas, no entanto é sempre bom verificar se elas realmente existem e se elas possuem autorização para oferecer crédito.

Para ajudar, você pode tirar essas dúvidas no site oficial do Banco Central ou pelo telefone 145.

As mídias sociais são bastante úteis nessas horas, pois você pode conferir as opiniões dos clientes. 

Agora que você tem esses 4 cuidados em mente, você pode garantir que terá segurança financeira ao tomar um empréstimo. Certifique-se de avaliar sua situação, fazer um planejamento correto e evitar dores de cabeça!

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp