22/04/2021 às 10h06min - Atualizada em 22/04/2021 às 09h46min

Bem-vindos ao Dia da Terra, No Meio do Ambiente!

Flávia Bellaguarda e André Santos - Meio Ambiente
A nossa sociedade vive no piloto automático. Com isso, temos dificuldade de valorizar o ar que respiramos, a água que bebemos e o alimento que ingerimos. Caminhamos em uma trilha perigosa, na qual focamos apenas em suprir nossas necessidades de curto prazo. Há décadas que a ciência vem nos alertando sobre os efeitos devastadores da destruição dos nossos biomas, dos oceanos e da biodiversidade como um todo. Isso afeta - e muito - a nossa vida.  

Estamos diante de uma bifurcação e precisamos tomar uma decisão: continuaremos a seguir a trilha da autodestruição, conforme mostra o cálculo da sobrecarga da Terra, segundo o qual hoje precisamos de 1.6 planeta para suprir nossas necessidades; ou optaremos pela trilha de um desenvolvimento mais sustentável, que deixará um ambiente habitável para as futuras gerações? A escolha parece óbvia, mas mesmo os mais bem intencionados podem ter dificuldade de compreender como podem, de fato, tornar sua vida mais sustentável.

A opção pela sustentabilidade é uma escolha diária. Para aqueles que querem começar, hoje é um ótimo dia. 22 de abril é o Dia da Terra, instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, em 2009. Trata-se de um momento de reflexão e ação, que permeia todos os níveis da sociedade, do individual ao coletivo. É um chamado para trabalharmos na tríade do novo século, que requer dedicação à Alma, ao Solo e à Sociedade, como muito bem explica Satish Kumar em seu livro. Gostaríamos de convidar você para viver essa jornada com a gente nesta  coluna “No Meio do Ambiente” que estreia hoje!

Falar sobre meio ambiente, sustentabilidade, mudanças climáticas, biodiversidade, entre outros, significa abordar assuntos diversos, como, por exemplo, nossos hábitos do cotidiano, a importância de saber de onde vem a comida que está na nossa mesa, o que consumimos e como nosso modo de vida impacta em nossa pegada de carbono. Significa abordar assuntos do cenário político nacional e internacional como a Cúpula do Clima que acontece hoje e amanhã, liderada pelo Presidente Biden dos EUA. Significa analisar o desenvolvimento econômico e a geração de empregos verdes, principalmente como recuperação pós COVID-19. Significa escolher bons representantes políticos, que estejam comprometidos com a manutenção do equilíbrio ecológico e de todos os sistemas da Terra, para além de discursos e retóricas vazias.

O meio ambiente não é uma ideologia política. Ele é o que temos de mais essencial para nossa existência. Por isso, precisamos de você, dos seus amigos e familiares, dos seus companheiros de trabalho, da sua empresa, da sua organização social, dos políticos que elegemos. Ou seja, é necessário que todos compreendam que só há um caminho e que precisamos remar para o mesmo lado. Estamos juntos nessa! Afinal, estamos todos no meio do ambiente.
Link
No meio do Ambiente

No meio do Ambiente

Vamos mergulhar em um tema essencial para o desenvolvimento da humanidade no sec XXI e você que está no meio do ambiente não pode ficar de fora!

Tags »
Relacionadas »
Comentários »