15/04/2021 às 10h18min - Atualizada em 15/04/2021 às 10h16min

Dicas para vender produtos online

Se você está em busca de dicas para vender produtos online, este artigo é para você! O ato de comprar e vender online, anos atrás, era algo quase que exclusivo apenas para quem tinha um bom conhecimento em tecnologia. 

 

Porém, hoje em dia, as compras online se tornaram um hábito comum entre uma grande quantidade de consumidores e, portanto, uma necessidade para as empresas. 

 

Grandes varejistas estão acordando para o potencial do comércio eletrônico e a tendência é que as compras online se tornem cada vez mais comuns. 

 

O número de varejistas que planejam entrar na Internet virtualmente vem aumentando nos últimos meses, principalmente devido à pandemia de Coronavírus.

 

Com as pessoas em casa e muitos negócios físicos fechados, a internet se tornou a solução para que empresas continuassem a vender. 

 

De loja de brinquedos até marcas de roupas, o mercado online é imenso e pode atender aos mais variados nichos de negócios. 

 

No entanto, independentemente de você operar exclusivamente online ou simplesmente desejar adicionar outra dimensão ao seu negócio, é fundamental que você faça tudo certo. 

 

Se você deseja iniciar um negócio exclusivamente na internet ou quer expandir as vendas da sua empresa física, continue a leitura e confira algumas dicas para vender produtos online! 

 

Como ter sucesso com a venda de produtos na internet? 

Sem mais delongas, aqui estão algumas dicas que separamos e que irão te ajudar a vender produtos online. 

 

1. Escolha o nicho certo

A primeira pergunta a se fazer ao iniciar um novo negócio é: o que vender? Não há necessariamente uma resposta certa ou errada para essa questão. 

 

Dito isso, considerar o nicho de mercado que você deseja atingir é vital para o sucesso do seu negócio. 

 

Os nichos menores terão menos concorrência, dando a você uma chance melhor de se conectar com compradores em potencial. Por outro lado, seu grupo de clientes será menor. 

 

Passe algum tempo pensando no seu nicho e equilibrando o nível de concorrência com o tamanho do mercado.

 

Pense no papel que a localização desempenha na venda de produtos online. Você precisará incluir os custos e a logística de entrega em seu planejamento. 

 

Lembre-se de que produtos digitais como software e e-books podem ser vendidos internacionalmente e entregues instantaneamente e, portanto, têm uma estrutura de custos ligeiramente diferente.
 

2. Facilite a compra do comprador

Os visitantes de seu site ou blog tendem a ter um período de atenção curto, então você geralmente tem cerca de 10 segundos para chamar a atenção deles quando acessam sua página pela primeira vez. 

 

Não coloque obstáculos em seu caminho nem os faça pensar demais. Muitos visitantes deixarão seu site no momento em que se depararem com um obstáculo.

 

Três regras de ouro são:

 
  • Não force os visitantes a se registrar quando visitarem o seu site pela primeira vez;

  • Não torne a navegação em seu site ou blog complicada de usar. Coloque a navegação no topo da página e mantenha-a consistente;

  • Não torne o processo de compra longo e não tente coletar muitas informações dos compradores. Quanto mais etapas e informações forem solicitadas, maior será o atrito e mais vendas você perderá à medida que os compradores abandonarem a compra.

 

Muitos softwares de comércio eletrônico não são fáceis de usar da perspectiva do comprador. 

 

Dica: tente comprar seu produto como um potencial cliente faria. Você pode fazer isso de forma rápida e fácil sem pensar muito? Se a resposta for não, então você precisa analisar o seu site. 

3. Ofereça um ótimo atendimento ao cliente

Quando os consumidores pensam em comprar em um site, eles procuram uma garantia antes de comprar. Ajude-os a comprar com confiança.

 

Quando os clientes não confiam, eles não compram, já que a internet está repleta de criminosos aplicando golpes. 

 

Uma técnica de venda, independentemente de o negócio ser online ou físico, é oferecer a garantia de que, se o cliente não ficar satisfeito, você o reembolsará sem fazer perguntas.

 

Outra é mostrar que seu site é seguro e verificado por terceiros confiáveis, como McAfee, por exemplo.

 

Se você está planejando lidar com informações de cartão de crédito, seu site ou blog precisará estar em um servidor seguro. Isso exige muito trabalho, tempo e investimento. 

 

Uma alternativa melhor seria construir sua loja por meio de uma plataforma de comércio eletrônico. 

 

Se você vende produtos digitais, a entrega deve ser automatizada. Se você vende produtos físicos, o envio imediato é importante, pois fornece ao comprador a capacidade de rastrear sua remessa.

 

Tenha muita atenção a todos esses detalhes no momento de montar a sua loja virtual. 

 

4. Promova sua loja

Ter um ótimo site por si só não é suficiente para gerar tráfego e vendas. Você precisa atrair pessoas para sua loja e ajudá-las a realizar a compra.

 

Coloque-se no lugar do seu comprador em potencial. O que eles farão? Provavelmente…

 
  • Irão pesquisar no Google por algo que eles estão procurando;

  • Pedir conselhos em um fórum ou de outras pessoas em redes sociais como Twitter ou Facebook;

  • Procurar recomendações ou avaliações de outros sites ou mídias sociais.

 

Você precisará investir uma quantidade considerável de tempo e energia a cada semana para se promover. Tente escrever artigos relevantes ou postagens de blog em seu site ou encontrar oportunidades de postagem de convidado em outros sites que seus clientes em potencial irão visitar. 

 

Conclusão

Todos os dias novas empresas surgem na internet, o que é ótimo, já que isso gera novas oportunidades para quem deseja ser dono do seu próprio negócio ou expandir as suas vendas. 

 

Porém, com toda essa competição de mercado, é fundamental que você saiba como aplicar dicas para vender produtos online. 

 

Esperamos que tenha gostado das dicas que compartilhamos neste artigo e, a partir de agora, esteja mais claro alguns pontos importantes que você deve ter atenção para vender produtos na internet. Boas vendas! 



 
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Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

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