12/04/2021 às 09h18min - Atualizada em 12/04/2021 às 09h16min

Trabalho home office: quais são as vantagens?

A adesão ao trabalho home office aumentou consideravelmente desde março de 2020. Nesse marco temporal chegaram as primeiras confirmações do Covid-19 no Brasil e isso levou às empresas à adoção de novas estratégias de trabalho.

Assim, uma opção bastante útil foi o trabalho remoto. Ele funciona da seguinte maneira: ao invés do colaborador se deslocar até a sede empresarial, presta serviços diretamente da sua casa. Isso ocorre com o auxílio da internet e outras ferramentas.

O sucesso dos serviços remotos tem sido tão alto, que muitas empresas pretendem mantê-lo (em parte) mesmo após a pandemia. Por isso, continue lendo para entender quais são as vantagens do trabalho home office.

Como funciona o trabalho home office?

O trabalho em home office, de forma remota, ocorre de forma bastante simples. Quando ele está em prática o colaborador não precisa ir até a empresa para prestar serviços para ela.

Contudo, isso não quer dizer que ele se torne um autônomo ou mesmo um freelancer. Ele mantém o seu vínculo com a empresa, que continua responsável pelo pagamento de salários e outros auxílios, sem prejuízo ao trabalhador.

O trabalho home office, aliás, não é exclusivo dos tempos de pandemias ou de emergências sociais. Ele tem previsão em lei e, por isso, pode ser adotado a qualquer momento pelas empresas em conjunto aos colaboradores.

É por isso mesmo que muitas empresas pretendem manter essa forma de serviços mesmo no mundo pós-covid. Isso pode ocorrer parcialmente (com alteração entre trabalho remoto e presencial) ou integral.

Seja como for, isso se explica pelo fato de que o trabalho remoto gera vantagens a ambas as partes. Por isso, a desconfiança inicial referente à efetividade desse modelo de trabalho dá lugar à confiança e às melhorias no dia a dia laboral que ele promove.

Quais são as vantagens do home office?

As vantagens desse formato de trabalho se dividem entre aquelas que se voltam aos colaboradores e as que beneficiam as empresas e empregadores. Abaixo você encontra uma lista para cada uma das situações e fica sabendo tudo sobre o home office.

Para os colaboradores

Em primeiro lugar veremos os benefícios que o trabalho em home office oferece aos colaboradores. Afinal, essa é uma via de mão dupla que gera reflexos tanto às empresas quanto aos empregados.

Economize tempo

Primeiramente, ao deixar de ter que ir até a empresa, o colaborador deixa de perder tempo com deslocamento. Afinal, precisa apenas ficar em casa. Isso se reflete, então, em maior tempo para si mesmo, bem como no aumento do convívio familiar.

Ora, não é algo novo o fato de que milhões de trabalhadores perdem horas no trânsito das grandes cidades em seus trajetos até o local de trabalho. Então, o trabalho em home office economiza esse tempo e permite ao colaborador gerir e desfrutar melhor do seu tempo.
  • Aumento do bem-estar

Além disso, quando o trabalho à distância ocorre da maneira correta, isso tende a aumentar o bem-estar dos colaboradores. Aqui, então, são inúmeros os fatores que se somam. Por exemplo, o conforto da casa, o aumento do convívio familiar e a melhor gestão do tempo.
  • Equilibre outras atividades

Uma vez que os trabalhadores em serviços remotos não precisam se deslocar para o local de trabalho, eles também podem equilibrar outras atividades no dia a dia. Dentre elas estão estudos, tarefas domésticas e familiares.
  • Segurança

Igualmente, o trabalho em home office evita que os colaboradores enfrentem trânsito, sujeito a acidentes, ao mesmo tempo em que dispensa aglomerações, como em transportes públicos. Note-se que atualmente isso é essencial para se precaver à Covid.

Para as empresas

Além disso, é claro que as empresas também ganham com a adoção do trabalho em home office. E isso se dá em diversas facetas, da mesma maneira que se deu em relação aos colaboradores.
  • Economia de gastos

O primeiro destaque como vantagem do home Office para as empresas é a economia de gastos. Afinal, diminui-se a necessidade de gastos de energia elétrica, manutenção de escritório, internet e troca constante ou compras de materiais.

Igualmente, nos dias em que o colaborador não se desloca até a empresa ou para prestar serviços a ela em local diverso não há necessidade de pagamento de vale-transporte. O trabalho em home office não tem VT, portanto.

Dessa maneira, fica claro que a empresa economiza. Aliás, isso ocorre mesmo para os casos em que se concede, no início, alguns materiais e instrumentos para adaptação do trabalho em casa. Igualmente, a ajuda de custo mensal geralmente é menor do que o gasto total para manutenção dos trabalhos nos escritórios.
  • Diminuição de atrasos e aumento da produtividade

Outro ponto que claramente se destaca é que se torna possível diminuir os atrasos dos colaboradores dentro da sua jornada. Afinal, não há necessidade de deslocamento, bem como eles já estão no local de trabalho ao acordar.

Isso, por sua vez, leva ao aumento da produtividade, que também tem influência em questões como melhora da saúde mental, diminuição do estresse e maior bem estar.
Link
Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Relacionadas »
Comentários »