06/04/2021 às 09h52min - Atualizada em 06/04/2021 às 09h51min

2 estratégias chaves para vencer na automação de marketing por e-mail

Atualmente, a maioria das marcas que comercializam os seus produtos e serviços online, opta por criar campanhas de marketing baseadas em vendas instantâneas aleatórias, publicações patrocinadas no Facebook, e campanhas de marketing por e-mail em massa.

A longo prazo, estas estratégias de marketing incoerentes não favorecem o valor significativo da nossa marca. E por isso, com este artigo, desejamos chamar a atenção à importância da automação de email marketing para promover a consistência e relevância das nossas estratégias digitais.

Muitos profissionais de marketing por e-mail ao automatizar as suas campanhas, limitam-se a seguir as tendências do mercado e as suas estratégias anteriores. Isto indica que, aspetos como o desenvolvimento de meios mais inovadores e eficazes para atrair clientes mais felizes, ou gerar mais vendas repetidas e conquistar o mercado, são quase ignorados por completo.

Como resultado, é comum encontrar estratégias de automação de marketing por e-mail com uma abordagem binária, que limita as escolhas do cliente entre "sim" ou "não". Pior ainda, algumas campanhas automatizadas são enviadas para imensas listas de contatos, com ofertas gerais e autopromocionais, que acabam por aborrecer os destinatários.

Apesar de ter facilitado o acompanhamento de subscritores, a realidade é que, a automação de marketing por e-mail em si, não é inteligente. É necessário implementar estratégias para transformá-la numa ferramenta útil para a visão da nossa marca.

Vejamos agora 2 estratégias para a automação de marketing por e-mail que nós achamos essenciais para ajudar os novos clientes a familiarizar-se com a nossa marca e desfrutar do valor que temos a oferecer.

2 estratégias essenciais de automação de marketing por e-mail

1. Use a segmentação

Num setor onde tantas marcas competem pela atenção da audiência, é vital que as nossas campanhas de marketing por e-mail sejam autênticas e relevantes. Isto apenas é possível quando identificamos e recolhemos os dados sobre a nossa audiência alvo, para dividi-los em segmentos com base no conteúdo mais apropriado.

Apesar de ser uma estratégia fundamental para que a automação funcione de maneira eficaz, muitos comércios online ainda perdem esta oportunidade de enviar e-mails melhor direcionados aos destinatários.

Um newsletter apenas, para fortalecer a relação da nossa marca com os clientes, não é suficiente. É necessário fornecer aos clientes conteúdo consistente e relevante para construir um nível de interação forte e duradouro.

Com uma ferramenta de automação de marketing por e-mail, é possível segmentar a lista de contatos automaticamente. Dependendo das métricas mais importantes para a nossa marca, podemos usar os dados demográficos, geográficos, e comportamentais, para criar segmentos que representam os diversos interesses da nossa audiência.

2. Crie campanhas gota a gota

As campanhas gota a gota, ou drip, têm a capacidade de aumentar a visibilidade da nossa marca drasticamente, em comparação com as campanhas de marketing por e-mail tradicionais. Visto que são baseadas em ações específicas, as campanhas gota a gota se adaptam melhor às preferências de cada destinatário.
Algo tão simples como enviar um e-mail de boas-vindas após um novo cliente ter-se inscrito à nossa newsletter, não só causa uma boa impressão, mas também cria a oportunidade de enviar futuras mensagens com mais informação sobre a nossa marca.

Em vez de enviar uma única mensagem para a nossa lista de contatos inteira, algo que é simplesmente ineficaz, as campanhas de gota a gota permitem-nos configurar o conteúdo enviado a cada cliente, com base no seu comportamento.

Pelo simples fato de que os nossos e-mails são enviados com base no que os clientes desejam, criamos uma situação em que todos vêem-se beneficiados. Por isso, não é de surpreender que as campanhas gota a gota tenham uma taxa de abertura de quase 80%, e as marcas que as adotam geram 80% mais vendas a um custo 33% menor.

Em conclusão

A automação de marketing por e-mail oferece infinitas possibilidades, e não se pode negar que algumas marcas tiram melhor proveito desta ferramenta que outras. Igualmente, os benefícios de implementar as estratégias de automação dependem de quão robustas são as suas campanhas de e-mail.
As estratégias de automação mencionadas acima, podem levar algum tempo para serem implementadas, mas com atenção ao detalhe e a eficácia em mente, nos permitirão multiplicar a taxa de conversão a longo prazo.
É importante lembrar que a automação de marketing por e-mail não se trata apenas de enviar a mensagem certa no momento certo, mas também de forma eficiente para que possamos enfatizar a identidade e propósito da nossa marca.
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Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

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