10/03/2021 às 10h22min - Atualizada em 10/03/2021 às 10h20min

Videomakers premiados da Arco e Flash dão dicas para você filmar com o celular

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Fazem apenas alguns anos em que filmar com o celular era uma tarefa totalmente impossível, hoje com a evolução tecnológica ele já é utilizado nas principais emissoras de TV e Jornais mundiais.

O fato de a maioria dos celulares terem chegado a uma resolução 4k e com qualidade de imagem surpreendente, fez com que pequenas produções pudessem ser realizadas sem investimentos milionários em equipamentos profissionais.

Os videomakers Douglas Atina e Pamela Atina da Arco e Flash Fotografia, colecionam prêmios na área de filmes de casamento, foram inclusive indicados ao Golden lens que é considerado o Oscar da Fotografia mundial. Hoje eles trazem sete dicas importantíssimas para filmar qualquer produção apenas com o seu celular.

Aproveite as 7 dicas da Arco e Flash Fotografia para vídeos incríveis.

1. Uma boa limpeza é o primeiro passo

Parece besteira, mas a maioria das pessoas esquecem-se de limpar a lente do celular antes de iniciar uma gravação, as lentes costumam engordurar no dia-a-dia e diminuem a qualidade da imagem.

2. Grave sempre com a câmera traseira

Por mais que em vlogs a câmera frontal seja importante, a qualidade de imagem em qualquer celular vai ser muito inferior, se você quer resolução máxima use o potencial da câmera traseira.

3. Horizontal ou vertical? Depende

A filmagem vertical sempre foi considerada antiprofissional, mas o Instagram mudou isso com a popularização dos vídeos verticais, então qual a melhor forma de gravar? A resposta é: Depende.

Se o seu público vai assistir na Televisão, Youtube ou outras plataformas do tipo: Grave na horizontal, caso contrário realmente ficará anti-profissional.

Mas se a intenção é que as pessoas assistam somente no celular, como Instagram, TikTok ou WhatsApp, gravar na vertical vai te proporcionar um melhor engajamento e mais imersão na cena.

4 – O áudio é o protagonista

Já assistiu a um filme gravado no cinema? A imagem é até ok, mas o áudio é horrível e na maioria das vezes você não entende direito, é por isso que a maioria das pessoas foge desse tipo de gravação.

O áudio é o protagonista de qualquer vídeo, você pode ter uma qualidade de imagem mediana, mas nunca um áudio mediano, pois é ele quem realmente causa imersão e prende a atenção do espectador.

Um vídeo incrível e com qualidade cinematográfica, vai ser rejeitado pelo público se tiver um áudio ruim, diz Douglas Atina.

5 - Um vídeo tremido estraga qualquer trabalho

Já viu aqueles vídeos em redes sociais tão tremidos que você mal consegue ver a cena? Isso é muito anti profissional, por isso é importante ter um celular com estabilização e para complementar investir em um gimbal para celulares ou tripé.

Se o orçamento estiver apertado, vale apostar na famosa gambiarra: Use mesas, livros, qualquer coisa próxima para apoiar o celular.

6 – Deixe o celular no modo avião

Já pensou na possibilidade de estar fazendo aquela cena incrível, chega uma notificação no WhatsApp e além de atrapalhar sua visão, vai estragar o áudio com aquele barulhinho?

Se você não estiver fazendo live, é muito importante ativar o modo avião para evitar qualquer imprevisto.

7 – Ilumine

A luz é um dos fatores mais importantes de qualquer vídeo, ela consegue deixar um vídeo com aspecto profissional ou estragá-lo completamente, por isso é importante saber utilizá-la.

Prefira gravar de dia para ter o melhor iluminador que existe (o sol) e preferencialmente de manhã ou fim de tarde (que são os horários em que a luz está mais bonita).

Na hora de gravar, deixe o rosto virado para a janela, dessa forma seu rosto ficará bem iluminado e você terá uma imagem muito mais bonita, diz Pamela Atina

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp