03/03/2021 às 10h01min - Atualizada em 03/03/2021 às 09h59min

Crie campanhas multicanal de e-mail e SMS marketing bem-sucedidas.

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

As campanhas de marketing multicanal resumem-se à sincronização de diferentes canais de comunicação, sejam e-mails, SMS, notificações móveis, ou redes sociais, para unificar a numerosa sequência de interações realizadas pela audiência ao receber mensagens de marketing.
 
Em prática, é quase uma norma que as organizações e profissionais com necessidades de comunicar ativamente com os seus atuais e potenciais clientes, implementem campanhas de marketing multicanal para criar experiências holísticas e lucrativas.

Porquê criar campanhas multicanal de e-mail e SMS marketing?

A principal razão para adoptar o marketing multicanal, é a habilidade de interconectar os diferentes canais de comunicação, para que partilhem dados e permitam orientar as mensagens de marketing com base no comportamento da nossa audiência.
 
Há alguns anos atrás, as campanhas de marketing contavam com ferramentas que permitiam medir a resposta de um único canal de cada vez. E visto que os diferentes canais não partilhavam dados entre si, era mais difícil entender o contexto por detrás da interação da audiência.
 
Graças às ferramentas de marketing multicanal, é possível vincular cada ponto de contato com a nossa audiência a uma experiência geral. Então, independentemente de qual canal for utilizado para interação, as mensagens de marketing serão consistentes e relevantes, visto que são ativadas com base na experiência geral da audiência.
 
Após a implementação, as campanhas de marketing multicanal podem funcionar de maneira autônoma, permitindo personalizar as mensagens de marketing para cada subscritor na audiência.
 
Os dados comportamentais partilhados entre os diferentes canais de marketing, permitem eliminar suposições e criar um melhor entendimento sobre as preferências da audiência.
 
Por exemplo, ao entender que o canal preferido de um subscritor é utilizar um webmail seguro, podemos analisar os possíveis cenários em que o mesmo entra em contato com a nossa mensagem de marketing. Assim, será mais fácil personalizar a campanha de e-mail com ofertas relevantes ao subscritor e maximizar a probabilidade de conversão.

Igualmente, o benefício de poder analisar o desempenho dos diferentes canais, ajuda a descobrir e implementar novas estratégias para conectar com a audiência alvo num nível mais conveniente e pessoal.
 
O marketing multicanal aumenta consideravelmente a visibilidade de qualquer campanha de marketing. Por isso, é imprescindível ter os interesses e necessidades da audiência como o foco, para evitar o risco de enviar mensagens de marketing invasivas e comprometedoras à relação com potenciais clientes.
 
Por outro lado, prestar a devida atenção às preferências da audiência, e escolher os canais de comunicação relevantes para cada campanha, garante uma presença orgânica, e permite que a audiência tenha acesso à nossa marca ou produto quando precisar, e através do seu canal preferido.

Entenda o papel dos dois canais de marketing

E-mail

Devido ao alto retorno de investimentos, o canal de e-mail marketing é o favorito para interagir com a audiência, visto que garante uma comunicação conveniente, personalizável, e econômica.
 
As ferramentas de e-mail marketing são cada vez mais eficazes e acessíveis, e devido ao alto retorno do investimento, o canal de e-mail marketing é fundamental para as necessidades de comunicação de qualquer campanha de marketing multicanal.
 
Ao interconectar o canal de e-mail marketing à experiência geral da audiência numa campanha multicanal, é possível coordenar o envio de mensagens através de outros canais. Um exemplo prático, é enviar uma mensagem SMS de acompanhamento, logo após um e-mail ser aberto ou uma oferta ser clicada.
 
Existem vários fatores que determinam o sucesso de uma campanha multicanal que implementa o canal de e-mail marketing. Mas recomendamos prevenir-se, e antes saber quais são os erros comuns que comprometem o desempenho das campanhas de e-mail marketing.
 
Apesar de que investir em publicidade e SEO é também essencial, nada se pode comparar à habilidade de enviar mensagens diretamente à caixa de entrada da nossa audiência.
 
Para além de gerar 50% mais vendas que qualquer outro canal, vejamos 3 vantagens adicionais que justificam a necessidade de incluir o canal e-mail marketing às nossas campanhas de marketing multicanal:

Adapta-se aos hábitos da audiência

Aproximadamente 99% dos usuários de contas de e-mail, verificam a sua caixa de entrada diariamente. Este simples fato, indica que incluir o canal de e-mail marketing aumenta consideravelmente a probabilidade de que a audiência alvo entre em contato com as nossas mensagens de marketing, sem se desviar da sua rotina diária.

Economiza o orçamento de marketing

Quer se trate de uma pequena empresa ou de uma multinacional, é igualmente essencial utilizar o orçamento de marketing da maneira mais eficiente possível. E para isto, uma estratégia marketing multicanal que conta com o canal de e-mail marketing, permite alcançar a audiência alvo e gerar altos retornos de um modo econômico.

Gera novas visitas ao site

O canal de e-mail marketing é naturalmente reconhecido por capturar a atenção da audiência devido ao alto valor informativo que os e-mails contêm. Isto significa que, torna-se mais fácil criar mensagens de marketing que motivam o subscritor a visitar o nosso site, tanto para ler uma publicação nova ou como para comprar ofertas limitadas.

SMS

A grande maioria da nossa audiência alvo utiliza dispositivos móveis diariamente. Por isso, incorporar o canal de SMS marketing à qualquer campanha multicanal também aporta um valor significativo.
 
Relembramos que, dentro da nossa campanha multicanal, o canal de marketing por SMS é melhor implementado para aprimorar o canal de e-mail marketing, e não para substituí-lo. Apesar de serem utilizados para diferentes tipos de comunicação, a audiência prefere receber mensagens de marketing através dos dois canais.
 
90% das pessoas com dispositivos móveis lêem as mensagens SMS dentro dos primeiros 3 minutos. Este fato torna o marketing por SMS , num canal especialmente eficaz para o anúncio de ofertas limitadas e o acompanhamento de mensagens transacionais importantes.
 
O canal de marketing por SMS pode ser um complemento fundamental para qualquer campanha multicanal, e com a abordagem certa, podemos obter benefícios como:

Uma taxa de abertura generosa

As SMS estão entre os canais de comunicação mais lidos, com uma taxa de abertura de aproximadamente 98%. E como mencionado antes, o marketing por SMS é especialmente útil para enviar mensagens de marketing pontuais, com uma probabilidade 5 vezes mais alta de serem lidas em relação ao canal de e-mail marketing.

Maior interação com a audiência

O canal de marketing por SMS permite gerar mais interação com os nossos subscritores, visto que é mais conveniente responder às mensagens SMS por serem curtas. A taxa de resposta às mensagens de marketing por SMS é 209% mais alta em relação ao e-mail marketing, e geralmente os subscritores podem responder em apenas 90 segundos.

Maior conversão de ofertas limitadas

O canal de marketing por SMS cria uma probabilidade 10 vezes maior de que os subscritores resgatem cupons em relação aos outros tipos de cupons online. Por isso, não é de surpreender que o canal de marketing por SMS tenha uma taxa de conversão acima de 50%.
 
Ainda assim, por mais efetivo que seja o canal de marketing por SMS, para que a experiência da nossa campanha multicanal seja realmente holística, este canal precisa comunicar-se com o canal de e-mail marketing.

O que determina o sucesso da campanha multicanal de e-mail e SMS marketing?

Adoptar mais de um canal para as nossas campanhas de marketing, é sem dúvida um método eficiente e simples de maximizar o acesso à nossa marca ou produto, e como resultado, aumentar a retenção de potenciais clientes.
 
Atualmente, 92% de todas as interações entre marcas e audiência acontecem em dispositivos móveis, e por outro lado, as campanhas que incluem e-mails automatizados têm uma probabilidade 133% mais alta de enviar mensagens relevantes e correspondentes às expectativas de compra dos clientes.
 
Apesar de servirem diferentes propósitos para a nossa marca ou produto, os canais de e-mail e SMS marketing trabalham em sincronização para criar campanhas multicanal que mantém a audiência informada e incentivada a interagir.
 
O valor das campanhas multicanal não depende necessariamente de oferecermos o melhor produto no mercado, mas sim de estarmos presentes no lugar e momento certo para quando a audiência alvo precisa. Esta noção é vital porque um simples aumento de 5% na retenção de subscritores pode significar uma subida de 35-95% em lucros.
 
Entre vários fatores mais específicos a cada campanha multicanal, como a necessidade gráfica ou a linguagem preferida, existem aspetos gerais que podem determinar o sucesso de qualquer campanha de marketing multicanal. Vejamos alguns:

Ter a autorização da audiência

Antes de começar qualquer campanha de marketing multicanal, é importante considerar se a audiência está à espera de mensagens nossas. Este simples passo pode traduzir-se num cliente imediatamente interessado em comprar um produto ou decidido a marcar a mensagem como spam.
 
Em geral, as campanhas de marketing que obtêm permissão da sua lista de contatos para enviar mensagens alcançam resultados 40 vezes mais altos em relação às campanhas que optam por comprar ou forjar listas de e-mail.
 
Receber a autorização da nossa audiência é mais do que um ato de cortesia, visto que pode indicar que um potencial subscritor deseja saber mais sobre a nossa marca ou produto.
 
Entre os vários métodos de conseguir a autorização da audiência, um exemplo prático é durante o processo de ativação da conta de usuário. Ao criar uma conta, podemos permitir que a audiência verifique a legitimidade do seu e-mail e número de telefone, e assim, confirme o interesse em receber futuras mensagens de marketing.

Enviar conteúdo relevante e segmentar a audiência

Para um subscritor comum, receber conteúdo realmente interessante duplica a probabilidade de conversão a um subscritor disposto a comprar. Por isso, é vital dedicar tempo e entender os interesses da audiência, para criar conteúdo que não só enfatiza o valor da sua marca ou produto, mas também se identifica com cada subscritor.
 
Caso tenha dificuldades em criar conteúdo que conecte com a audiência alvo, considere aprender algumas técnicas de copy para melhorar o conteúdo de qualquer campanha de e-mail marketing.
 
Um exemplo prático, de como conhecer melhor as preferências e interesses da nossa audiência é a interação através de formulários para obter feedback ou comentários.
 
Interagir diretamente com a nossa audiência para conhecer as suas preferências, permite gerar métricas que facilitam a segmentação da audiência e a personalização das nossas mensagens de marketing.

Conhecer a audiência a nível pessoal

Quando se trata de comunicar diretamente com a nossa audiência através de múltiplos canais de marketing, estar no lugar e hora certa é mais importante que nunca. Não apenas para maximizar a probabilidade das nossas mensagens de marketing serem abertas, mas também para demonstrar consideração aos hábitos da audiência.
 
O objetivo por trás é conhecer a audiência alvo num nível mais profundo e coordenar as mensagens da campanha multicanal à rotina da audiência. Por exemplo, ao sabermos que um segmento da nossa audiência são estudantes universitários, podemos determinar qual será o mês ideal para enviar a nossa oferta de volta às aulas.

Precisa de ideais para a sua campanha multicanal de e-mail e SMS marketing?

Envie lembretes

Os lembretes são um exemplo perfeito de como o canal de marketing por SMS pode aprimorar uma campanha multicanal.
 
Num contexto de hotelaria, após enviar um e-mail de confirmação da reserva, podemos enviar outra mensagem SMS no dia antes da reserva. Deste modo, é possível relembrar ao subscritor de verificar o seu calendário, e evitar que o mesmo se esqueça de aparecer.

Organize sorteios por subscrições em diferentes canais

Os sorteios são uma forma excelente de aumentar o reconhecimento de qualquer marca ou produto para uma nova audiência.
 
Num contexto de evento, após permitir que os participantes se inscrevam com os seus endereços de e-mail, podemos notificar-lhes sobre a possibilidade de obter entradas adicionais por recomendar o evento a um amigo através de uma mensagem SMS.

Envie confirmações

Para a maioria da audiência, receber mensagens de confirmação após realizar uma transação é essencial e esperado.
 
Num contexto de comércio digital, após realizar a compra de um produto, podemos coordenar o envio de uma mensagem SMS para confirmar a compra, e incluir um link que permita acompanhar a entrega do produto.

Em conclusão...

Uma campanha multicanal de e-mail e SMS marketing, é fundamental para todas as organizações e profissionais que desejam interagir ativamente com a audiência alvo, e oferecer uma experiência de marketing que se enquadre aos hábitos e preferências dos mesmos.
 
À medida que o número de canais disponíveis para comunicação disponíveis aumenta, será cada vez mais importante coordenar a nossa campanha de marketing multicanal de modo a enviar mensagens quando e onde a nossa audiência alvo prefere recebê-las.
 
Os dois canais de marketing considerados neste artigo, permitem interagir com a audiência, demonstrar consideração pelas suas preferências, e garantir que a nossa marca ou produto esteja sempre acessível.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp