23/02/2021 às 13h05min - Atualizada em 23/02/2021 às 13h04min

Como o blog e marketing de conteúdo ampliam o seu negócio

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Agora que os blogs se tornaram tão populares entre todos, desde o escritor iniciante ao jornalista mais experiente, as empresas estão começando a notar a grande utilidade dessa ferramenta. Um blog bem escrito e atualizado com frequência pode ajudar no mercado de quase qualquer tipo de negócio.

O marketing de conteúdo pode ajudar a atingir os leitores interessados ​​no produto ou serviço de uma empresa, e as empresas podem acompanhar o que seus leitores procuram por meio dos blogs. Além disso, os blogs podem ajudar a conectar empresas que se complementam com muita facilidade.

O assunto do momento é sobre blogs. Alguns podem pensar que “blogar” é apenas uma moda passageira, mas as evidências tem se mostrado que é apenas o começo.

Alguns analistas de negócios acham que o blog não ajuda significativamente o mercado empresarial da empresa. Porém, muitas empresas acham que não é assim.

Os blogs podem ser uma forma benéfica de marcar uma empresa, construir uma audiência e ajudar a conectar outras empresas.
 

Exposição da empresa através dos blogs

Os blogs podem ajudar quase todas as empresas a expor seus leitores aos seus serviços e produtos. Às vezes, com novos produtos, um blog pode criar interesse em algo novo.

O blog é útil porque pode falar em profundidade sobre o produto e também pode fornecer instruções passo a passo sobre como um determinado produto pode ser usado. Um leitor que se interessar pelo produto depois de ler sobre ele em um artigo ficará mais inclinado a pesquisar produtos semelhantes na Internet.

Isso pode levar a um consumidor mais informado e pode economizar o tempo do consumidor ao comprar ou pesquisar um novo produto. Por sua vez, uma empresa pode economizar tempo porque os clientes que leram o post já estão informados sobre o produto.

Esses clientes também podem ler comentários sobre esses produtos e serviços, o que pode ser útil no processo de compra.

Empresas de todas as áreas utilizam os artigos e marketing de conteúdo para promover suas marcas. Desde empresas de construção civil, passando por lojas virtuais de roupas e cosméticos, produtos importados como pijama infantil inverno de marcas estrangeiras , até serviços de profissionais liberais, abriram seus olhos para o grande alcance que os blogs têm proporcionado.
 

Blogs para comunicação com consumidores e clientes

Outra coisa excelente sobre as empresas que usam um blog para seus produtos e serviços é que um blog permite que a empresa e o cliente se comuniquem com eficácia.

Um cliente pode ler o blog e comentar imediatamente. Isso fornece um bom feedback para a empresa e eles podem saber o que os clientes desejam.
Normalmente, os blogs fornecem locais para os leitores deixarem seus comentários ou enviarem e-mails para o redator. Esta é uma boa ferramenta de marketing para empresas.

As pessoas gostam de comunicar sobre produtos e serviços com os quais tiveram experiências boas ou ruins, e os blogs proporcionam a oportunidade de fazê-lo.
 

Posicionamento na pesquisa através do marketing de conteúdo

Os blogs também podem ajudar no mercado de uma empresa porque serão incluídos nos motores de busca. Quando as pessoas inserem certas palavras-chave, artigos que contenham essas palavras aparecem nos resultados das pesquisas.

Quando os blogs são atualizados com frequência, os mecanismos de pesquisa podem fornecer muitos resultados à sua empresa. Isso pode fazer com que muitas pessoas consultem o blog da empresa e, de outra forma, não o teriam feito.

Quando as empresas usam marketing de conteúdo, elas também têm a capacidade de criar sensação em torno de um produto e influenciar a opinião pública. Esta é uma excelente ferramenta para uso das empresas.

Devido à enorme popularidade dos blogs, essa pode ser uma ferramenta mais eficaz do que algumas formas de publicidade. Os leitores estão mais propensos a compartilhar artigos interessantes com seus amigos e isso pode ajudar as empresas a divulgarem seus produtos.
 

Blogs e artigos para criação de autoridade

Outra maneira que o marketing de conteúdo pode ajudar a comercializar uma empresa é que os blogs muitas vezes ajudam a empresa a se posicionar como líder em um determinado campo. Isso significa que quem faz um blog pode mostrar seu conhecimento sobre determinados assuntos e, em seguida, atualizar essas informações regularmente.

Os blogs podem ajudar a gerar leads e enviar uma mensagem positiva sobre sua empresa sem gastar muito dinheiro em publicidade. Os leitores podem olhar para esses sites e saber que estão lidando com uma empresa de qualidade.

As empresas também usam blogs para ajudar na rede com outras empresas que complementam seus negócios. Isso é benéfico porque eles podem compartilhar facilmente seus links e os leitores verão todos os blogs que relatam o que estão procurando na Internet.
A troca de links é frequentemente usada em blogs, especialmente com empresas. São os chamados guest posts ou post convidado.
 

Conclusão

O blog está provando ser uma ferramenta de marketing benéfica para empresas em todo o mundo. Embora seja uma forma relativamente nova para algumas empresas e clientes se comunicarem, o marketing de conteúdo fornece uma forma imediata e única de publicidade para a empresa.

Os clientes podem ler e pesquisar produtos e serviços por meio de blogs e as empresas podem entender melhor o que seus clientes desejam.
Não fique de fora dessa. Se você não tem um blog associado à sua empresa, definitivamente você está andando para na contramão do marketing.
 
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