02/02/2021 às 17h06min - Atualizada em 02/02/2021 às 17h05min

Por Que Ter um Site Institucional?

Você sabe o que é um site institucional ou corporativo?

Nada mais é que um site voltado para promover a imagem de uma empresa, de uma marca ou organização.
Isso pode ser para o grande público, mídias, clientes potenciais, fornecedores, parceiros.

Na verdade, seu principal objetivo não é vender um produto ou serviço, mas antes de tudo apresentar sua empresa, seus valores e missão.
É importante ter em mente que é um site totalmente diferente do site chamado de “comercial”. E a partir do momento que a audiência é diferente, que os objetivos são diferentes, vale a pena separar os dois, mas sempre de acordo com a estratégia da empresa.

Se você ainda tem dúvidas sobre como montar um site corporativo, separamos aqui algumas informações bem úteis que irão ajudar bastante.
 
O que é um site institucional?

Antes de mais nada, um site institucional não é concebido para vender um produto ou serviço, mas para informar. Ou seja, não tem função comercial, mas de comunicação institucional.

É um site que possibilita informar, comunicar, convidar e fidelizar.

O principal objetivo é apresentar uma empresa ou entidade, seja ela pública ou privada, de maneira profissional, sempre focando no lado informativo.
Como já foi dito, foca antes de tudo nos valores da organização, na apresentação regular de todas as informações necessárias, e na troca útil com os visitantes, que podem ser clientes, prospects, parceiros ou mesmo membros da empresa.
 
Conheça os objetivos

Se  formos listar os objetivos de um site institucional por ordem de prioridade, veja quais são:
  • Apresentar todas as informações sobre a empresa: história, know-how, produtos ou serviços, projetos, etc.;
  • Uma página de apresentação da equipe;
  • Apresentar os valores;
  • Publicar as novidades regularmente;
  • Mostrar os produtos, serviços, promoções, etc.;
  • Criar ferramentas específicas direcionadas a uma ação: formulário de contato, newsletter, espaço de recrutamento.
Na maioria das vezes, vale a pena contratar um profissional de Desenvolvimento de Sites para a sua empresa, pois sabem exatamente quais as informações mais importantes para colocar.
 
 
Por que ter um site institucional?

Independentemente de sua atividade, saiba que a comunicação é peça-chave para a continuidade e crescimento de sua empresa, pois é o primeiro passo rumo aos seus objetivos.

E a melhor forma de se comunicar hoje é ter um site na internet, principalmente através de um site institucional de qualidade.

Por exemplo, quando um cliente busca um produto ou serviço na Internet, ele deseja ter todas as informações necessárias sobre esse produto ou serviço, e sobre quem está oferecendo.

Ele não se interessa somente pela qualidade do serviço em questão ou seu preço, mas também pelos valores da empresa, sua visão e sua política, sua equipe, o que e como vocês fazem, dentre outras informações de relevância. Também é interessante postar informações sobre a empresa e o mercado em que atua no Blog.

Se ele apoia alguma causa humanitária ou ambiental, ele vai querer saber se a sua empresa também apoia, e as notícias do segmento, por isso, é importante estar ligado no mercado e nas coisas que acontecem no país e no mundo.

Veja outras vantagens:

1.Fazer trocas

Todos sabemos que a comunicação é a base para alcançar o cliente.

O site institucional não permite apenas se comunicar com a sua audiência e seus clientes, mas também trocar informações com seus parceiros ou profissionais do mesmo segmento de atividade.

É um canal de comunicação que todas as empresas devem disponibilizar.

2.Ganhar mais visibilidade e notoriedade

Estar presente na Internet hoje é primordial para o desenvolvimento de qualquer atividade profissional.
Mas, mais do que estar presente, é essencial estar visível e ter uma boa notoriedade.

Isso será possível por meio de um site institucional, onde você poderá compartilhar sua experiência e fortalecer a imagem de sua marca.

3.Fortalecer a imagem da marca

Atualmente, estar presente no mundo digital é praticamente obrigatório, uma vez que a maioria das pessoas estão conectadas diariamente na Internet.
Logo, ter um espaço destinado a contar um pouco da história da sua empresa, missão, visão, valores, objetivos, os produtos e serviços que oferece, bem como outras informações, ajuda a fortalecer a imagem da marca.

4.Mais credibilidade

Está mais do que provado que um site institucional passa muito mais credibilidade quando comparado a uma empresa que não tem, e se você não tem, pode começar a pensar na criação de um site.

Quando uma empresa não tem um site oficial, a sensação que passa é como se não existisse, traz um ar de amadorismo e isso faz com que as pessoas não confiem na empresa.

E isso não se limita apenas aos clientes, mas também a fornecedores, investidores, parceiros e o público em geral.
 
Enfim, todos esses motivos já demonstram como é importante ter um site institucional. E apenas lembrando que, sempre deve estar alinhado com os valores e objetivos da empresa.
Link
Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Relacionadas »
Comentários »