28/12/2020 às 09h27min - Atualizada em 28/12/2020 às 09h26min

Dicas para aparecer nas pesquisas do Google

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Procurando dicas para aparecer nas pesquisas do Google? Neste conteúdo, você encontrará algumas dicas que podem fazer toda a diferença para o posicionamento do seu site nos motores de busca da web. Não deixe de conferir, o que separamos para você!

 

Você sabia que 75% dos usuários que realizam buscas no Google nunca passam da primeira página? Isso significa que os sites que investem em SEO e estratégias de posicionamento orgânico tem muito mais chances de crescer e fechar vendas quando comparado com um site que não investe em SEO.

 

Para que você tenha uma ideia, em média, os sites que investem em estratégias de otimização para aparecer nas pesquisas do Google, alcançam 13,2 vezes mais visitas e 5,7 vezes mais clientes.

 

Você já imaginou o que esses números podem representar para o sucesso e o crescimento do seu site e da sua empresa? O potencial de um trabalho eficiente de SEO, é realmente impressionante, os números não nos deixam mentir. 

 

Algumas pesquisas demonstram que 93% de todo tráfego que os sites recebem tem origem em mecanismos de buscas, a maioria deles realizados pelo Google.

 

Como podemos observar através de alguns números, as empresas que investem em SEO, conseguem resultados realmente significativos no Google. Portanto, se a sua empresa ainda não investe em otimização para mecanismos de busca, visando aparecer nas pesquisas do Google, é hora de conferir algumas dicas para começar a otimizar o seu site.

1.Instale o plugin Yoast

Você já ouviu falar no Yoast? O Yoast é um plugin disponível para sites em Wordpress, capaz de verificar diversos critérios de otimização de conteúdo para mecanismos de busca, segundo conhecidas regras de SEO.

 

Com o auxílio dessa ferramenta, até mesmo aqueles que conhecem pouco sobre SEO, conseguem obter alguma melhora nos resultados dos seus sites nas pesquisas do Google.

 

O Yoast apresenta uma relação com várias sugestões de melhoria em relação aos conteúdos publicados nos sites, para que assim, seja possível atender a alguns critérios essenciais do Google, como por exemplo, o uso de palavras-chaves, intertítulos, e uma boa legibilidade.

2.Utilize Palavras-Chave

Se você já instalou o plugin Yoast no seu site, provavelmente você observou que a ferramenta depende de uma palavra chave para entregar os resultados e sugestões de melhoria para os conteúdos do seu site.

 

Mas, afinal, o que seriam essas palavras chave? Em síntese, as palavras-chave, são aquelas que devem refletir sobre o assunto central do texto e também atender às pesquisas dos usuários.

 

Nesse conteúdo, por exemplo, utilizamos a palavra chave "aparecer nas pesquisas do Google" com o objetivo de posicionar este conteúdo para pesquisas relacionadas a esse tipo de dúvida.

 

Logo, buscamos pessoas que assim como você, que lê este conteúdo agora, estejam em busca de dicas de otimização para colocar um site nas primeiras posições do Google.

 

Vale destacar, que as palavras-chave, podem ser basicamente de dois tipos:

 

Cauda curta: As palavras-chave de cauda curta são aquelas que fazem uso de um único termo.

 

Cauda longa: Já as palavras chaves de cauda longa são formadas por mais de um termos ou uma pequena frase, como por exemplo: "aparecer nas pesquisas do Google". Na maioria dos casos, as palavras-chaves de cauda longa são mais efetivas.

 

Portanto, sempre que produzir um conteúdo, faça uso de palavras-chave que tenham relação com o seu negócio e com as pesquisas realizadas pelos usuários no Google. Se você possui uma loja online de roupas, por exemplo, seguem algumas sugestões:

 
  • Onde encontrar roupas baratas na internet;

  • Roupas com frete grátis;

  • Roupas femininas em promoção;

  • Dentre outros exemplos.

 

Ferramentas como o Ubersuggest e o Semrush, podem lhe auxiliar na definição das melhores palavras-chaves.

3.Utilize as palavras-chave em pontos estratégicos

Após definir as palavras-chaves do seu conteúdo e informá-las ao Yoast, o plugin auxiliará você a inseri-las de forma estratégica durante o texto.

 

Em resumo, as palavras-chaves precisam aparecer da seguinte forma:

 
  • No título;

  • Em alguns dos sub títulos;

  • Algumas vezes durante o texto e de forma distribuída;

  • No atributo “alt” das imagens;

  • Na Meta Description (resumo que aparece nas pesquisas do Google);

  • No link da página.

 

Para aumentar as chances de posicionar a sua página ou site para as pesquisas do Google, observe se as palavras-chave estão dispostas conforme o checklist acima.

4.Utilize links internos e externos

O Yoast, também orientará você a inserir nos conteúdos do seu site, alguns links internos e externos.

 

Os links internos são aqueles que direcionam os usuários para outras páginas do mesmo site, aumentando o tempo de navegação de cada um deles, despertando interesse sobre outro conteúdo ou convidando para alguma ação, como por exemplo para uma compra.

 

Por sua vez, os links externos mencionam outros sites e também ajudam na indexação e na melhoria do posicionamento dos sites no Google.

 

Sendo assim, utilize links internos e externos na otimização dos seus conteúdos.

5.Faça uso de boas estratégias de legibilidade

Com a ajuda do Yoast, você também perceberá que facilitar a leitura do usuário também é fundamental.

 

Em sua análise, o Yoast leva em consideração diversas métricas de legibilidade que facilitam a compreensão dos usuários, organizam melhor os textos e aumentam as chances do seu site aparecer nas pesquisas do Google.

 

Dentre os critérios de legibilidade mais importantes, podemos citar os seguintes:

 
  • Textos bem estruturados com a utilização de tópicos e sub-títulos;

  • Conteúdos desenvolvidos por meio de frases e parágrafos curtos que favorecem a leitura;

  • Utilização de palavras de transição, que também favorecem a leitura;

  • Não repetição massiva de termos idênticos em sequência;

  • Dentre outros fatores.

 

Gostou das dicas apresentadas até aqui? Esperamos que sim. Mas, a verdade mesmo é que apenas um conteúdo é muito pouco para abordarmos os mais de 200 critérios de posicionamento utilizados atualmente pelo Google.

 

Por isso, acreditamos que a melhor decisão para quem deseja otimizar de verdade um site, aumentando consideravelmente o número de visitas e negócios gerados é contar com o auxílio de especialistas em SEO.

 

Uma Agência de SEO pode sem dúvida alguma contribui pode muito para o crescimento do seu site. Vale a pena conferir!

 

Sendo assim, ficamos por aqui. Até a próxima!

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp