04/12/2020 às 11h02min - Atualizada em 04/12/2020 às 11h01min

Melhores Práticas de Whatsapp para Negócios

Um aplicativo Whatsapp Business é a maneira mais fácil de chegar a uma base maciça de clientes na era dos smartphones. O Whatsapp é de longe a maneira mais rápida e fácil de interagir com os usuários do Whatsapp. Embora existam muitos aplicativos de nicho, aplicativos específicos de nicho que permitem o marketing, é sempre melhor chegar ao seu mercado através da Whatsapp.
 
Todos os usuários de telefones celulares estão conectados ao Whatsapp, tornando-o um dos aplicativos mais utilizados em qualquer smartphone. Como um negócio, você pode facilmente promover seu negócio usando este aplicativo para um público alvo e massivo.
 
É aqui que você deve iniciar seu plano de marketing Whatsapp para maximizar seus efeitos. E ao considerar estas melhores práticas, você estará no caminho certo.
 
Primeiro de tudo, não inicie seu plano de marketing Whatsapp lançando mensagens promocionais sobre seu público. Deixe-os saber do que se trata seu negócio. Desta forma, eles terão um bom entendimento sobre seu negócio, e terão mais probabilidade de comprar seus produtos.

Melhores Práticas do Whatsapp para Negócios

 
A estratégia correta de mensagens Whatsapp contará com o aproveitamento dos interesses de seus clientes para construir uma comunidade de mídia social em torno de sua empresa. Aqui estão algumas das coisas mais comuns nas quais seus clientes estariam interessados:
 
  1. Como você pode ajudá-los a resolver um problema ou a se sentirem mais felizes
  2. Como você pode economizar seu tempo e ajudá-los a ganhar mais dinheiro
  3. Seu produto ou serviço
  4. Como você pode oferecer-lhes descontos e promoções
 
A melhor maneira de construir uma comunidade é ter discussões regulares sobre esses temas. E é esta comunidade que você quer construir sobre a plataforma Whatsapp.

Use sua intenção correta com sua mensagem

 
Nem toda estratégia de mensagens deve ser sobre a promoção de um produto. Embora alguns métodos devam incluir anúncios, outra estratégia é usar uma mensagem informativa. Pode ser uma discussão interessante sobre como fazer seu negócio crescer, como, por exemplo, como gastar seu tempo mais sabiamente para ter sucesso.
 
Mas, na maioria das vezes, você dirá a seus clientes algo que eles querem ouvir. É sua intenção criar uma discussão única diariamente, que pode ser uma campanha de mídia social eficaz.
 

Não Seja Vago Com Seu Propósito

 
Este é um dos aspectos mais importantes da criação de um plano de marketing de mídia social. Certifique-se de que você não seja muito vago com seu propósito.
 
Por vago, queremos dizer evitar o uso de termos como "ganhar mais dinheiro" ou "ajudar os clientes" em sua conversa comercial. Não revele mais informações do que as necessárias. Se não for necessário, mantenha-a em sua mente para seus planos de negócios, ou se você a tiver, use-a com parcimônia.

Estabeleça seu ROI e Consistência

 
Outro fator importante na criação de um plano de marketing Whatsapp é estabelecer seu ROI e consistência. A razão pela qual você deve ter isto é porque deseja definir suas intenções e concentrar-se nelas antes de iniciar sua estratégia de marketing.
 
Mas você também não quer levar as coisas muito longe em uma direção. Por exemplo, você não quer estabelecer metas que serão muito altas para seus clientes. Como empresário, é essencial estar em contato com seu público, e apenas empurrar as mensagens para o público certo.
 
É por isso que você precisa ter uma estratégia de mídia social para seu negócio que você possa seguir com coerência.
 

Nunca Manipule sua lista

 
Um dos erros que você poderia cometer é manipular sua lista para atingir seus objetivos. Um exemplo poderia ser enviar spam a todos os seus contatos com promoções ou enviar spam a todos os seus contatos com mensagens promocionais diariamente.
 
Nunca o faça. Faça-o quando for absolutamente necessário, como após o lançamento de um produto. Mas, tente não usar a mesma plataforma para isso com demasiada frequência.

Simplifique seu uso de palavras

 
Outra razão pela qual você não deve usar muito suas palavras para conduzir sua campanha de marketing é porque, será difícil ler suas mensagens.
 
Em vez de dizer que seu negócio vai fazer X coisas, você pode dizer que eles vão fazer. O uso de palavras curtas em suas mensagens ajudará a torná-las mais legíveis para seu público.

Publique nas Horas de Maior Pico

 
Agora, não estou lhe dizendo para bloquear todos os fusos horários. Só estou dizendo que, se você puder, certifique-se de construir um fuso horário dedicado para seu negócio.
 
Desta forma, você terá tempo específico para enviar mensagens às pessoas. Mas, certifique-se de não enviar spam a todos no fuso horário com suas mensagens.
Certifique-se de que você não está oferecendo muitos descontos
 
É claro que você quer promover seus descontos e ofertas. Mas, você precisa ter certeza de que não é muito grande com as ofertas de desconto.
 
Se você oferecer muitos descontos a seus clientes, eles provavelmente perderão o interesse. Por exemplo, se você disser que tem algumas das melhores ofertas no ramo, mas depois oferecer frete gratuito, eles perderão o interesse. É importante que sua mensagem comercial seja específica e relevante, para que seu público-alvo continue a segui-lo.

Mantenha o foco no atendimento ao cliente

 
Pode ser difícil manter sua mensagem focada no atendimento ao cliente quando você tem tantas mensagens no sistema.
 
É uma tarefa ainda mais difícil se você estiver enviando diferentes tipos de mensagens para seus seguidores. É por isso que você deve manter o foco de suas mensagens no atendimento ao cliente.
 
Concentre-se na venda de seus produtos, assegurando que as pessoas estejam satisfeitas com seu negócio, bem como trabalhando no treinamento de seus funcionários e no atendimento ao cliente.
 Será muito mais fácil gerenciar suas mensagens se você se concentrar em todos os aspectos importantes de seu negócio.

Use seu mercado-alvo para executar seu plano

 
Você não quer continuar a enviar diferentes tipos de mensagens para seus diferentes grupos de clientes. Mas você também não quer enviar mensagens a todos os seus clientes, pois isso pode ser avassalador para eles. Você precisa usar seu mercado alvo para executar sua campanha de marketing Whatsapp.
 
Use segmentos de mercado específicos como "clientes fieis", "clientes médios" ou "clientes menos satisfeitos", para decidir como você quer se comunicar com seus seguidores.

Tenha um plano para seus e-mails

 
Não são apenas textos que você pode usar para promover seu negócio no Whatsapp. Você também pode usar seus e-mails para promover seu negócio.
 
Você pode usar linhas de assunto únicas para facilitar a compreensão de seus e-mails por parte do mercado alvo. Você também pode usar diferentes linhas de assunto para diferentes grupos de clientes, dependendo de sua demografia.
 
Comece com o mais simples, e passe para as mensagens mais avançadas à medida que você tiver mais experiência com o Whatsapp. Você também pode ter sucesso de cliente ou seção de suporte em seus e-mails. Isto facilitará o contato de seus clientes com você.

Fique otimista

 
Não há nada que poderia ser mais importante do que seu otimismo para dirigir uma campanha de marketing bem sucedida da WhatsApp.
 
Se você não estiver otimista em relação à sua campanha de marketing, você simplesmente erguerá uma parede e ninguém levará suas mensagens. Você precisa ter uma perspectiva positiva sobre suas mensagens, caso contrário, você acabará tornando suas mensagens ineficazes.

Conclusão

Espero que este guia tenha sido útil para você. Se você estiver pronto para começar a executar sua própria campanha de marketing WhatsApp, então essas dicas irão ajudá-lo. Para acompanhar nosso trabalho acesse o Wats GP.
Link
Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Relacionadas »
Comentários »