03/12/2020 às 09h21min - Atualizada em 03/12/2020 às 09h16min

Como deve funcionar os processos internos de uma empresa?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Você pode estar pensando em contratar um sistema para distribuidora, ou se perguntando como deve funcionar os processos internos de uma empresa. 

 

Uma corporação possui muitos processos, que vão desde o recebimento de pedidos até o pós-atendimento do cliente. Tudo isso deve ser muito bem organizado para evitar problemas. 

 

Aliás, ter problemas em um dos processos internos de uma empresa pode significar afetar todos os outros seguintes. 

 

Por exemplo, se você tem um produto que consta como disponível em seu site, mas, na realidade, ele não tem em estoque, todo o restante do processo pode se tornar um grande problema. 

 

Pode existir atrasos devido a procura pelo produto e isso vai afetar diretamente o seu cliente, que ficará frustrado e poderá nunca mais voltar a comprar da sua empresa. 

 

Pensando nisso, resolvemos falar sobre um dos principais processos internos de uma empresa, o de recebimento e processamento de pedidos .

 

Continue a leitura para saber mais! 

 

Dicas sobre processo interno de pedidos de uma empresa

O gerenciamento eficaz de vendas - que inclui um plano de vendas bem elaborado -  e pedidos é fundamental para o sucesso de um negócio. 

 

Garantir que você se mantenha atualizado com o estoque, o que está sendo pedido, o que seus clientes desejam, as tendências populares e manter sua equipe feliz e engajada, tudo isso entra em ação em um processo de pedido tranquilo. 

 

Existem algumas maneiras de melhorar seu gerenciamento de pedidos, para economizar seu tempo e aumentar sua eficiência.

 

Vale dizer que as dicas a seguir são pensando no processo de pedidos, porém, também servem para outros processos internos de uma empresa, já que envolvem organização e planejamento.

 

Automatize seus processos

Você pode ter ouvido falar muito sobre automação e como ela pode melhorar seus processos. Em relação ao gerenciamento de pedidos, o processo pode substituir a entrada manual de pedidos, que está sujeita a erro humano. 

Portanto, quando um cliente faz um pedido em seu site, uma automação vai empurrar esse pedido direto para o seu processo de separação e despacho. 

Isso elimina quaisquer erros envolvidos na digitação manual de pedidos e é uma excelente preparação para quando seu negócio começar a se expandir.

Considerando que, com um processo manual, você pode ter que contratar funcionários extras para processar os pedidos aumentados que vêm com o crescimento, sua automação evita que você tenha que fazer isso escalando com você.

 

Foco no relacionamento com o cliente

Priorizar seus clientes o ajudará a melhorar os processos de gerenciamento de pedidos. 

Diminua as devoluções e aprimore o gerenciamento de pedidos, oferecendo atendimento personalizado e memorável ao cliente, sempre. 

Nosso conselho é usar uma combinação de marketing personalizado, como grupos exclusivos do Facebook especificamente para clientes e software CRM para download para acompanhar as consultas, dúvidas e necessidades dos clientes. 

Isso o manterá informado sobre o que seus clientes desejam e ajudará a reduzir problemas com pedidos, melhorando os processos gerais de gerenciamento de pedidos.

 

Envolva-se com sua equipe

Certifique-se de que seus funcionários estejam totalmente integrados e atualizados com relação aos seus processos de pedido, o que acontece quando um cliente faz um pedido, quanto tempo leva para os pedidos serem enviados, etc.

Se você está introduzindo um novo software ou usa atualmente software para ajudá-lo a gerenciar seus pedidos. Em seguida, garanta que sua equipe tenha todo o treinamento correto e saiba exatamente o que precisa fazer para manter a operação funcionando perfeitamente.
 

Use previsão

Usando análises em seu negócio, você pode prever e prever pedidos que podem vir de clientes, ou mesmo apenas quais períodos são mais ocupados para você como uma empresa e quanto estoque é necessário para atender todos os pedidos que você pode receber. 

Com a previsão, você garante que tem a quantidade certa de estoque e pode atender aos pedidos para manter seus clientes satisfeitos

Usando um sistema como o Google Analytics, você pode conectar sua empresa e monitorar o desempenho. 

 

O rastreamento aumenta sua produtividade geral e pode tornar as avaliações de produtos e processos mais simples. Portanto, monitorar e analisar dados sobre o seu negócio é uma ótima ideia.

 

Não tenha medo da tecnologia

Se você é um vendedor de comércio eletrônico que oferece uma experiência na loja aos clientes, invista em tecnologia para melhorar o gerenciamento de pedidos e a produtividade da equipe. 

 

Fornecer telefones celulares ou tablets à equipe de chão de fábrica pode ajudar de algumas maneiras:

 
  • Permita que eles recebam pedidos remotamente enquanto falam com os clientes no chão de fábrica;
     

  • Significa que eles podem atualizar os níveis de estoque (e fazer novos pedidos, dependendo das permissões) sempre que perceberem que certos itens estão acabando.

 

Esta tecnologia deve ser compatível com seu sistema de gerenciamento de pedidos para que possa atualizar seus níveis de estoque de acordo.

 

Conclusão

Por mais que tenhamos focado no processo de pedidos, as dicas acima servem para outros tipos de processos internos de uma empresa. 

 

As operações de processamento de pedidos são um elemento chave do atendimento de pedidos e uma área ideal para automatizar em sua organização.

Lembre-se de que a satisfação do seu cliente deve estar em primeiro lugar e processos internos de uma empresa não definidos e desorganizados, podem afetar diretamente seus clientes. 

 

 

 

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