25/11/2020 às 16h13min - Atualizada em 25/11/2020 às 16h09min

O Que é SEO e Como Ele Pode Ajudar a Sua Empresa

Graças ao surgimento e avanço da internet, hoje em dia existem diversas estratégias de marketing digital para você investir, de modo a fazer o seu negócio crescer e ter mais vendas e clientes!

 

E neste contexto, está o SEO, uma estratégia de suma importância no marketing digital e que precisa ser levada em conta, caso você queira potencializar seus resultados orgânicos.

Para começar: o que é SEO?

 

SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization que, em portugês, significa otimização para os mecanismos de busca.

E por que ele é tão importante?

 

Porque com as otimizações certas em seu site e/ou blog, o seu negócio tem muito mais chances de aparecer para clientes e potenciais clientes de maneira orgânica no Google, isto é, não paga.

Pesquisa orgânica e pesquisa paga

 

Quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google, diversos resultados aparecem, sendo alguns pagos e alguns orgânicos.

 

Os resultados pagos são anúncios, ou seja, as pessoas pagaram por meio da ferramenta Google Ads para aparecer ali.

 

Já os resultados orgânicos são resultados naturais, que aparecem na primeira página porque o Google vê o site e/ou blog relevante para a pesquisa feita, ou seja, ele tem muito mais credibilidade.

 

O Google preza muito pela qualidade dos resultados que oferece aos usuários na internet e, justamente por isso, se o seu site e/ou blog está nas primeiras posições, é sinal de que ele é útil e pertinente para uma ou mais buscas.

Teste rápido

 

Abra o seu navegador em uma janela anônima e pesquise por termos e palavras-chave relacionadas aos produtos ou serviços que a sua empresa oferece.

 

O site ou blog da sua empresa apareceu nos resultados? Se sim, ótimo. Se não, está mais do que na hora de você investir em SEO!

 

Isso porque, os usuários na internet não costumam acessar as páginas 2-3-4 do Google. Geralmente eles param na primeira página, nos primeiros resultados.

 

Logo, se o site ou blog da sua empresa não aparece, como é que os clientes em potencial vão encontrá-la?

 

Além do mais, se a sua empresa não está aparecendo nos primeiros resultados, com certeza outras estão. Ou seja, você está perdendo inúmeras oportunidades para concorrentes.

Portanto, como o SEO pode ajudar sua empresa?

Mais visibilidade e alcance

 

O primeiro benefício que o SEO gera a sua empresa é que ao estar nas primeiras posições do Google, você terá mais visibilidade e alcance, afinal, as pessoas tenderão a clicar em seu site e/ou blog mais e mais vezes, aumentando, inclusive, o seu tráfego orgânico.

 

Além disso, você estará à frente dos seus concorrentes, tirando muitas oportunidades de venda deles e levando-as para você.

Mais oportunidades de vendas

 

Se tem mais e mais pessoas acessando o seu site/blog, consequentemente a sua empresa terá mais oportunidades de fazer vendas, afinal de contas, os potenciais clientes estarão chegando e é nesse momento que você deve buscar a conversão!

 

Autoridade e credibilidade

 

Como dissemos no começo do artigo, o Google busca sempre apresentar os melhores resultados para cada pesquisa feita no mecanismo.

 

Sendo assim, se o seu site/blog aparece nos primeiros resultados de maneira orgânica, consequentemente ele terá mais credibilidade e os usuários o verão como uma autoridade, uma referência no assunto, por estar aparecendo logo no começo.

 

Então, por exemplo, se você vende artigos esportivos e o seu site está na primeira página para diversas buscas, os clientes em potencial o verão como uma autoridade no assunto, como uma empresa confiável e renomada.

Experiência do usuário e usabilidade web

 

O trabalho de SEO envolve inúmeras técnicas e otimizações que são feitas em seu site/blog para que ele fique bem ranqueado no Google.

 

E nessas técnicas e otimizações estão diversas melhorias em seu site/blog que fazem com que ele tenha uma ótima usabilidade e proporcione uma experiência agradável aos usuários que acessam ele - o que ajuda, inclusive, a “ganhar pontos” com o Google.

 

E cá entre nós, quem nunca acessou um site ruim, lento, visualmente poluído e com pouco ou nenhum conteúdo? Todo mundo, não é verdade? Principalmente em celulares.

 

Por isso, se você não quer passar por esses problemas no site/blog da sua empresa, invista em SEO.

Resultados a longo prazo

 

Quando uma empresa paga para aparecer nos resultados do Google, ela está investindo em links patrocinados na ferramenta de anúncios Google Ads.

 

É um investimento que com certeza é válido e que costuma gerar resultados mais rápidos.

 

No entanto, se você para de pagar, para de anunciar, os anúncios simplesmente não irão aparecer mais. Ou seja, é um investimento que acaba sendo a curto prazo.

 

Agora no SEO, se você tem um site bem otimizado e posicionado no Google, ele tende a ficar lá por muito mais tempo - a não ser que você faça algo de errado ou que seus concorrentes façam otimizações muito melhores que você.

Conteúdo é rei

 

Um ponto fundamental que você precisa se dedicar no SEO é o conteúdo. Isso porque, é por meio dele que as pessoas e potenciais clientes encontrarão a sua empresa.

 

Sem ele, isto é, sem informações úteis, relevantes e de qualidade, como os usuários chegarão até seu site/blog? Você precisa gerar valor.

 

Portanto, preze sempre pelo bom conteúdo, por posts e materiais que ajudem, tirem dúvidas, ensinem, entretenham, etc.

 

E caso você não tenha muito tempo ou mesmo conhecimento para aplicar as técnicas de SEO em seu site/blog, procure por uma consultoria SEO e invista nela!

 

Dessa forma, você terá diversos profissionais qualificados que irão trabalhar no SEO da sua empresa e assim você terá mais tempo para se dedicar e resolver questões relacionadas ao seu negócio.

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Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

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