25/11/2020 às 09h24min - Atualizada em 25/11/2020 às 09h22min

Saiba como criar uma estratégia de marketing nas redes sociais

Muito provavelmente você já deve ter ouvido que investir nas redes sociais deixou de ser uma opção há muito tempo, e passou a ser uma necessidade, certo? Afinal, trata-se de canais valiosos para construir uma relação positiva e duradoura com o público. 

 

No entanto, muitos empreendedores ainda negligenciam a importância de promover seus produtos e serviços nas redes sociais; ou mesmo a relevância dos canais como plataformas de relacionamento. Mas chegou a hora de desmistificar essa ideia!

 

Nesse sentido, é importante mencionar que saber como utilizar as redes sociais para manter uma relação mais próxima com o público é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Para isso, é necessário, antes de mais nada, fazer um bom planejamento de marketing. 

 

Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 4 passos simples para que você possa criar uma estratégia de marketing nas redes sociais. Continue lendo e confira! Lembre-se que sempre poderá contar com a ajuda de um freelance web designer.

1. Faça um planejamento 

Antes de tudo, vale destacar que tudo em marketing exige planejamento. Afinal, de nada adianta ficar criando perfis e páginas se você não tem um planejamento estratégico para servir como diretriz para suas ações. 

 

É claro que a parte prática é muito mais interessante. No entanto, sem um planejamento estratégico, você acabará desperdiçando tempo e dinheiro com estratégias que não lhe trarão bons resultados. 

 

Vamos imaginar que você queira promover a sua marca de sensor de temperatura e umidade nas redes sociais. Assim, é essencial elaborar um bom planejamento a partir da análise do seu mercado. 

2. Defina objetivos 

O próximo passo para criar uma estratégia de marketing nas redes sociais é definir o que a sua marca espera das mais diversas mídias sociais. Geralmente, as empresas possuem os seguintes objetivos: 

 
  • Exposição da marca: fazer com que a marca seja cada vez mais conhecida pelo público; 

  • Geração de tráfego: um dos objetivos comuns nas redes sociais é gerar tráfego qualificado para o site, visando aumentar o número de visitas de página e, assim, criar mais oportunidades de conversão;

  • Geração de leads: criação de interesse pelos produtos e serviços da marca;

  • Vendas: ações que visam exclusivamente a venda de algum tipo de produto ou serviço.

3. Escolha os canais 

Escolher os canais que você irá utilizar na sua estratégia é fundamental. Para isso, é preciso que você faça uma pesquisa de público-alvo e identifique quais são as redes sociais mais utilizadas por ele. 

 

Suponhamos que você trabalhe com SPDA para raio. Por se tratar de uma área B2B, é interessante apostar no Linkedin para estabelecer conexões profissionais e falar um pouco mais sobre o seu negócio. 

4. Crie conteúdos

Por fim, vale mencionar que os consumidores se conectam com histórias. Sendo assim, de nada adianta ficar ‘’empurrando’’ produtos e serviços nas redes sociais. É necessário criar conteúdos que eduquem, informem e engajem os usuários. 

 

Pense que os seus seguidores buscam comprar imã de neodímio. Nesse sentido, você pode promover conteúdos voltados a esse nicho, visando tirar dúvidas e manter os usuários bem informados. 

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Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

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