11/11/2020 às 11h54min - Atualizada em 11/11/2020 às 11h49min

A Importância Dos Brindes Como Estratégia de Fidelização de Clientes

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Um dos grandes objetivos de qualquer empresa no mercado é fidelizar clientes, afinal, este tipo de consumidor compra mais vezes da marca, recomenda-a para outras pessoas e ainda vira uma espécie de embaixador dela.

 

No entanto, apesar dos diversos benefícios, esta tarefa nem sempre é das mais fáceis, isso porque é preciso investir um certo tempo e dinheiro para conquistar a confiança e admiração dos clientes.

 

Nesse sentido, uma estratégia que costuma funcionar para a fidelização de clientes é a de brindes, ou melhor, brindes personalizados.

 

Por isso, se você quer saber mais sobre o assunto e como utilizar esta estratégia para conseguir mais clientes e negócios, então continue acompanhando a leitura!

Fidelização de clientes por meio de brindes personalizados

 

Vamos ser sinceros, quem não gosta de ganhar um brinde? Um presente? Um mimo? Então, o ponto de partida está aí!

 

Todo mundo gosta de ganhar algo, de ser lembrado e de ser valorizado. Ponto.

 

Portanto, dar brindes aos seus clientes (claro, pensando de maneira estratégica e planejada) é uma ótima ação para conseguir fidelizá-los.

 

Isso porque, com essa atitude, a sua empresa estará mostrando que se importa com eles, que os valoriza e que é grata por eles serem seus clientes.

 

No entanto, para isso, é preciso se atentar a alguns pontos que falaremos a partir de agora. Veja!

Planejamento estratégico

 

O primeiro ponto que você deve levar em consideração ao adotar esta estratégia é pensar/definir um planejamento estratégico para dar os brindes.

 

Isso porque, você não pode sair dando brindes para todo mundo, afinal, eles custam um certo valor e podem acabar com seu orçamento se não houver um bom planejamento.

 

Portanto, comece planejando. Faça análises e estudos, levante um orçamento para tal ação e só depois comece a investir nesta estratégia. Até porque, ninguém aqui quer jogar dinheiro fora, não é mesmo?

Personalização

 

Dar brindes é algo simples. Você compra uma certa quantidade de produtos em uma loja ou site e os envia/dá para as pessoas, certo? Não tem muito segredo.

 

Porém, para empresas, não basta apenas dar os brindes, é preciso personalizá-los!

 

E como seria essa personalização? Com algo que remeta a sua empresa! Por exemplo, pode ser com o logotipo dela, o próprio nome da marca, o site, o endereço, o telefone, etc.

 

Assim, quando o cliente receber o brinde e for usá-lo, automaticamente se lembrará da sua marca, afinal de contas, ela estará visível para ele de alguma forma.

 

Além disso, quando o cliente for utilizar o brinde recebido e outras pessoas estiverem próximas dele, elas também verão a sua marca de forma indireta - o que amplia a exposição e o alcance dela e, claro, pode gerar novos clientes para você. Interessante, não é mesmo?

Público-alvo e tipos de brindes

 

O mercado de brindes é enorme e opção é o que não falta para você escolher! No entanto, não basta fazer uma escolha “apenas por fazer”. 

 

O principal ponto aqui é levar em consideração o seu público-alvo na hora de comprar brindes para ele.

 

Isto é, o que tem mais a ver com o seu público-alvo? E o que será mais útil e funcional para ele? Pense nisso e não erre na escolha.

 

E só para você ter uma ideia, estes são “alguns” brindes disponíveis no mercado e que você pode escolher para os seus clientes:

 
  • Canetas;
  • Calendários;
  • Canecas e copos personalizados;
  • Bloco de notas;
  • Bottons;
  • Pingentes;
  • Power bank;
  • Chaveiros;
  • Porta lápis;
  • Agenda;
  • Squeeze;
  • Sacola retornável;
  • Marcador de página;
  • Etc.
 

Ou seja, há uma grande variedade de brindes e, por isso, você deve escolher aquele que mais faça sentido para o seu público-alvo.

 

Inclusive, além de diversas opções disponíveis, os brindes não costumam ser caros, o que torna a estratégia ainda mais interessante!

E por que investir em brindes é tão eficiente?

 

Basicamente, por essas seis motivos:

 
  1. Estimulam a memória afetiva;
  2. Os clientes se sentem mais queridos e valorizados pela marca;
  3. Geram um aumento na taxa de conversão do seu negócio;
  4. Fidelizam e atraem novos clientes;
  5. São úteis e práticos para diversas atividades do dia a dia (ex: caneca, calendário, caneta);
  6. É um meio de divulgação espontâneo, como já falamos anteriormente.
 

Viu só como os brindes agregam valor e podem gerar mais negócios/clientes para a sua empresa? Então não perca mais tempo! Invista já nessa ação e colha os frutos desta estratégia, afinal, ela pode ajudar e muito o seu negócio a crescer e prosperar.

 

E caso tenha alguma dúvida ou sugestão a fazer, deixe um comentário abaixo! Adoraríamos ouvi-lo (a).

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp