05/11/2020 às 16h00min - Atualizada em 05/11/2020 às 15h59min

Impactos do coronavirus na construção civil

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Independente da área de atuação é necessário entender o que está se passando no segmento.
Apenas no Brasil, aproximadamente 20% da população ficou de quarentena, o que impactou muito a construção civil.
Neste artigo, você vai ler sobre a relação entre a construção civil e a crise provocada pelo novo coronavirus.
Afinal, o isolamento e o distanciamento social fez com que muitas empresas aderissem ao home office (trabalhar em casa).
No ramo da construção civil, é inviável adotar a prática do home office, mas, as obras não podem parar. Em contrapartida, não se pode negligenciar a saúde de quem trabalha nos canteiros de obras.

Como está o coronavirus no Brasil e no mundo?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia do COVID-19 (novo coronavirus) no dia 11 de Março de 2020.
A justificativa da OMS foi o aumento significativo de casos da doença em todo o mundo. De Novembro de 2019 até Abril de 2020, foi divulgado pela organização que mais de 50 mil pessoas morreram em todo o mundo devido à doença.
Até Outubro de 2020, os países mais afetados são os Estados Unidos da América, Brasil e Índia respectivamente.
Apenas no Brasil, foram mais de 5 milhões de casos confirmados e mais de 161 mil mortes.
Segundo a OMS, a medida mais eficaz para evitar a propagação do vírus até a chegada das vacinas é o isolamento social, o que faz com que o mercado tenha uma queda brusca, o que ocasiona diretamente no aumento significativo do desemprego.

Qual a relação entre a construção civil e o COVID-19?

A construção civil teve uma grande queda na produção, mesmo assim, a queda foi muito inferior às crises anteriores.
Devido ao aumento das internações, os governos em todo o mundo tiveram de investir na construção de hospitais de campanha, prontos-socorros e obras públicas para diminuir o número de mortes.
Com isso, a construção civil teve um leve aumento no número de contratações temporárias para entregar estas obras e outros empreendimentos.
Mesmo assim, isso não é positivo, principalmente se compararmos a situação da China, origem do novo coronavirus.
Apenas na China, o impacto no mercado foi de aproximadamente 43 trilhões de dólares. O que impactou inclusive na importação de materiais como o PVC.
É extremamente necessário entender que, assim como em crises sanitárias anteriores a esta, esta situação pode ser enfrentada e vencida.
No Brasil, os Ministérios da Economia e Saúde estão alinhados para que esta crise seja solucionada da melhor forma, trazendo o menor impacto possível para o mercado.

O que as construtoras estão fazendo para vencer a crise?

Assim como nas crises anteriores, as construtoras estão investindo em estratégias de marketing digital para manter a empresa em funcionamento.
Estratégias de marketing digital como o marketing de conteúdo e o uso inteligente das redes sociais não só reforçam a imagem da empresa como também possibilitam a aquisição de clientes.
Além disso, grandes construtoras têm feito diversas ações sociais, fazendo com que haja uma renúncia fiscal para os cofres das empresas.

Conclusão

Além de tudo mencionado nesta reportagem, o Governo Federal do Brasil enviou alguns projetos para a Câmara dos Deputados para aquecer o mercado de construção civil no país.
Portanto, a crise no mercado da construção logo terá um revés, o que é extremamente benéfico para todos os profissionais do segmento e para o mercado de maneira geral, pois, isso resultará em muitos empregos.
O que você achou deste artigo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe nas suas redes sociais!
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp