28/10/2020 às 10h13min - Atualizada em 28/10/2020 às 10h12min

Tecnologia na internet: principais impactos nos negócios

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Hoje muito se fala em internet das coisas, que é a aplicação da rede e sistemas inteligentes para gerar uma autonomia à diversas áreas empresariais, industriais e até particulares, como por exemplo na casa das pessoas, onde uma cafeteira poderia ser programada para todo dia fazer café em determinado horário, e por aí ai vai.

Esse impacto da internet e tecnologia no nosso dia a dia tornou-se uma benção e muitas vezes também dor de cabeça, principalmente quando falamos de pessoas que não conseguem usar a tecnologia.

O mercado do Marketing Digital não é menos impactado pela evolução tecnológica. Cada dia os processos como SEO, Outreach, e-mail marketing, chatbot, e muitos outros métodos de utilização de técnicas e ferramentas digitais, estão sendo constantemente aperfeiçoadas e otimizadas.

Isto repercute também em sites de outras áreas do empreendedorismo, inclusive fora de nosso país, como por exemplo: jogos de cartas, cassinos virtuais, apostas, e também em jogos multiplayers conhecidos para android.

Hoje temos inclusive a possibilidade de apostar pela internet de maneira inteligente. Muita gente pergunta: Qual a melhor operadora para apostas esportivas?  Definitivamente existem muitas, como a que trouxemos aqui para você conhecer.

Nosso objetivo hoje é falar um pouco além disso: como estas tecnologias impactam o seu negócio?

Tudo é feito no mundo digital

Equipes de T.I. no mundo inteiro estão em uma corrida para gerar sistemas perfeitos e otimizados. Hoje se sua empresa não está no meio digital de alguma forma, provavelmente ela não vai trazer um mínimo de lucro razoável. Isto deve-se ao fato que todas as empresas precisam da tecnologia e internet, seja para fazer marketing/publicidade, ou seja para utilizar redes internas e utilização de sistemas, como por exemplo: contabilidade, administração, vendas, pós vendas, etc.

Isto não é uma achismo nosso, mas sim a pura realidade. Você pode notar a difereça de um mercadinho do seu bairro onde não existe páginas em redes sociais, sites institucionais etc, mas provavelmente há de concordar que eles usam um computador para pelo menos controlar as vendas, seja para calcular troco, fluxo de caixa, etc.
Isso tudo é impacto desta nova geração que estamos passando. Encontrar um estabelecimento que não usa nem máquina de cartão, é algo raríssimo, e que pode gerar uma grande dor de cabeça ao cliente.

É preciso ter olho para negócio

Não basta você saber utilizar as tecnologias, mas principalmente saber qual a melhor opção para o seu negócio.

Hoje vemos empresas enormes como Renner, que possui pesquisa de satisfação em cada entrada e saíde de suas lojas. Basta a pessoa clicar em “Satisfeito” ou “não satisfeito”. Isto é uma grande economia pois acaba diminuindo gastos que a loja de teria com equipes em cada loja especializadas em pós vendas.
Podemos ver também que hoje os e-commerce’s utilizam muito de tecnologia que capta e-mail de seus clientes, e ao identificarem uma compra, é enviado automaticamente mensagens para saber sobre a satisfação do cliente.

Cada tipo de negócio existem inúmeras possibilidades na internet, mas você precisa entender qual será a melhor adaptação à sua empresa.

Olhar para trás é aprender, olhar para frente é apostar

Esta é nossa principal dica para você. Parece estranho em primeira vista, mas pense bem: de nada adianta você focar no futuro sem entender o seu passado. O que já deu certo na sua empresa? Será que é necessário mudar o foco das suas ações, ou é melhor apenas mudar o modo que você as executa?

Esse é o principal ponto que você precisa prestar atenção. Ter tecnologia à sua disposição não significa deixar de fazer o que você sempre fez e deu certo, mas sim adaptar as principais ações que geram resultados para otimizar ainda mais com a tecnologia.

Um bom exemplo é o atendimento. Se você possui por exemplo uma pizzaria onde sua equipe de  garçons são muito simpáticos e competentes, e este torna-se um ponto forte do seu negócio, não há porque você substituí-los por tecnologia, mas pode agrega-la aos seus funcionários. Pense em como seria interessante ter um tablete em cada mesa de seu restaurante, onde as pessoas possam ver o cardápio, escolher o que querem consumir, e seus garçons apenas estão lá para entregar os pedidos e auxiliar os clientes a entenderem como funciona o mecanismo de tablete.

Bem, estas foram algumas impressões nossas sobre o mundo da tecnologia. Esperamos que vocês tenham gostado, e que nosso texto possa ter ajudado você a ter novas ideias.

Comente se gostou, e nos vemos em breve!
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp