09/10/2020 às 11h40min - Atualizada em 09/10/2020 às 11h37min

Técnicas de SEO, 4 dicas para aplicar no seu negócio e trazer resultados

A internet mudou completamente a forma em que o consumidor age. O que antes era decidido somente após uma visita a loja física e algumas conversas com os vendedores, hoje é solucionado após uma pesquisa rápida no Google. 

 

Esse comportamento fez com que estes sites de busca se tornar uma grande ferramenta nas mãos dos empreendedores. 

 

Empresas de todos os segmentos criam estratégias para se destacar em meio à tanta concorrência. Por isso, o SEO foi criado, uma estratégia usada para otimizar os conteúdos e gerar relevância.

Como funciona a estratégia de SEO?

 

SEO, quando traduzido para o português, significa Otimização de Mecanismo de Busca. E é justamente para isso que essa estratégia é utilizada pelas empresas. 

 

É através de técnicas de SEO que um conteúdo pode estar melhor ranqueado nos buscadores. 

 

Se usado de maneira correta, é possível ter publicações na primeira página dos principais mecanismos de busca, como o Google. 

 

Certamente é o sonho de qualquer dono de site, não é mesmo? 

 

Imagine que você tenha postado um artigo sobre implantes dentários respeitando todas as técnicas de SEO. Quando uma pessoa pesquisar por implante dentário preço médio, o seu blog estará entre os primeiros links, aumentando a chance de acessos. 

 

Mas como isso acontece? 

 

Sites como o Google têm como função a entrega pela informação. Não é atoa que costumamos sempre dizer “Vou perguntar pro Google!”. 

 

Falamos isso porque sabemos que ele sempre entrega as melhores respostas sobre perguntas de qualquer assunto. Dessa forma, quando você mostra para esses buscadores que o seu conteúdo está otimizado e é relevante, automaticamente o seu posicionamento é melhor. 

 

Confira esta lista com 4 dicas que separamos para te ajudar a utilizar as técnicas de SEO de forma correta e assim, estar no topo dos buscadores: 

  1. Utilize as palavras-chave

 

Uma palavra-chave é um termo frequentemente utilizado por um usuário sobre determinado assunto. 

 

Colocá-las em seu conteúdo faz com que o seu conteúdo apareça quando os usuários buscarem estes termos na internet. 

 

Por isso, é preciso que você não as selecione de forma aleatória. Faça uma pesquisa através de ferramentas específicas para descobrir quais são as palavras mais utilizadas pela sua persona. 

 

Contudo, dê preferência àquelas que são menos usadas pelos seus concorrentes, para que assim, a disputa do ranking nos buscadores seja mais baixa. 

 

Para que você entenda melhor, vamos exemplificar:

 

Suponhamos que um blog odontológico está atrás de uma maior audiência e por isso, utiliza frequentemente a palavra-chave lente de contato dental, contudo, percebe que mesmo fazendo uso das técnicas de SEO, o seu conteúdo não passa da segunda página. 

 

Uma maneira simples de mudar isso é criar novos textos trocando para uma palavra-chave menos utilizada, como por exemplo, prótese sobre implante dentário

  1. Use uma boa URL

 

A URL é essencial na técnica SEO. O primeiro ponto a se levar em consideração é que a sua palavra-chave deve estar presente. 

 

Muitas pessoas utilizam as URLs criadas automaticamente pela plataforma de publicação, porém, o problema nisso é que os links ficam extensos e confusos. 

 

Atente-se à esse detalhe e mude sempre que for preciso. É importante que ela seja curta e objetiva.

  1. Se atente ao visual

 

A primeira impressão é a que fica. Então, certifique-se de que o seu site possui um bom layout tanto em uma navegação pelo desktop, quanto em um aparelho mobile. 

 

Mesmo que o seu texto esteja bem escrito, com palavras-chave de boa qualidade e tenha uma boa URL, se o visual não for agradável, o usuário não vai ler até o fim. 

 

E aí é onde está o grande problema! 

 

Quanto menos tempo o usuário fica em seu site, o buscador entende que o seu conteúdo não é relevante e com isso, você fica com uma posição cada vez mais baixa. 

 

Evite fundos com cores gritantes ou muito escuras, isso dificulta a leitura e trás deixa o seu site com um aspecto pesado e mal cuidado. 

 

Invista em um site clean e de fácil navegação. 

 
  1. Produza com qualidade

 

Anteriormente, dissemos que o buscador entrega os melhores conteúdos primeiro, não é mesmo? 

 

Portanto, não basta ter um site bonito e com palavras-chave incluídas no texto e URL. É preciso que o conjunto em si tenha coerência. 

 

Não tente enganar os buscadores entregando textos só para fazer volume. É preciso entregar informações relevantes e bem estruturadas. 

 

Certifique-se de que o seu blog não está publicando apenas amontoados de palavras-chave sem nexo. 

 

É preciso que o texto transmita valor. 

 

Hierarquize as informações através de títulos e subtítulos e acrescente imagens e outros elementos visuais ao decorrer do texto para que não fique massivo. 

 

Ao separar os seus textos por blocos, lembre-se de usar a ordem correta. Utilize o H1 para o título principal, H2 para tópicos, H3 subtópicos e assim sucessivamente. 

 

Isso faz com que o seu texto fique tão atrativo que mesmo se houver mais de mil palavras - desde que façam sentido estarem ali, o usuário não terá preguiça de ler. 

 

Vamos colocar em prática?

 

A estratégia de SEO contém muitas técnicas para uso, porém, ao se atentar nestes pontos que lhes ensinamos hoje, certamente você já estará caminhando para bons resultados. 

 

É válido lembrar de que a sua relevância é construída diariamente. Portanto, tenha consistência em suas postagens para que pouco a pouco, você seja referência em seu segmento.

 
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Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

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