06/10/2020 às 11h31min - Atualizada em 06/10/2020 às 11h28min

Vikaas lança nesta segunda-feira a série “A Escalada da Resiliência” que vai ar gratuitamente no Instagram @lideralpinista

Vikaas lança nesta segunda-feira a série “A Escalada da Resiliência” que vai ar gratuitamente no Instagram @lideralpinista A apresentação fica a cargo das co-fundadoras do conceito Ellen Ravaglio e Francine Costa

A Vikaas lança nesta segunda-feira, 05, o programa "Lider Alpinista", que será apresentado pelas co-fundadoras do conceito Ellen Ravaglio e Francine Costa. No perfil @lideralpinista será apresentado uma série de lives, chamadas Escalada da Resiliência, de hoje até o dia 8 de outubro, sempre às 20:20h.  Confira a programação!

-A 3a geração da Resiliência
-Como liderar por Valores
-Crenças e Medos de líderes e times
-O acompanhamento base, as cordas e as garrafas de oxigênio do Líder Alpinista

Saiba como nasceu o treinamento

Melissa Sacic é administradora, trainer e consultora em estratégias comerciais. Vem há 5 anos realizando consultorias em empresas de diversos segmentos e tamanhos. Tornou-se consultora depois de 10 anos gerenciando suas próprias empresas e de sua família, sendo uma delas de alimentação.

Sua história conta com períodos de gestão em empresas muito bem-sucedidas e outras nem tanto. Ter vendido uma de suas empresas antes de quebrar e ter visto colegas empreendedores passarem sufoco demitindo equipe e gastando o capital que não tinham para encerrar atividades a impulsionou para a consultoria e treinamento. Era enorme a vontade de compartilhar o que sentiu "na pele", para ajudar outras empresas a se desenvolverem. Essa vivência lhe dá uma visão diferenciada.

Tendo também passado por áreas financeiras e comerciais de grandes empresas, Melissa possui uma visão única das duas áreas, especializada em planejamento estratégico e políticas de precificação.

Em sua trajetória, percebeu que muitos empreendedores, em suas consultorias, não conseguiam implementar as estratégias por falta de alinhamento e engajamento das equipes. “Quando as equipes não acreditavam do que estavam fazendo o plano não funcionava, por melhor que pudesse ser”.

Foi então que se uniu a Ellen Ravaglio, que trouxe para os clientes uma visão profunda e fundamentada das competências empreendedoras e de lideranças para uma melhor gestão de equipes e desenvolvimento de times.

Desta união, nasceu a Vikaas Consultoria e Treinamento, cujo propósito é construir soluções e experiências de desenvolvimento que gerem evolução de resultados para empresas, líderes e equipes.

Ellen Ravaglio é psicóloga, coach de carreira e liderança, analista comportamental e tem como paixão desenvolver pessoas. Ela acredita que dentro de cada um existem “preciosos diamantes” que se descobertos e lapidados podem gerar grandes transformações.

Em seus 25 anos de jornada profissional dentro do mundo corporativo, Ellen atuou no RH de grandes empresas, vivenciando de perto as dores de todos os níveis de lideranças.

Depois, como consultora, Ellen desenvolveu inúmeros projetos, viajando de aviões a teco-tecos por todo Brasil. Com essa experiência, aprendeu que um mesmo projeto pode gerar grandes impactos numa empresa, e em outras não. Cada uma tem a sua cultura, o seu estilo de gestão, o seu tempo.

Ellen buscou metodologias inovadoras no neurocoaching, se especializou em jogos de aprendizagem e estudou profundamente o tema resiliência para transformar conteúdos em ferramentas práticas.

Hoje, junto com a Melissa, é sócia fundadora da Vikaas Consultoria, que tem como uma das soluções o desenvolvimento de líderes.

Francine Costa é administradora, master coach e analista comportamental e esteve por quase duas décadas no mundo corporativo conduzindo trabalhos de gestão da qualidade, projetos e processos, passou por cargos de liderança e pôde experimentar a execução de projetos em unidades internacionais.

Depois, numa transição de carreira, decidiu mergulhar no mundo do comportamento humano para desenvolver um olhar mais profundo sobre o universo das emoções, crenças e perfis de comportamento. E percebeu que era possível levar para o mundo corporativo, um processo de desenvolvimento de liderança mais completo, instigante e assertivo.

Em 2019, numa forte conexão de propósitos, Ellen Ravaglio e Francine Costa decidiram unir competências para oferecer algo diferenciado do mercado e juntas criaram o Líder Alpinista.

O programa conecta o universo da liderança com o alpinismo. Numa metáfora perfeita!

Os líderes estão escalando uma íngreme e desconhecida “montanha”.

Uma crise que mexeu com tudo: emoções, medos, relações, valores, verdades, culturas.

Líderes tiveram que reagir e se adaptar rapidamente à crise para tentar sobreviver.


Mudar modelo de negócios, renegociar contratos, esquecer planejamentos estratégicos, liderar times remotos, fechar linhas de produção, criar outros canais de venda, antecipar alguns planos futuros e rasgar outros...


Líderes tiveram que mudar o seu estilo de gestão, afinal como controlar sua equipe à distância? Como demitir on-line? Como dar feedback pelo vídeo? Como minimizar resistências às mudanças necessárias? Como manter a equipe produtiva, engajada, criativa e ao mesmo tempo protegida e com bem-estar?


Há muitos anos ouvimos falar que “desenvolver líderes” é uma prioridade dos “RHs estratégicos”. Muitas empresas, grandes e pequenas, já investiram muito dinheiro e tempo em universidades corporativas, academias de liderança, trilhas de desenvolvimento e também em treinamentos motivacionais. Cada um tem o seu objetivo e valor.


Mas, quais habilidades nós precisamos aprender mesmo para lidar com os desafios desse cenário tão incerto e complexo? E o que precisamos desaprender?

Ah quantos dilemas! Alguns novos, outros já conhecidos no mundo corporativo, como a sobrecarga de trabalho e as excessivas pressões por metas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 33% da população brasileira possui algum tipo de problema de saúde mental e, entre as principais causas estão o estresse e a depressão, que se tornaram os principais fatores para o afastamento no trabalho. Além dos impactos organizacionais, ainda faz parte da rotina dos líderes levar problemas e trabalho pra casa, gerando adversidades nas relações familiares também.

Ah, são muitas montanhas que os líderes precisam escalar a cada dia!

Diante desse cenário, nos bastidores, como consultoras, nós ouvimos muitos líderes e empresários de diferentes segmentos e portes. Dois pontos comuns ficam muito evidentes nesse momento de crise:


1. O quanto precisamos entender cada vez mais de gente!

2. Que cada líder tem que primeiro cuidar de si!


Lições aprendidas! E a pergunta que mais ouvimos nesses últimos meses foi: É possível superar montanhas, ser resiliente e conseguir chegar saudável ao “topo”?

Para ajudar os líderes de todo o Brasil nesse desafio e nessa busca pelo equilíbrio, durante a pandemia, a Vikaas lançou o Líder Alpinista virtual, num formato mais compacto, alinhado com todas as dores e oportunidades que esse momento nos traz.


A inspiração vem do alpinismo. As montanhas possuem um significado de superação e resiliência e representam as adversidades da nossa vida. A intenção foi oferecer aos clientes uma experiência de aprendizagem utilizando estratégias e ferramentas práticas que desenvolvam uma mentalidade e comportamentos mais resilientes.


Resiliência não é suportar pressão. Precisamos expandir nosso olhar. É uma habilidade que pode ser aprendida e que nos permite mudar padrões de pensamentos e atuar com mais flexibilidade, transformando adversidades em aprendizados.

A escalada da resiliência é um processo de autoconsciência e autorresponsabilidade.

A Vikaas acredita que essa evolução acontece na prática, onde o Líder Alpinista vai aprender treinando com o seu time a:

✓ Lidar com emoções

✓ Liderar por valores

✓ Gerar aproximação

✓ Conduzir conversas de feedbacks com foco no futuro e

✓ Engajar para minimizar resistências a mudanças


Às vezes, não podemos controlar as “montanhas”.  As situações adversas aparecem. Podemos fugir, atacar ou paralisar. Mas também podemos criar estratégias de enfrentamento para superá-las. E é isso que está no nosso alcance como líderes: a forma como respondemos a cada uma delas.


A marca Lider Alpinista já vinha sendo oferecida a empresas, no formato de treinamento In Company, totalmente customizado para o universo e desafios do cliente. Mas agora, nesse novo formato de workshop on-line contempla ferramentas que podem ser aplicadas individualmente, o que permite que esse conteúdo seja mais acessível e possa ser adquirido pelo próprio líder.


O conteúdo, carga horária, datas e valores do workshop Ferramentas do Líder Alpinista serão publicados entre os dias 26 a 29 de outubro às 20:20h também no perfil @lideralpinista.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp