29/09/2020 às 17h03min - Atualizada em 29/09/2020 às 17h00min

Dicas para voltar a praticar exercícios durante pandemia da covid-19

A prática de exercícios sempre foi muito recomendada como forma de manter seu corpo e mente saudáveis, no entanto, em 2020 essa prática passou a não ser recomendada por muitos médicos devido o risco de contaminação que corremos ao sair de casa.

A pandemia do covid-19 chegou mudando toda a nossa rotina drasticamente e até as pessoas mais ativas fisicamente tiveram que se contentar em inventar atividades para fazer dentro de casa durante a quarentena. E muitos conseguiram praticar exercícios no espaço doméstico, afinal, o brasileiro sempre dá o seu jeitinho.

Quer algumas dicas para voltar a praticar exercícios durante a pandemia da covid-19? Continue lendo o texto e veja como!

 

1. Exercícios em casa

Já faz mais de três meses desde que a pandemia chegou ao Brasil e infelizmente não se tem uma previsão certa para o fim dela, nesse caso, uma forma de voltar a praticar exercícios é dentro de casa, onde sua segurança é mais do que garantida.

Facilmente encontramos exemplos de pessoas que, na quarentena, idealizaram formas de se exercitar e continuar saudáveis mesmo sem pôr o pé para fora de sua casa. Basta ser criativo. Qual cômodo da sua casa é mais amplo? Aproveite isso, afaste os móveis e exercite-se ali mesmo com o que você encontrar, seja levantando sacos de arroz ou trigo, fazendo flexões e até correndo por toda a casa, subindo e descendo escadas. Tem muitas possibilidades.

 

2. A intensidade dos exercícios

Por um tempo ficamos parados, sem fazer qualquer tipo de exercício. Para quem praticava academia tudo ficou mais complicado e aí mesmo que as atividades pararam. Depois de algum tempo parado, o corpo humano desacostuma e os exercícios que antes eram fáceis tornaram-se mais pesados do que antes.

Por isso, antes de voltar a treinar com a intensidade, reduza-a pela metade até seu corpo voltar ao normal. Isso evitará lesões de sobrecarga.

 

3. Distanciamento e segurança

É seu dever garantir a segurança de si próprio, da sua família e de terceiros que venham a entrar em contato com você, assim como é o deve de cada cidadão. Por isso, não pense que fazer exercícios físicos vai ser a desculpa para não usar máscara ou para não manter o distanciamento.

Nesses casos, quando a prática é em áreas externas como parques o distanciamento de 1m ou 2m não vale mais, isso porque durante a prática de determinado exercícios o alcance de propagação do vírus a partir de partículas de saliva quando falamos, respirados ou transpiramos aumenta muito. Por isso, é recomendado manter o mínimo de 5m e distância de alguém durante a prática, e mais se o exercício for mais intenso.

 

4. Exercício para fazer em casa

Minhas pesquisas me levaram a pensar sobre o que é atividades físicas e cheguei a conclusão que é tudo aquilo que mantenha o corpo aquecido e saudável. E existem muitas formas de fazer isso em casa. Nesta dica veja alguns exercícios que você pode fazer dentro de casa, mantendo a segurança durante a pandemia do covid-19 e mantendo-se saudável.

  • -abdominais;

  • -Yoga;

  • -Subir e descer escadas;

  • -Alongamentos;

  • -Agachamentos;

  • -Dançar;

  • -Jogos de realidade virtual (Nintendo wii também é uma boa alternativa);

  • -Levantamento de peso (nisso você tem muitas opções, como levantar sacos de arroz, trigo, tudo que tenha peso dentro de casa e que possa usar, como citado na dica 1);

  • -Limpeza da casa.

  • Esteira ergométrica

 

 

5. Hidratação

Não importa se você vai voltar a praticar exercícios ao ar livre ou em casa, a hidratação ainda é importante para manter bem durante a prática. Quem pratica exercícios físicos costuma beber muita água, é normal, pois a perda de líquidos ao suar é muito alta.

Mas, durante o tempo em que ficou parado, voltar a praticar exercícios após meses vai exigir muito do corpo e ainda mais perdas de líquidos. Beba muita água, mas não exagere, até mesmo água em excesso pode fazer mais, ainda mais quando seu ritmo não é mais o mesmo de antes.

 
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