22/09/2020 às 15h02min - Atualizada em 22/09/2020 às 15h01min

Entenda como escolher a ferramenta ideal para sua gestão de redes sociais

Fazer a gestão de redes sociais é fundamental para as empresas. Esses canais permitem se aproximar do público-alvo, captar potenciais clientes e otimizar a divulgação do seu negócio para fechar mais vendas.

O erro está em achar que basta estar presente no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Se as suas ações forem pouco direcionadas, o resultado ficará muito longe do esperado. Por isso, é preciso ter eficiência e gerenciar as redes sociais de modo claro e organizado.

Como fazer isso? Existem várias dicas, mas uma das principais é escolher a ferramenta ideal. Neste post, vamos explicar o que você precisa fazer para atingir melhores resultados. Confira!  

O que é gestão de redes sociais?

Para começar, é preciso entender que a gestão de redes sociais contempla diferentes ações que otimizam o uso desses canais. Ao adotar a prática, você deixa de apenas publicar eventualmente e passa a seguir um planejamento bem estruturado, que abrange do calendário editorial ao monitoramento dos resultados.

Todas as etapas são determinadas a partir da definição da estratégia e do posicionamento da empresa. Por isso, é necessário ter um profissional especializado e uma ferramenta que simplifique o trabalho.

Como fazer a gestão de redes sociais de modo eficiente?

O gerenciamento de social media depende da sua presença em alguns desses canais. Existem várias possibilidades, mas é preciso escolher os melhores de acordo com sua estratégia e com a participação dos seus potenciais clientes.

Por isso, esqueça aquela história de que é obrigatório estar no Facebook. Apesar dessa rede social ser bastante utilizada, outras podem ser mais interessantes para a sua marca. Por exemplo, uma loja virtual tende a ter melhores resultados pelo Instagram.

Dúvida? Essa afirmação pode ser comprovada com dados. Conforme pesquisa do Sebrae, o Instagram é 15 vezes mais interativa do que o Facebook. 

Além disso, já em 2018, o Instagram havia ultrapassado o Facebook em número de vendas. Na época, do total de comercializações realizadas por redes sociais, 70% foram pelo Instagram.

Mais do que saber isso, é importante conhecer algumas boas práticas para aplicar no seu negócio e qual é a ferramenta certa para colocá-las em prática. Veja quais são elas.

Estabeleça uma estratégia

Comece garantindo que sua empresa terá um posicionamento bem estruturado e definido. A partir disso, delimite as ações, inclusive as campanhas de marketing. Desse modo, o resultado alcançado tende a ser melhor.

No que se refere à ferramenta, o ideal é pensar nas redes sociais em que estará presente, quais ações pretende executar e os conteúdos que deve publicar. Por exemplo, se você tem muitos seguidores no Instagram, precisa de uma solução que otimize suas ações.

Nessa rede social, você pode explorar o Close Friends, uma lista de seguidores diferenciadas e que oferecerá conteúdos exclusivos. Você ainda pode monetizar com esse recurso. Basta cobrar uma mensalidade.

Nesse caso, vale a pena escolher uma ferramenta que gerencie a lista de assinantes. Assim, você deixa de perder com tempo com cobranças, inclusões e exclusões, e foca o que é realmente relevante: a produção de conteúdo.

Tenha consistência

A produção de materiais para redes sociais deve ser contínua. É necessário estabelecer um calendário editorial para definir os assuntos que serão postados ao longo de determinado período, como uma semana, um mês ou até mais.

A ferramenta deve ter esse recurso, além de também contar com o agendamento de postagens nas principais redes sociais. Essa é uma forma de otimizar as publicações em diferentes canais ao mesmo tempo.

O recomendado também é ter acesso aos melhores horários de publicação. Uma ferramenta completa e que ofereça essa informação ajuda a definir os dias e os horários mais adequados para o seu perfil. Afinal, isso depende do uso pelo seu público-alvo. Sem a solução correta, ficará difícil descobrir essa informação e você poderá ter resultados piores.
 

Dessa forma, é importante ressaltar que existem algumas redes sociais que oferecem a possibilidade de identificar os melhores dias e horários de postagens. O Instagram, por exemplo, fornece uma quantidade relevante de dados relacionados aos dias de maior interação, alcance e engajamento. E isso é fundamental em qualquer estratégia, mesmo em nichos específicos, como filtro de ar

 

Mensure os resultados alcançados

Mais do que saber o que fazer, é preciso entender se as ações realizadas estão trazendo o resultado esperado. No marketing, é fundamental testar para ter certeza de que você age da melhor forma possível. Caso contrário, deixa de ganhar dinheiro.

Ao mensurar os resultados, você percebe o que dá certo e o que ainda precisa ser acertado. Por isso, a ferramenta adequada deve ter a função de relatórios. Dessa forma, é possível verificar o crescimento do seu perfil ao longo do tempo e ver o que dá certo.

Ainda identifica algumas características das pessoas que seguem sua marca para definir quais são os melhores conteúdos e os melhores horários de postagem. Sem uma ferramenta otimizada, é quase impossível fazer esse trabalho de modo manual.

Entendeu como uma solução específica pode ajudar na criação dos seus posts e gestão das redes sociais? Ainda é importante contar com um profissional. Entenda por quê! 

Quais profissionais são responsáveis por esse serviço?

A gestão de redes sociais é colocada em prática pelo social media. Ele planeja, posta, cria, analisa e interage com os seguidores para alcançar os melhores resultados. Por isso, trabalha com o monitoramento e a geração de conteúdo.

Atualmente, existem alguns cursos voltados para social media. No entanto, esse profissional costuma vir das áreas de publicidade e propaganda, jornalismo, marketing, relações públicas, letras e administração.

É importante deixar claro que a gestão das redes sociais exige mais do que ser usuário de redes sociais. É preciso ter capacidade de trabalhar com métricas e relatórios, criatividade e habilidades de comunicação.

Além disso, deve ser hábil para usar com as ferramentas apropriadas. É preciso utilizar os recursos disponíveis e saber como aproveitá-los ao máximo. O social media ainda deve testar as soluções disponíveis no mercado para identificar a melhor para suas necessidades.

Para ter esse profissional em sua empresa, você pode contratar uma pessoa. A média salarial muda conforme a região. Segundo o site Vagas.com, o social media costuma ganhar em torno de R$ 1.404. Você também pode contratar um profissional freelancer. Nesse caso, o valor cobrado depende do trabalho a ser realizado.

De toda forma, essas dicas ajudam a fazer a gestão de redes sociais e a contratar a ferramenta ideal para esse objetivo. Então, que tal usá-las a seu favor?

Se você quer conhecer uma solução completa de gestão de redes sociais com todas as funcionalidades listadas neste artigo, acesse o site do Bume. Veja como a plataforma funciona e entenda como ela ajudará a alavancar seu negócio!

 

Sobre o Bume

O Bume é uma plataforma de gestão, marketing e vendas nas redes sociais. A empresa ajuda desde pequenos a grandes negócios, autônomos e influenciadores a monetizarem seus conteúdos e a impulsionar resultados.

 
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Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

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