01/09/2020 às 15h49min - Atualizada em 01/09/2020 às 15h48min

Como fazer um plano de marketing de sucesso em 5 passos

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

O plano de marketing é um meio muito interessante de elaborar técnicas de divulgação com maiores chances de resultados.

Muito se tem falado nos últimos tempos a respeito da importância do marketing, mas falta mostrar como é possível estabelecer meios viáveis de conseguir os resultados desejados. Seja para vender kit body para crianças ou até carro para adultos, o marketing está sempre presente.

Para auxiliar nesta questão, neste material poderemos discutir um pouco sobre o plano de marketing, vendo algumas dicas para montar um modelo de sucesso.

Então, se deseja alavancar seu negócio com muito mais facilidade, não deixe de continuar sua leitura até o final!

A importância do plano de marketing 

Todos nós já escutamos sobre a importância de investir no marketing para garantir um espaço no mercado e assim conseguir realizar um número maior de vendas e negociações.

De fato o marketing se mostra como um meio fundamental para quem deseja atingir o sucesso nos dias de hoje, especialmente pela alta necessidade de se destacar da concorrência.

No entanto, o que pouca gente fala é que de nada adianta investir em todo e qualquer tipo de estratégia de divulgação, se esta não tiver sido bem planejada e projetada para o seu negócio.

O plano de marketing serve justamente para criar meios práticos e viáveis de atingir o sucesso, por meio da definição de estratégias alinhadas e eficientes para o seu tipo de negócio.

Com o plano de marketing você deixa de investir em qualquer tipo de método e consegue direcionar para o rumo certo, o que certamente trará mais resultados.

Por isso, se você nunca havia pensado nessa possibilidade, saiba que esta é uma excelente alternativa para turbinar o seu negócio.

Separamos a seguir algumas dicas fundamentais para montar um plano de marketing com muito mais facilidade e praticidade, lembrando que é possível aprender tudo isso por meio de um curso de administração de marketing, então confira!

1. Conheça o seu negócio 

Não há forma melhor de estabelecer metas de divulgação para um negócio, se não por meio de suas qualidades e atribuições.

Por isso, antes de montar um plano de marketing é fundamental que você entenda tudo a respeito do seu empreendimento, a fim de criar estratégias que realmente tragam resultados.

Para isso, analise principalmente o seu público, observando o que este deseja ver e quais métodos poderiam ser mais atraentes de acordo com o que os seus clientes procuram.

Além disso, é fundamental avaliar a atuação dos concorrentes, pois assim é possível investir em meios inovadores, que realmente te destaquem no mercado.
 

Nesse sentido, estude um pouco mais sobre os seus fornecedores, uma vez que eles também são fundamentais para o seu negócio. Mas, afinal, como eles podem influenciar no meu plano de marketing? Bom, parceiros assertivos contribuem - e muito! - com a disseminação da sua marca no mercado. Isso vale para qualquer nicho, como cesta de natal para empresas.

 

Essa é a fase de reflexão do seu plano de marketing, então tire um tempo para analisar tudo a sua volta e certamente ficará muito mais nítido saber qual caminho seguir!

2. Defina onde deseja chegar

É muito comum que boa parte dos empresários acabem focando apenas no final do mês, observando sempre o que tem para pagar e os resultados mostrados pelo negócio.

No entanto, se você pretende atingir o sucesso, é fundamental que comece a pensar grande, vendo o que pretende atingir para daqui alguns meses.

Caso você continue a se conformar em vender de forma regular, dificilmente será possível trazer o sucesso para a sua marca.

Por isso, ao montar o seu plano de marketing é fundamental que você tenha bem definido onde deseja chegar, sendo este o momento de sonhar.

Perceba que a esta altura estaremos no segundo passo da criação do plano de marketing, sendo este fundamental para os demais que virão a seguir, então não deixe de colocá-lo em prática!

3.  Pense em meios viáveis 

No passo anterior foi possível sonhar um pouco, pensando em tudo que desejamos atingir com o negócio.

No entanto, você já deve saber que apenas sonhar não é suficiente, sendo necessário criar meios práticos para atingir o público.

Por isso, nessa etapa é a hora de pensar em meios realmente práticos para atingir os seus sonhos, sendo a etapa de planejamento.

Pensar em meios viáveis é a etapa mais importante para a realização dos sonhos com o negócio, pois permite criar o caminho que será percorrido.

Por isso, ao elaborar um plano de marketing, busque conhecer as diferentes estratégias que existem no mercado, a fim de selecionar aquelas que mais se adequem ao perfil do seu empreendimento.

As opções são inúmeras, e cabe a você decidir qual é a melhor para te ajudar a conquistar tudo o que pretende, então se esforce!

4.  Avalie todas as possibilidades

A esta altura do seu plano de marketing é comum que você esteja animado, já que tudo parece bastante promissor, então vale à pena investir, certo?

Na verdade, devemos nos lembrar que não se deve tomar decisões por meio da emoção quando se trata do ramo administrativo, por isso é importante avaliar todos os pontos de uma escolha.

Suponhamos que você tenha avaliado que a publicidade por redes sociais é a melhor alternativa para o seu negócio, mas:

a) Quais as chances disso funcionar?

b) Caso dê errado, quais os impactos que isso causará?

c) Qual seria o plano b?

Tudo isso deve ser analisado ao escolher uma estratégia para o seu plano e marketing, por isso é fundamental avaliar todas as possibilidades.

Dessa forma você terá a certeza de que realmente está investindo em algo que trará o máximo de resultados, com o mínimo possível de chance de erro!

5. Use a internet ao seu favor 

Por fim, a última dica que temos para dar sobre elaboração de um plano de marketing de sucesso é sobre um tema que parece óbvio, mas nem sempre é: a internet.

De fato a internet tem alto potencial para turbinar as estratégias de marketing por um investimento bem menor do que seria por outros meios.

Por isso, se você deseja apostar em algo com maior chance de resultados, certamente a internet é essa opção.

Portanto, invista em aprendizado sobre marketing digital, um meio prático, rápido e eficiente de atrair público e fechar negócios!

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp