25/05/2020 às 13h12min - Atualizada em 25/05/2020 às 13h12min

Quais são os serviços oferecidos pelo SUS

O SUS, Sistema Único de Saúde, confere para o cidadão brasileiro a oportunidade do acesso direto a serviços de saúde de forma gratuita, através do fornecimento de saúde de forma pública em atendimentos, prestação de serviços e variados outros benefícios que tornam a qualidade de vida em saúde algo acessível ao brasileiro.


Para que o SUS possa ofertar todos os benefícios que atualmente concede ele divide as suas especificações em programas de saúde e ainda em serviços ofertados em postos em especial, como a UBS, Unidades Básica de Saúde, UPA, Unidade de Pronto Atendimento e ainda hospitais conveniados aos programas do SUS, ou públicos.

Você sabe quais são os principais serviços ofertados ao cidadão brasileiro nestes locais de atendimento? Se ainda não, está no post certo. Hoje iremos trazer tudo o que você precisa saber a respeito. Vamos lá!
 

Serviços do SUS na UBS

Os Serviços de Saúde que são ofertados pelo SUS na UBS, Unidades Básicas de Saúde, seguem um parâmetro de atendimento geral a toda a população brasileira, trabalhando os princípios que são valorizados pelo sus de integralidade, equidade e qualidade dos serviços, de forma a estar cada vez mais perto das famílias.

Com este atendimento, os indivíduos brasileiros podem contar nas UBSs com qualidade de serviços voltados para medicina geral e especializada, atendimento cirurgião-odontológico geral e especializado, atendimento em enfermagem geral e especializada, e ainda exames que podem ser feitos nesses próprios locais ou em locais conveniados como forma de garantir o acesso completo à saúde mais próximo da pessoa.
 

Serviços do SUS na UPA

Os Serviços de Saúde que são ofertados pelo SUS nas UPAs, Unidades de Pronto Atendimento, espalhadas em todo o país, são dados de forma de urgência emergência a todo tipo de necessidade que o indivíduo venha a sentir independente de qual seja o horário do dia, garantindo serviço médico e de enfermagem geral e especializado sempre que o brasileiro necessita.

Através da UPA você pode ter acesso a variados serviços de forma mais rápida, dada a necessidade do atendimento urgencial e emergencial, sem muita burocracia. Sempre que sentir alguma dor muito forte, ou sintomas de febre alta e qualquer outro problema de grande porte o ideal é ir até uma UPA, levando consigo o seu cartão do SUS e fazer a solicitação do serviço de atendimento urgencial ou emergencial.
 

Serviços do SUS no Hospital

Nos hospitais o SUS atende de forma a oferecer um serviço bem mais completo que nos demais pontos de atendimento em saúde, onde a pessoa que é atendida pode ter acesso a variados profissionais da medicina e enfermagem gerais e especializados, como também medicamentos, tratamentos e internações de acordo com o tipo de problema de saúde que o indivíduo venha a sentir.

Para ter acesso a todos esses benefícios é preciso que você tenha o seu cartão do SUS em mãos, se dirija até algum hospital público ou ainda privado que tenha o convênio com o SUS, fazer o pedido de atendimento, preencher a sua ficha de cadastro, indicar seu problema e ser prontamente atendimento de acordo com a sua necessidade.
 

Quem tem direito a esses serviço

 
As pessoas que tem direito aos serviços ofertados pelo SUS, Sistema Único de Saúde, dizem respeito a todo e qualquer cidadão brasileiro, uma vez que todos eles tem o acesso direto a saúde como algo inerente e conferido pela própria constituição brasileira, sendo assegurado pela oferta da gama de serviços do SUS.

Cabe ainda ressaltar que mesmo sendo algo possibilitado desde o nascimento, é bom que a pessoa nos primeiros meses de vida já faça seu cadastro no SUS para pedido do SUS Cartão, que facilita ainda mais o acesso a todos os serviços da rede.
 
 
Os serviços oferecidos pelo SUS não dizem respeito apenas aos que ocorrem em hospitais e outros locais de atendimento aqui citados, existem ainda os que são conveniados, como os de farmácia, com remédios gratuitos e barateados ofertados ao cidadão brasileiro, e outros mais.

Fonte: cartaosus.eco.br
 
 
 
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp