14/08/2014 às 16h49min - Atualizada em 14/08/2014 às 16h49min

Mojito é um coquetel à base de rum branco originário de Cuba.

Esse cocktail com mais de 100 anos não está tão bem documentado quanto o Daiquiri ou o Cuba Libre. Sabe-se que floresceu na noite de Havana usando ingredientes nativos do Caribe.

O Receitando

Os ingredientes são, além do Rum, o açucar (os especialistas recomendam o xarope de açucar, não o granulado), hortelã, limão e club soda.

A mistura de hortelã com bebidas é muito antiga. A exemplo do Bullshot, o Mojito teria sido criado por um inglês em alto-mar. A diferença, nesse caso, é que a história deste drinque era contada nos bares cubanos, em especial no "La Bodeguita del Medio", por ninguém menos que o escritor americano Ernest Hemingway. 

Segundo ele, o almirante e aventureiro inglês Francis Drake, o primeiro homem branco a aportar em inúmeras ilhas do Pacífico Sul, apaixonado pelos aromas da hortelã, teria sido o primeiro a misturar a planta com boas doses de rum.

 

Mojito - 1 drinque

Ingredientes

75 ml de rum

30 ml de club soda

25 ml de suco de limão-taiti

Folhas de hortelã e de menta a gosto

15 ml de calda de açúcar (2 partes de açúcar diluídas em 1 parte de água)

 

Modo de preparo

1 Em um copo longo, macere delicadamente a horlelã com o açúcar e adicione o suco de limão. 2 Acrescente pedras de gelo, o rum e complete com club soda. 3 Decore com três folhas de menta.

Receita por Ale D’Agostino, do Bar Spot, São Paulo, SP

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »