20/02/2020 às 16h24min - Atualizada em 20/02/2020 às 16h24min

Conheça técnicas de SEO que não trazem mais resultados e evite estar investindo em algo desnecessário

técnicas de SEO para NÃO utilizar

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Lucas W. Pelisari - Lucas W. Pelisari

Mesmo com muitas pessoas achando que O SEO morreu, ele ainda é muito utilizado por várias pessoas. Porém, foram realizadas várias mudanças nos últimos anos. 

Essas pessoas que acham que o SEO se foi não fazem ideia das mudanças que ocorreram e acabam utilizando técnicas que hoje em dia não funcionam mais, fazendo até que o seu site seja penalizado. 

Quer saber quais as mudanças que ocorreram, antes de criar sites? Este artigo tem como objetivo te mostrar quais dessas técnicas já não apresentam mais resultados. Confira!

Usar a palavra-chave no domínio

É muito comum a utilização de palavra-chave como domínio genérico, ou então parte dela como por exemplo palavra-chave.com. Porém, durante os anos o Google percebeu que algumas empresas utilizavam esse domínio não eram tão confiáveis, isso porque o site não parecia uma marca e geralmente não apresentava um conteúdo de qualidade.

Desta forma, a partir do momento que o Google foi atualizando, a utilização da palavra-chave mudou e já não faz muita diferença na hora do ranqueamento.

Devido a esse fato, o uso domínio de palavra-chave se tornou um fator bem negativo para quem usa. Por isso, essa técnica acaba afastando o público-alvo, pois eles vão preferir clicar em um site que aparenta ser melhor e que utiliza domínios mais confiáveis e sólidos, que demonstra ser uma marca.

Criação de micro-sites em domínios separados com o mesmo conteúdo

Essa era uma técnica muito utilizada para ganhar uma maior quantidade de links através de outros sites. Na teoria, essa técnica levaria uma grande audiência em cada um desses sites.

 

Na verdade o que acontece, é que essa prática divide o ranqueamento, isso porque um link que você cria não irá contribuir para o ranqueamento de outro link, fazendo com que o seu posicionamento caia.

Link Building Artificial 

Independente do tipo de link Building Artificial, seja ele pago, diretórios ou então devido a comentário, não é uma boa prática e não vai funcionar na hora de melhorar o ranqueamento do seu site. Além disso, essa técnica também pode acabar penalizando a sua página pelo Google.

Links Baits sem contexto

Os chamados links baits são conteúdos que servem para atrair outros links internos ou externos para o site, como se fosse uma isca. É uma forma muito comum de garantir um melhor rankeamento do seu site. Ele também é utilizado para promover um compartilhamento, isso por conter um conteúdo que interessa o público. 

Entretanto, se está estratégia não for fundamentada pode acabar prejudicando o seu ranqueamento e até penalizando o seu site.

Um site não pode utilizar link baits falando sobre um assunto que não condiz com o conteúdo que o mesmo oferece, pois isso acaba prejudicando e muito no ranqueamento. 

Keyword Stuffing

Um dos principais focos da primeira atualização do Google, é esta tática, também chamada de Florida.

Essa técnica é considerada uma black hay, ou seja, ela enche o texto de palavras chaves que não condizem com o contexto, mas que essas palavras estejam entre os assuntos mais comentados e pesquisados. Ela também era muito utilizada tanto com os aleatórios como os links baits.

Além do site ser penalizado devido aos mecanismo de busca, essa técnica é muito prejudicial até para o leitor. Já que o próprio site mostra o quanto o conteúdo não é bom. 

Desta forma, o Keyword Stuffing não se torna uma boa ideia, na verdade ele pode acabar afetando vários outros parâmetros e até algumas estatísticas de um blog ou site.

 

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