As redes sociais são hoje em dia o lugar na internet onde os usuários da rede mundial passam grande parte do seu tempo online. No Brasil, mais de 110 milhões de pessoas têm contas em redes sociais como o Facebook, que em termos gerais já ultrapassou a marca de 1 bilhão de utilizadores em todo o mundo, o que tem atraído a atenção das empresas para a possibilidade de criar campanhas focadas neste novo e promissor meio de comunicação em detrimento da mídia tradicional.
O especialista e pós graduado em marketing digital
Pedro Marinho Neto explica porque fazer propaganda na internet e nas redes sociais pode ser considerado até mais eficiente que nos meios tradicionais de comunicação: “Além de apresentar custo menor em relação aos veículos tradicionais, a publicidade nas Redes Sociais passa por campanhas de anúncios com uma segmentação muito afinada, de acordo com a informação que os utilizadores já fornecem voluntariamente. É possível criar campanhas com uma precisão incrível pois temos total noção dos gostos e interesses dos utilizadores assim como dos seus critérios demográficos. Assim, atingimos o grupo de pessoas cujos dados demonstram que se enquadram no nosso consumidor-tipo, e por isso é mais provável que estejam interessados naquilo que queremos comunicar”, explica.
Em entrevista, Pedro Marinho Neto ressalta os pormenores desta revolução do marketing e aponta porque cada vez mais o investimento nas redes tem sido um case de sucesso para influenciadores digitais, empresas e marcas. Confira:
1- Como a internet se tornou essa maquina de fazer publicidade? Quando as redes sociais passaram a ser plataformas de conexão, com a utilização maciça das redes. As pessoas buscam coisas nas redes sociais e na internet, correlacionadas aos seus interesses pessoais. Com isso, as empresas perceberam que tudo se trata de relacionamento e passaram a investir em publicidade nestas plataformas com públicos direcionados e também geral.
2- Porque hoje muitas campanhas são voltadas exclusivamente para as plataformas digitais ?