22/12/2019 às 15h45min - Atualizada em 22/12/2019 às 15h45min

Corridas realmente únicas

Renato Galvão
Anderson A. de Oliveira
Com a aproximação de mais uma São Silvestre, em 31 de dezembro (próximo), todo corredor, seja de elite ou amador, vai lembrando de todas as corridas de rua que já participou.
 
Eu já corri inúmeras provas e vou destacar algumas delas. Começando pela própria São Silvestre, o seu charme é a largada e chegada em plena Avenida Paulita, além do percurso por boa parte no Centro (histórico) de São Paulo e claramente a data, no último dia de cada ano. O principal defeito desta prova de 15 quilômetros, é o valor da inscrição, realmente "salgado", próximo de R$200.
 
Em janeiro, é a vez do Troféu Cidade de São Paulo, que ocorre sempre em 25 de janeiro, no aniversário da capital paulista. É uma prova deliciosa, em que o participante pode correr 10 ou 6.1 km. A largada e chegada se dá na região do Obelisco e Parque do Ibirapuera, verdadeiros símbolos paulistanos. 
 
Em todo o começo de ano, ainda é possível correr Meia Maratona ou Maratona, em várias cidades do Brasil e obviamente além de treinamento específico, essas provas de grande distância passam por vários pontos turísticos, como parques, museus, estádios de futebol e praias, no caso de ocorrerem no litoral. 

Outra prova que vale a pena correr, é o Desafio dos Trabalhadores Corrida e Caminhada, realizada sempre em 01 de maio, em comemoração ao Dia do Trabalho. É um evento maravilhoso, com largada e chegada ao redor da Prefeitura de Osasco, em um percurso sem subida alguma, com vista para a belíssima Ponte Metálica. 

As provas que ocorrem em shoppings também são interessantes, e entre estas, destaco a SP RUN, que ocorre dentro do SP Market, em Jurubatuba, na zona sul de São Paulo e a Tietê Plaza Run, com percurso ao redor do Tietê Plaza, na zona norte. Ambas organizadas pela Sports Fuse - Marketing Esportivo, que é referência no setor, são animadas e contam com kits de participação com uma incrível gama de produtos. Correr a SP RUN é bem exótico, especialmente pelos corredores do shopping, sendo uma sensação única. A SP RUN ocorre normalmente em fevereiro e agosto, e a Tietê Plaza Run, habitualmente em agosto de cada ano. 

Quando der vontade em você, que mora em São Paulo, correr em um local próximo, a dica é a Corrida Eco Friendly, realizada em Jundiaí, que preza a sustentabilidade e o meio ambiente, unindo com a prática esportiva. 

Ainda próximo de São Paulo, a Corrida e Caminhada do Aramaçan, em Santo André, ocorre sempre em agosto, em comemoração ao aniversário do clube, com percurso pelas charmosas ruas ao redor do Aramaçan, e é uma boa opção, para atletas do ABCD e da própria capital.

Em se tratando de prova que homenageia feriado, o Troféu Independência do Brasil, ocorre sempre em 07 de setembro, ao redor do Museu do Ipiranga e Parque da Independência, com subidas e ladeiras pelo famoso bairro da zona sul paulistana. 

Já se aproximando do fim do ano, sempre ocorre a Corrida do Trigo, elaborada por várias entidades do setor do trigo e panificação, com percurso na região do Parque do Ibirapuera e um kit formidável.

Também mais para o fim do ano, a Corrida IBCC (Contra o Câncer de Mama), é magnífica e além de incentivar a prática dos exames preventivos, tem um percurso muito agradável na região do Aeroporto Campo de Marte e Avenida Braz Leme, na zona norte de São Paulo. 

Para finalizar, ainda com trajeto pelas regiões central, norte e oeste da capital paulista, a Corrida Sargento Gonzaguinha, é uma das mais tradicionais do país, que ocorre sempre no segundo domingo de dezembro e neste ano chegou a sua edição 53. Tem largada e chegada na Escola de Educação Física da Polícia Militar, e entre seus 15 quilômetros, é possível correr ao redor do Anhembi e em bairros tradicionais como Barra Funda e Bom Retiro.

Gostou das dicas? 2020 está chegando e em praticamente todos os fins de semana e feriados, ocorre uma prova nas grandes cidades do país, especialmente em São Paulo. Bons treinos e ótimas provas! 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp