21/11/2019 às 16h38min - Atualizada em 21/11/2019 às 16h38min

Como utilizar o marketing digital a favor dos negócios em 2020

divulgação

A presença na Web já se tornou algo essencial para qualquer empresa ou negócio. 

 

Dessa maneira, conhecer e aplicar as estratégias de Marketing Digital é totalmente necessário para quem quer alavancar os negócios.

 

O objetivo principal sempre será gerar clientes, mas para isso há uma série de estratégias e ferramentas que precisam ser implementadas.

 

Desde o despertar de interesse ao usuário,compra e pós venda.

 

Essas estratégias são justamente o que chamamos de Marketing Digital, e se você quer usá-lo a favor dos seus negócios em 2020 é preciso conhecer a fundo cada um de seus possíveis usos.

 

Inbound Marketing

Primeiramente, é importante destacar que o Inbound Marketing é uma tendência no cenário da web. 

 

Também conhecido como Marketing de Atração, o objetivo é atrair, encantar e converter clientes, a partir de criação e compartilhamento de conteúdo.

 

É realizada uma verdadeira conexão com o público-alvo através de três pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Redes Sociais.

 

A grande diferença do tradicional, ou seja, do formato Outbound, é que no Inboud é o cliente que busca a empresa para consumir o seu conteúdo e não a empresa que procura pelo cliente.

Content Marketing

O Content Marketing ou Marketing de Conteúdo é um dos pilares do Inboud Marketing, e como seu nome já diz é um marketing voltado para o conteúdo. Ou seja, produção de conteúdo atrativo para os usuários e clientes potenciais. 

 

Seu grande objetivo não é converter em vendas mas, na realidade, atrair o público para a marca, gerando valor através do conteúdo produzido.

 

Segundo a pesquisa Content Trends 2019, 67,3% das empresas fazem Marketing de Conteúdo e, 85,8% das que ainda não fazem desejam implementar a prática. 

 

Além disso, as empresas que já incorporaram o uso do Content Marketing recebem 30% a mais de visitas no seu site.

 

Também é importante dizer que 89% dos usuários navegam através de smartphones, sendo imprescindível que o site seja responsivo, ou seja, adaptado para o acesso pelo mobile.

Outros recursos para o Marketing Digital

Além do investimento em produção de conteúdo e uso de técnicas para a web como o SEO, que é a otimização de textos para os mecanismos de busca, é necessário ir além.

 

Para o Marketing Digital mais atual é recomendado o uso de tags, hashtags, geolocalização, carrosséis, produção de vídeos usados de forma estratégica nas redes sociais como o Facebook, Instagram e, inclusive, o YouTube.

A era do Marketing 4.0

Philip Kotler, considerado o Guru do Marketing, em seu livro Marketing 4.0, aborda a trajetória do marketing desde o início considerado 1.0 até os dias de hoje. 

 

Hoje a empresa e o consumidor se relacionam de forma horizontal e deve haver uma geração de valor para o cliente que reflita de forma benéfica para sua vida. E o marketing na web facilita que esse processo.

Não se deve esquecer da presença offline

Por mais que as estratégias do Marketing Digital sejam eficientes, até mesmo uma empresa que é 100% digital não pode esquecer ou deixar de lado o Marketing tradicional ou offline. 

 

É preciso entender que as pessoas vivem no mundo físico, então, sua presença também é necessária para gerar valor ao seu negócio, seja através de propaganda em outdoors ou rádio, por exemplo.

Link
Relacionadas »
Comentários »