18/10/2019 às 10h53min - Atualizada em 18/10/2019 às 10h53min

IFMG divulga edital do Processo Seletivo 2020

divulgação
O Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG -, divulgou nesta terça-feira, dia 24 de setembro, as informações referentes aos Processos Seletivos 2020 do primeiro semestre. A instituição divulgou os editais para ingresso nos cursos nos cursos técnicos (seja na modalidade Integrado ou Subsequente) e nos cursos de graduação. O IFMG ofertará um cerca de quatro mil vagas distribuídas entre os 18 campi. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00 (sessenta reais).
 

Inscrições

As inscrições de todos os processos seletivos serão realizadas no período de 1º a 30 de outubro, no site da instituição.
 

Isenção da taxa de inscrição

O candidato poderá solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular IFMG 2020 das 9h do dia 01 de outubro até às 23h59m do dia 11 de novembro. Para obter a isenção é preciso atender aos seguintes critérios:

·         solicitação de isenção de taxa do CANDIDATO que declare atender aos requisitos contidos no art. 1º, parágrafo único, incisos I e II, da Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013.

I - ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

II - ter cursado o ensino fundamental ou médio, conforme o caso, completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

·         solicitação de isenção de taxa do CANDIDATO que declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, nos termos do art. 4º do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007 e esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico.
 

Seleção

Os candidatos interessados em ter acesso ao Instituto para cursar a modalidade técnica deverá fazer a prova no dia 1º de dezembro. Trata-se de uma prova escrita. Já o ingresso nos cursos de Ensino Superior será feito por meio das notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma das três últimas edições do exame (2017, 2018 ou 2019). A seleção será realizada utilizando-se diretamente as notas obtidas no Enem ou mesmo pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

As vagas para ingresso aos cursos de Graduação do IFMG serão distribuídas, inicialmente, na proporção de 50% (cinquenta por cento) para cada modalidade, resultando na seguinte distribuição:

a) 50% das vagas pelo SISU;

b) 50% das vagas pela nota do Enem.
 

Campus do IFMG

Veja as regiões e cidades onde serão ofertadas vagas no processo seletivo do IFMG 2020:

·         Metropolitana de Belo Horizonte: Betim, Ibirité, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia.

·         Central: Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova.

·         Centro-oeste: Arcos, Bambuí, Formiga, Piumhi.

·         Leste: Governador Valadares, Ipatinga, São João Evangelista.

Podem se inscrever nas modalidades ofertadas pelo Vestibular IFMG 2020 os candidatos que atenderem as seguintes condições:

·         Graduação: ter concluído todo o Ensino Médio ou ter previsão de conclusão até a data da matrícula no curso de Graduação. O IFMG oferece as seguintes modalidades de cursos de Graduação: Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia.

·         Técnico Integrado: ter concluído o Ensino Fundamental ou ter previsão de conclusão até a data de matrícula no curso técnico. Nessa modalidade, os estudantes cursam as disciplinas do Ensino Médio e aquelas de formação técnica.

·         Técnico Subsequente: ter concluído o Ensino Médio ou ter previsão de conclusão até a data de matrícula no curso técnico. Nessa modalidade, os estudantes cursam apenas disciplinas de formação técnica.
 
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp