09/10/2019 às 20h42min - Atualizada em 09/10/2019 às 20h42min

Nutricionista do Hapvida destaca prevenção e tratamento de obesidade

Renato Galvão
Divulgação
Sempre em 11 de outubro, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, servindo a data como um alerta a população, ao risco da doença que alcança 19,8% da população do Brasil. De acordo com dados divulgados pela Pesquisa de Vigilância de Fatores e Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, os casos de obesidade no país cresceram 67,8% de 2006 até 2018.
 
A obesidade é o acúmulo de gordura corporal, sendo o IMC (índice de massa corporal), o principal parâmetro de análise, estando com valor igual ou maior que 30 kg/m2, que é calculado através da divisão do peso pela altura ao quadrado.
 
"Os grupos que apresentam mais riscos são pessoas que têm genética familiar para obesidade, sedentárias, que têm um estilo de vida mais estressante, com hábitos alimentares inadequados, com alto consumo de alimentos calóricos e industrializados, que têm poucas horas de sono, que apresentam problemas hormonais e doenças autoimunes, como hipotireoidismo, ovários policísticos, fibromialgia, entre outros, além de doenças psiquiátricas", afirma Viviany Sá, nutricionista do Hapvida (operadora de saúde, com 4 milhões de clientes).
 
"A prevenção passa pela conscientização da importância de aderir a um estilo de vida saudável, colocando em seu dia a dia uma alimentação mais natural e menos industrializada, além de deixar de lado o sedentarismo. Também é importante a ingestão adequada de água e estar bem psicologicamente", conclui Viviany Sá. 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp