09/10/2019 às 10h23min - Atualizada em 09/10/2019 às 10h23min

64ª edição do Prêmio Fundação Bunge ocorre em São Paulo

Renato Galvão
Gerardo Lazzari e Maria Cristina Oliveira
Na última segunda-feira (07), ocorreu a 64ª edição do Prêmio Fundação Bunge, no Centro Cultural FIESP, na Avenida Paulista, em São Paulo. O prêmio é um dos mais importantes do país, e esta edição homenageou profissionais dos setores de artes e ciências agrárias.
 
Sérgio Sá Leitão, secretário de cultura e economia criativa do estado de São Paulo; Maria Bonomi, vice-presidente da Fundação Bunge e Andrea Marquez, vice-presidente da Bunge Brasil, foram alguns dos nomes presentes na ocasião.
 
Na área de Ciências Agrárias: Agricultura familiar, na categoria Vida e Obra, o homenageado foi o engenheiro agronômo Luciano Cordoval de Barros, que em sua trajetória, elaborou projetos visando a captura de águas da chuva e irrigação, contribuindo assim para evitar erosões, assoreamentos, contaminações ambientais, além de promoverem o acréscimo da quantidade de água dos mananciais das famílias de agricultores.
 
Ainda na mesma área, mas na categoria Juventude, que premia profissionais até 35 anos, Márcia Alves Esteves, foi agraciada pelo seu trabalho voltado para o bem-estar e a segurança alimentar e nutricional de famílias que vivem em extrema pobreza.
 
Na área de Artes: Arte Visual de Rua, em Vida e Obra, o vencedor foi Paulo Ito, por suas pinturas de rua com cunho de crítica social e comportamento. Já em Juventude, o prêmio é de Rai Campos Lucena (Raiz), por seu trabalho "situado" com a "causa indígena", e pelas pesquisas relacionadas à este povo. 
 
Os premiados na categoria Vida e Obra, receberam da Fundação Bunge, a quantia de R$150 mil e uma medalha de ouro. Os vencedores em Juventude, garantiram a medalha de prata e R$60 mil. 
 
Criado em 1955, o Prêmio Fundação Bunge, possui uma lista vasta de ganhadores, com nomes como: Jorge Amado, Ruth Rocha, Carlos Chagas Filho e Fernando Abrucio. 
 
O evento deste ano, ainda contou com o show do talentoso cantor e compositor Lô Borges, que interpretou grandes sucessos na voz de Elis Regina e Milton Nascimento. 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp