08/10/2019 às 14h39min - Atualizada em 08/10/2019 às 14h39min

As vagas de emprego mais quentes do verão fluminense

divulgação

A alta temporada do turismo traz consigo ótimas oportunidades de empregos, sejam eles temporários ou que possibilitem uma futura efetivação. O estado do Rio de Janeiro se destaca no país como um dos que mais ofertam empregos entre os meses de Dezembro e Fevereiro. Ainda que a capital Rio de Janeiro seja a que mais atrai turistas durante a temporada, diversas cidades que fazem vizinhança também acabam se beneficiando. Se você está buscando fazer um pé de meia durante o verão, vale a pena buscar por alternativas tanto na região Metropolitana quanto nas cidades da Costa Verde, Baixadas Litorâneas e até mesmo no Norte Fluminense.

O ideal para quem está buscando oportunidades de emprego de temporada é começar a pesquisar antes do boom turístico, em meados de Outubro. Diversos sites, como o Vagas.com, Indeed Empregos e redes sociais profissionais como o LinkedIn divulgam uma grande variedade de vagas em diversos estabelecimentos. Mas ainda que existam diversas opções de emprego durante o verão, algumas áreas se destacam pela quantidade de vagas à disposição. No post de hoje, destacamos três delas:
 
Hotelaria
 

Entre as 20 cidades que mais possuem hotéis no Brasil, 5 delas estão localizadas no estado do Rio de Janeiro. A primeira é, sem surpresas, a capital Rio de Janeiro, com quase 6 mil hotéis! Mas logo em seguida encontramos na lista cidades como Búzios (970), Paraty (870), Cabo Frio (700) e Arraial do Cabo (570). Logo, não faltam oportunidades para o profissional da hotelaria.

Vale ressaltar que o setor de hospitalidade vai muito além de recepção e gestão de reservas. O profissional dessa área pode atuar como concierge, com organização de eventos, coordenação de alimentos e bebidas, gestão de governança, recursos humanos e gestão do lazer. Entretanto, estas posições geralmente destinam-se àqueles que já possuem uma formação de técnico ou bacharel na área. Também exige-se que o mesmo seja comunicativo, tenha facilidade em lidar com o público, saiba coordenar equipes, fale idiomas estrangeiros, e, dependendo do local de trabalho, como por exemplo em hotéis de luxo, domine regras de etiqueta.

Para quem está disposto a se dedicar a carreira no setor, um dos melhores cursos oferecidos pelo Senac Rio é o Tecnólogo em Hotelaria. Mas hoje já existem diversos cursos profissionalizantes de curta duração que também preparam o profissional para funções menos complexas no setor de hotelaria, como por exemplo os cursos de camareira (o), supervisor de governança e recepcionista ofertados pelo SindRio.

Se você já possui as certificações exigidas pelos estabelecimentos, analise os diferentes tipos de hotéis e qual o perfil de profissional cada um deles procura. Hoje o setor hoteleiro é composto por hotéis tradicionais ou de luxo, pousadas, hostels, pensões, albergues, chalés, casas de aluguel, entre outros modelos que vieram a surgir, e cumprem o mesmo princípio dos demais. Observe de que maneira suas características pessoais e suas experiências podem beneficiar o estabelecimento e a vaga que estão ofertando e envie seu currículo!

 
Restaurantes
 

O aumento do turismo acaba influenciando diversos outros setores, gerando mais emprego e oportunidades. Um dos setores que é diretamente afetado por ele é o de alimentação e bebidas, especialmente restaurantes, mas também lanchonetes, cafeterias e padarias. Na parte da produção, os principais empregos ofertados durante essa época do ano são de auxiliares de cozinha, técnicos de nutrição, pizzaiolos, sushimen e bartenders. Já quanto a atendimento e entrega, aumenta-se a demanda por garçons e moto-boys. No entanto, exige-se cada vez mais que estes profissionais possuam algum tipo de certificação e experiência, especialmente se o desejo for em trabalhar em restaurantes mais caros. 

Durante a temporada, não é comum que sejam ofertadas vagas para cozinheiros chefe, mas existe a possibilidade que auxiliares de cozinha se destaquem durante épocas nas quais as demandas estão muito altas. Para tal, espera-se que o auxiliar tenha uma formação de técnico ou bacharel em gastronomia, além de cursos especializantes em culinárias específicas, como italiana, mediterrânea, gourmet etc. Tudo dependerá do tipo de restaurante para qual você mandará o currículo. Por exemplo, se você está pensando em se mudar para Cabo Frio, vale a pena procurar um curso sobre culinária de frutos do mar, visto a quantidade de restaurantes do tipo na região. Quem tem interesse na formação de chefe e auxiliar pode encontrar cursos profissionalizantes no Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro, no Senai Firjan, e mais de 45 cursos especializantes no Senac Rio. 

O acompanhamento de um nutricionista ou técnico em nutrição é requerido por lei pelos estabelecimentos, por isso, profissionais desta área podem favorecer-se no aumento da demanda para trabalharem tanto de forma direta dentro dos restaurantes ou de forma indireta, prestando consultoria. Claramente, exige-se que o profissional tenha formação e seja credenciado por órgão competente para que exerça sua função como nutricionista.

Por fim, também têm se exigido dos profissionais que dão suporte à experiência do cliente no restaurante um tipo de formação, através de cursos como os oferecidos pelo Senac Rio, ou até mesmo dentro do restaurante. Fique atento sobre o período para enviar currículos para certos estabelecimentos pois muitos deles realizam treinamentos antes da contratação. E com a facilidade dos aplicativos de delivery e o aumento na demanda de entrega à domicílio, também cresce a oferta de empregos de motoboy. Neste caso exige-se que o profissional tenha carteira de motorista adequada e seu próprio veículo de transporte

 
Instrutor de Esportes Aquáticos
 
 

Chega o verão e todos querem aproveitar o sol e o mar para praticar esportes aquáticos. No entanto, nem todos possuem equipamento adequado ou têm a orientação certa para prática dos mesmos. Sendo assim, a demanda por aluguéis de equipamentos e instrutores de surf, windsurf e scuba diving aumenta. 

Um exemplo clássico de cidade na qual a demanda por essas atividades é bastante alta é Arraial do Cabo. O desejo de explorar suas belezas naturais é comum a muitos turistas e nativos, e se você está procurando se mudar para atuar nesta área na região, está tomando a decisão certa. Para te auxiliar neste processo, clique aqui e conheça os melhores imóveis da cidade.

Como é uma profissão perigosa, é essencial que você tenha conhecimento prévio sobre o manuseio dos equipamentos e domínio no esporte. Muitos estabelecimentos, como hotéis com atividades de lazer relacionadas a esportes aquáticos, agências de turismo e escolas de surf e windsurf exigem também algum curso prévio ou certificação, por isso, tente providenciar esse tipo de documentação antes de oferecer seu currículo. 

Ainda que, de modo geral, os empregos de temporada são apenas temporários, eles possibilitam efetivação quando o profissional demonstra comprometimento e habilidade na função que executa. O crescimento do turismo proporciona o aumento do emprego principalmente durante o verão, e é uma ótima oportunidade para correr atrás dos seus sonhos e conseguir sua renda própria.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp