01/10/2019 às 16h11min - Atualizada em 01/10/2019 às 16h11min

Especialista aponta e-commerce como fundamental para grandes redes varejistas

O especialista em e-commerce e empreendedor, Richard Rodrigues, aponta que um dos motivos que tem levado as grandes lojas varejistas como Americanas, Casas Bahia, Pernambucanas, Magazine Luiza e tantas outras a se renderem a internet está na mudança de comportamento do consumidor

Reprodução/MF Press Global
Grandes empresas do varejo estão descobrindo no e-commerce e no dropshipping meios de aumentar consideravelmente não apenas a sua receita mas a sua capilaridade, conseguindo aumentar a presença e alcance em relação ao consumidor.

O especialista em e-commerce e empreendedor, Richard Rodrigues, aponta que um dos motivos que tem levado as grandes lojas varejistas como Americanas, Casas Bahia, Pernambucanas, Magazine Luiza e tantas outras a se renderem a internet está na mudança de comportamento do consumidor: “Nos últimos anos, todo o mercado viveu uma revolução que no Brasil foi capitaneada por sites como o Mercado Livre,  que foi uma mudança radical no varejo e nos costumes dos clientes que os varejistas atendem. Estamos vivendo tempos em que os clientes são mais do que nunca os protagonistas, e querem sempre novidades, mas não abrem mão da conveniência e da criatividade. Estamos vivendo a economia voltada para o cliente, e isto é um dos fatores que explica porque as compras pela internet são tão populares”.

Em países como o Brasil, que a violência tem inibido cada vez mais as pessoas de saírem de suas casas, comprar pela internet também é uma opção: “isto evita não apenas que o cliente tenha que se deslocar e pegar trânsito e gastar com condução, alimentação e combustível, mas oferece conforto e segurança para aqueles que estão procurando sair menos devido a questão da violência urbana”, pontua Richard.

O estudo Global Powers of Retailing 2017 também discute a arte e a ciência na participação do cliente para ajudar os varejistas a criar novas experiências, possibilitadas pelas tecnologias adequadas, e destinadas a fortalecer a lealdade do cliente: “O que antes era considerado futurista, hoje é o novo normal As grandes redes varejistas já sabem que a tecnologia não é mais complementar à experiência de compra, ela é fundamental. No entanto, a tecnologia sozinha não é suficiente. Os clientes estão buscando produtos e experiências novas”, ressalta o especialista.

Novos níveis para o e-commerce

Gigante do e-commerce internacional, o chinês AliExpress, principal marca do grupo Alibaba, acaba de inaugurar uma nova proposta de loja em um de seus maiores mercados, o Brasil. Localizada em Curitiba, onde também fica a sede do EBANX – parceiro de pagamentos do e-commerce.

O espaço foi inaugurado com o intuito de aumentar o nível de confiança do brasileiro em relação aos produtos do e-commerce chinês. A loja de experiências vai permitir que os consumidores interajam com os produtos expostos, mas a compra permanece restrita ao website da marca. A proposta, que alia a experiência online à offline, é uma tendência em ascensão no varejo.
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