19/09/2019 às 21h32min - Atualizada em 19/09/2019 às 21h32min

Musa fitness Sue Lasmar conta como superou o efeito sanfona

O equilíbrio foi essencial para a musa construir o corpo sarado de hoje

Reprodução/MF Press Global

Já teve a experiência de emagrecer e logo em seguida engordar? Saiba que o fenômeno tem nome pode ser mais perigoso do que imagina. O efeito sanfona, no geral, acomete pessoas que embarcam em dietas restritivas e pode aumentar o risco de doenças graves.

Tido por muitos como uma fase, o efeito tem consequências não apenas para a estética como também para o organismo. Segundo pesquisa publicada no periódico americano New England Journal of Medicine, engordar e emagrecer ciclicamente aumenta o risco de problemas cardiovasculares e de morte prematura, em especial nos grupos de risco para doenças do coração, ou pessoas com níveis altos de colesterol.

Nesse quadro de instabilidade do peso, o cérebro interpreta a perda de massa como uma ameaça à integridade do organismo, que por consequência, queima menos calorias e torna o metabolismo mais lento. É um instinto de preservação do corpo para reaver o peso perdido.

Reprodução / MF Press Global

A musa fitness Sue Lasmar conviveu com o problema por anos. E conta que o segredo para driblar o efeito foi mudar a alimentação. “É deixar de lado dietas rígidas e manter uma alimentação equilibrada para o resto da vida e isso, pelo menos pra mim, é super complicado de fazer, mas é necessário um esforço”.

A mudança na alimentação é significativa, já que com a nutrição adequada das células, elas começam a exercer as funções corretamente, melhorando o sistema como um todo. “Ter ciência do problema é o primeiro passo. Foi um processo demorado mas com perseverança e os profissionais certos é possível. Acho que quem sofre disso deve sim procurar ajuda, caso não consiga por conta própria”.

Aposte na moderação
Segundo a musa o segredo é o equilíbrio. Se escolher um prato mais calórico, escolha sobremesas mais leves, como uma salada de frutas. Álcool e comidas gordurosas são outra combinação a se evitar. “Quando for escolher a refeição,  avalie com calma o que está com mais vontade, é sempre bom lembrar que é você que escolhe a comida e não o contrário”.

Reprodução / MF Press Global

Fazer um mínimo de exercícios
Não é preciso ser nenhum fitness de carteirinha. Com 30 minutos de exercício por dia — seja em um percurso de bicicleta ou uma caminhada de meia hora —, já é possível equilibrar a rotina e manter-se em forma.

Água nunca é demais
A maior parte do corpo é formado é composto por água, sendo a ingestão regular de líquido, fundamental.“ É bom variar, investir em diferentes sabores de sucos naturais, água de coco, água e vitaminas, combinações que agregam nutrientes e ajudam na hidratação do corpo”.

Sem restrições
A diferença de uma dieta restritiva para uma alimentação saudável, é a noção de prazer. É possível se alimentar bem, sem passar vontades. Doces e frituras podem incorporar o cardápio, desde que esporadicamente. “É uma questão de limitar e não de cortar”, reitera.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp