22/08/2019 às 20h22min - Atualizada em 22/08/2019 às 20h22min

Crise? E-commerce tem alta de 16% no faturamento do 1º semestre de 2019

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Nesse ano, você comprou qualquer produto pela internet? Se a resposta for sim, saiba que você ajudou no crescimento do setor de e-commerce. Somente neste primeiro semestre de 2019, o aumento no faturamento das lojas online foi de 16%, um número que mostra que essa modalidade de compra tem assumido cada vez mais espaço na vida dos consumidores.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor de e-commerce teve um faturamento registrado em R$ 35 bilhões, somente considerando o período de janeiro a julho deste ano. O ticket médio do consumidor foi de R$ 301, o que também mostra que o mercado está mais aquecido e estável do que em 2018, em uma comparação de resultados.
Nesse levantamento, a ABComm também divulgou que a venda de eletrodomésticos foi a grande campeã em números de faturamento, seguido de itens de Informática, Celulares, Moda & Acessórios e Saúde & Beleza. Além disso, no Brasil as regiões Sudeste e Sul foram as que mais consumiram pela internet, com 65% para o Sudeste e 13% para o Sul em vendas nos seis primeiros meses do ano.

O que os números não falam

Para a economia brasileira, o aumento de faturamento no setor de e-commerce ou de outras áreas do mercado, por si só, já é bastante positivo. Entretanto, o que os números não falam e nós podemos avaliar é que existe também uma mudança constante e gradual no comportamento do consumidor, o que torna esse segmento cada vez mais aquecido.
Se até o começo da década comprar pela internet ainda parecia uma ideia distante, disponível somente para os grandes centros do país, hoje é uma realidade prática para milhares de brasileiros. A evolução tecnológica foi uma grande aliada nesse sentido, já que um dos dispositivos mais utilizados para a compra de produtos pela internet é o smartphone – recurso que não era tão completo assim poucos anos atrás.
Além disso, o fato de os números de vendas do e-commerce continuarem em alta significa que o consumidor entendeu a vantagem de comprar online. A praticidade de receber em casa o que se deseja, sem precisar enfrentar lojas cheias ou filas, e até a possibilidade de escolha de diversos métodos de pagamento, são alguns dos pontos positivos.
Por outro lado, as marcas pareceram entender que os compradores estão interessados em economizar tempo e se esforçam para oferecer plataformas seguras para as compras. Também entenderam que a internet é capaz de admitir recursos como os cupons de desconto, que liberam preços especiais e dão um motivo extra para o comprador fechar o pedido pagando menos.

O futuro do e-commerce

A tendência natural é que o e-commerce continue em expansão, e isso acontece por conta de duas iniciativas: os grandes sites, que estão construindo uma boa estrutura logística; e os consumidores, que estão mais confiantes sobre esse método de compra.
Entretanto, o presidente da ABComm, Mauricio Salvador, afirma que ainda que os índices apresentados até o momento sejam positivos, existe um trabalho a ser feito na parte logística e tributária. Segundo ele, quando essas áreas estiverem bem resolvidas, o setor tem tudo para disparar, incluindo o setor de exportações. E se o mercado cresce, aquelas oportunidades imperdíveis de compra que a gente tanto gosta também aumentam.
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