19/08/2019 às 16h37min - Atualizada em 19/08/2019 às 16h37min

Análise de crédito:O que fazer quando o financiamento é negado

divulgação

Os créditos e financiamentos trouxeram muitas facilidades para a vida dos consumidores, pois contar com a opção de dividir a sua compra, ter uma data de pagamento que funcione de acordo com seu planejamento financeiro e que ainda o possibilite de adquirir bens de curto, médio e longo prazo, vão, além de atender às necessidades atuais dos consumidores, pois também atuam garantido uma melhor qualidade de vida para os mesmos.

Mas, infelizmente devido a alguns fatores como, idoneidade cadastral, maioridade, capacidade de pagamento e mais algumas regras internas utilizadas pelas instituições financeiras para aprovar ou recusar um pedido de crédito do consumidor, essa facilidade seja de cartão, empréstimo ou financiamento acaba exigindo uma análise de crédito que pode ser negada mesmo o consumidor estando com o nome limpo.

Para esclarecer todas as dúvidas sobre análise de crédito negado fizemos uma relação com os principais critérios que são utilizados como motivo para esta negativa, veja a seguir o que pode estar acontecendo para você ter tido seu pedido de crédito negado e como você pode resolver essa situação para conseguir o seu crédito aprovado para realizar seu sonho ou anseios de vida.

O que é a análise de crédito?

A análise de crédito é um processo de verificação, feito tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, que possibilita realizar uma avaliação criteriosa e prudente da capacidade de pagamento de um indivíduo que está solicitando crédito junto a uma instituição financeira.

Este processo visa determinar o risco da instituição financeira não receber o dinheiro emprestado, e decidir o valor do crédito que será, ou não, concedido considerando taxas de juros, prazos e condições específicas ao consumidor solicitante.

As instituições criam uma espécie de pontuação onde são levados em consideração alguns critérios, que podem variar de acordo com cada instituição financeira, mas que consideram a possibilidade de inadimplência do cliente.

Critérios de uma análise de crédito

Antes de determinar o que fazer após ter uma análise de crédito de financiamento negado é importante determinar qual foi motivo que levou a instituição financeira a negar seu pedido de crédito, afinal de contas para saber como resolver é necessário entender o que causou o problema.

Principais motivos para o pedido de crédito não ser aprovado

Para ter um pedido de crédito aprovado é necessário através de disponibilização de dados cadastrais, por meio de apresentação de RG, CPF, comprovante de renda e residência, comprovar para a instituição financeira que você é um indivíduo capaz de pagar o crédito solicitado, ou seja, a instituição precisa confirmar a intenção e possibilidade de pagamento por parte do consumidor solicitante para evitar inadimplência.

Segue uma lista com os principais dados analisados e utilizados como critério para a concessão de uma análise de crédito:

1 - Situação do CPF (Idoneidade cadastral)

Para determinar se um pedido de crédito será aprovado ou recusado a financeira  avalia a situação do CPF do consumidor solicitante, para saber se aquele consumidor possui cadastrado junto a Órgãos de Proteção ao Crédito, como o SPC, Serasa ou SCPC, isso porque pessoas endividadas apresentam maior risco de inadimplência para a instituição financeira.

Todos eles possuem aplicativos gratuitos, que você mesmo pode usar para consultar se o nome está sujo, basta fazer um simples cadastro.

2 - Análise do perfil de crédito

As instituições financeiras também consultam a situação econômica do consumidor solicitante para saber a sua capacidade econômica para a concessão do crédito. Essa consulta é realizada através de uma base de dados estatística criada a partir da ferramenta, Score de Crédito, que por meio de uma pontuação determina a chance de determinado perfil de consumidores pagarem as suas contas em dia nos próximos 12 meses.

3 - Histórico de restrição interna

As instituições financeiras também consultam uma lista de restrição interna, criadas pelas mesmas, para clientes que possuem ou que em algum momento no passado possuíram alguma dívida específica junto aquela instituição ou afiliada,  para avaliar a possibilidade de conceder o crédito solicitado.

Ou seja, é feita uma análise interna, sem levar em conta somente dados dos bureaus de crédito, que restringe a concessão de produtos financeiros a cidadãos que em algum momento acabaram se tornando inadimplentes, mesmo estando adimplentes no momento da solicitação.

4 - Consulta ao Sistema de Informações de Crédito (SRC) do Banco Central

As instituições financeiras registram e consultam o banco de dados do SRC, que abrange todas as informações de movimentação de crédito dos consumidores, antes de aprovar ou recusar um pedido de crédito. Essa consulta visa verificar os dados de saldo devedor do consumidor solicitante, no mercado como um todo, para saber se os pagamentos estão em dia ou atrasados e avaliar o perfil do mesmo como pagador.

5 - Capacidade de pagamento

Outro fator muito relevante para a concessão de crédito é quanto ao comprometimento da renda do solicitante, pois é imprescindível comprovar que possui disponível na sua renda mensal uma verba para pagar o financiamento do crédito adquirido. Ou seja, a instituição avalia após análise dos bancos de dados se o consumidor solicitante terá ao seu dispor, na sua receita atual, o valor mensal destinado ao pagamento do empréstimo.

Destacamos que cada instituição financeira tem as suas próprias regras para aprovar ou recusar um pedido de crédito, seja cartão, empréstimo ou financiamento. Mas, lembre-se, mesmo existindo a análise de crédito, as empresas normalmente concedem empréstimos para bons clientes.

Análise de crédito de financiamento negado o que fazer

Agora que identificamos os principais motivos que podem causar uma negativa em um pedido de concessão de crédito, basta que o consumidor investigue quais os dados que o levaram a essa situação e solucione a sua pendência, antes de tentar novamente, afinal de contas as instituições financeiras emprestam todos os anos bilhões de reais a consumidores que atendem às suas exigências.

Se o motivo da análise de crédito de financiamento ter sido negativa for devido a inadimplência e nome sujo, o consumidor precisa se organizar para negociar a dívida com o seu credor para assim solucionar a pendência financeira e consequentemente limpar o nome junto aos órgãos de proteção de crédito.

Outro ponto que também irá ajudar essa regularização é a implementação da nova lei do Cadastro Positivo, que torna automática a inclusão de pessoas físicas e jurídicas no banco de dados dos birôs de crédito, isso porque o acesso das instituições financeiras à informações sobre o comportamento financeiro dos consumidores vai ser facilitado, o que poderá  tornar a concessão do crédito mais fácil e com juros menores.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp