16/08/2019 às 11h02min - Atualizada em 16/08/2019 às 11h02min

Mario Ghanna regrava 'Foxy Lady', de Jimi Hendrix

"Foxy lady" traz a personalidade de Ghanna e seu blues minimalista com leve psicodelia. A versão é clássica e moderna e tem agradado o público nos shows.

No dia 18 de setembro completam 49 anos sem o gênio Jimi Hendrix. Com nome de batismo Johnny Allen Hendrix, James Marshall, ou Jimi Hendrix, nasceu em Seattle (EUA) em 27/11/1942. Foi cantor, compositor e guitarrista. Ocupou praticamente todas as listas já publicadas de melhores guitarristas da história e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, em diversos gêneros musicais.

Um mês antes da data símbolo, Ghanna lança sua versão para "Foxy Lady". Segundo o cantor, esta é uma música icônica e que tem versões dos melhores músicos do mundo. Mario resolveu, então, se arriscar e fazer a seu modo. Arranjou a música para a guitarra havaiana e a executou sem banda. Ele, a lap steel e um bumbo de bateria, em um clima todo minimalista.

Uma das maiores curiosidades sobre "Foxy lady", lançada em 1967, e uma das mais populares do repertório de Hendrix, é ter sido uma das primeiras experiências de Hendrix com o uso de ‘feedback’ numa gravação em estúdio. Ghanna se vale dos feebacks de maneira diferente na gravação. Usa-os como efeito e textura para criar o clima levemente psicodélico que ele quer imprimir na canção. O resultado é interessante.

O vídeo foi gravado em um Porão que funciona como pub em Joinville/SC – o Porão da Liga – e o vídeo consegue materializar o clima da música.

"Um dos artistas mais executados na história da música, não só por grandes nomes internacionais, mas também por grandes artistas brasileiros. Quis trazer um pouco do meu conceito e do meu som para um clássico mundial. Explorei a lap e uma nova forma de cantar a canção. Minha voz rouca ajudou na interpretação. Estou feliz com o resultado, espero que o pessoal curta muito este vídeo, como curtiram a versão que fiz para ‘Vododo Child’ que lancei em 2017, ou até mais, vai saber", finalizou o cantor.

Assista ao vídeo de Foxy Lady: https://youtu.be/E13kX7DsvjU

"Mano Vodu" e EP
Em novembro de 2017 Ghanna já havia prestado homenagem a Hendrix ao lançar uma versão de ‘Voodoo Child’, que batizou de ‘Mano vodu’, também executada em guitarra havaiana, mas, naquela ocasião, era uma weissenborn, instrumento acústico, acompanhado de elementos percussivos, correntes, tamborim e cuíca. A versão viralizou nas redes sociais e Facebook, tendo passado do meio milhão de views.
Ghanna diz que pretende lançar um EP cantando Hendrix no ano que vem, como forma de homenagem ao ídolo que lhe influencia tanto.
Assista ao vídeo de Mano Vodu: https://www.youtube.com/watch?v=Mov7Ao8Ji34

O vídeo e a música
A produção musical é de Ghanna e de Menderson Madruga. A mixagem, masterização e o vídeo são de Menderson Madruga.


Foto: Gian Correa

Músico Mario Ghanna
É músico e compositor. Concorreu ao Grammy Latino, Prêmio Multishow de Música, Prêmio de Música Catarinense e conquistou a estatueta de “Melhor Álbum Latino” e ‘Melhor Artista Latino”, no The Akademia Music Awards, nos anos de 2017 e 2019, prêmio americano voltado à música independente.

Foxy Lady: https://youtu.be/E13kX7DsvjU
Site: www.marioghanna.com.br
Facebook: www.facebook.com/marioghanna
Instagram: @marioghanna
Youtube: /MarioGhannaoficial

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp