12/08/2019 às 19h18min - Atualizada em 12/08/2019 às 19h18min

Especialista responde quais são os melhores equipamentos e estratégias para começar no mundo da fotografia

Rodolfo Santos ensina como ingressar no mundo da fotografia e se tornar um fotógrafo de sucesso a partir dos três pilares fundamentais deste segmento

Pixabay / MF Press Global

Com as altas taxas de desemprego no país, muitos profissionais estão deixando de atuar em suas áreas de formação por falta de oportunidade e espaço para buscar alternativas paralelas de ganho e renda extra. Por esse motivo, o empreendedorismo nunca esteve tão em alta, onde muitos buscam atuar de forma autônoma e liberal. 

Essa migração de profissionais levou mercados como o da fotografia a experimentar um crescimento. Por ser um ramo de grande amplitude e baixo investimento, a fotografia vem cada vez mais atraindo novos olhares. Horários flexíveis e alta possibilidade de lucro e crescimento na carreira são atrativos que empolgam os que se encorajam a se inserir nesse mercado. 

Mas e como começar neste área? Quais os primeiros passos para se tornar um profissional de sucesso no mundo da fotografia? Para esclarecer essas dúvidas, consultamos o fotógrafo Rodolfo Santos, que é um dos profissionais que mais vem se destacando no segmento de casamentos e destination wedding, alcançando premiações a nível nacional e internacional: “embora hoje com a entrada de muitos profissionais o mercado de fotografia esteja mais concorrido, ainda há espaço para novos fotógrafos. Eu costumo indicar aos iniciantes que estabeleçam três pilares para a escolha correta de seus materiais de trabalho, que são o ‘Quando’, ‘Quanto’ e ‘Onde’. Ao responder essas três perguntas básicas, você já tem um norte de por onde começar e pode tirar a sua dúvida sobre ingressar ou não nesse mercado”.


Pixabay / MF Press Global

Veja quais são as dicas de Rodolfo Santos para quem pretende começar na fotografia:

Quando?

Para iniciar um planejamento, estabeleça metas e saiba quando pretende investir, assim você tempo de se programar financeiramente para iniciar um novo negócio. 

Quanto? 

Faça uma planilha de quanto você tem para dedicar à esse propósito. Faça uma breve pesquisa de mercado sobre os valores dos equipamentos de entrada, que são os mais básicos voltados para o início de carreira. Hoje é possível comprar uma câmera nova DSLR, que são essas com lentes intercambiáveis, à partir de R$1.700. 


Pixabay / MF Press Global

Como?

Agora que você já possui uma planejamento de tempo que estabelece curto, médio ou longo prazo, e já possui uma base de valores, é muito importante tirar seus planos do papel. Por isso saiba onde investir. 

Atualmente um kit básico para iniciar os trabalhos como um profissional da fotografia conta com uma câmera que chamamos de corpo, uma lente de zoom e uma lente fixa. Além disso é necessário ter uma fonte de luz para as fotos noturnas, que pode ser um flash ou LED. Essa segunda opção está super em alta no mercado. 

Especialize-se

Além de bons equipamentos, é muito importante se especializar. Para se profissionalizar como um integrante desse mundo dos eventos, hoje são oferecidos vários cursos de fotografia e eventos. Você pode encontrá-los online ou em escolas profissionalizantes. 

Você pode também fazer um workshop com fotógrafos de grande prestígio no mercado que irão te direcionar como agir para ser um fotógrafo de sucesso.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp