07/04/2014 às 18h32min - Atualizada em 07/04/2014 às 18h32min

Ainda somos o País do Futebol?

Uma dúvida que me incomodou muito virou um pequeno artigo que vale a pena ser lido.

Foto: Google

Há algumas semanas me deparei com um post de um amigo jornalista via Facebook que dizia duramente as seguintes palavras: 

"Quando digo que deixamos de ser há tempos o país do futebol, me refiro a organização, evolução tática, estádios lotados, organização, enfim, jogador brasileiro é uma coisa, futebol brasileiro é outra totalmente diferente!
 
Mesmo assim, já que muitos me questionaram, mas o último jogador brasileiro eleito o melhor do mundo pela FIFA foi o Kaká em 2007...
 
Enfim, se pegarmos alguns dos nossos maiores clubes para disputar a Champions League, acredito que hoje nenhum deles passaria sequer da primeira fase!
 
Taticamente paramos no tempo e no espaço, enquanto isso, o futebol europeu se aprimorou.
 
O treinador do Real Madrid é italiano. O do Chelsea é português. O do Barcelona e do Atlético de Madrid são argentinos. Do Bayern de Munique é espanhol. O do Manchester City é chileno. E por aí vai...
 
Ou seja, a soberba do brasileiro quando o assunto é futebol chega a ser irritante! 
 
Temos talentos, somos cinco vezes campeões mundiais, a Seleção Brasileira é sem dúvida alguma uma das grandes favoritas a conquistar a Copa de 2014, porém, não dá para comparar nem o futebol que se joga aqui atualmente,e muito menos a organização, estádios lotados, etc...
 
Pois é, não só o produto é melhor, mas a embalagem..."
 
Quando li o post, fiquei melancolicamente pensando nisso por alguns dias, resolvi responder, mas me empolguei e a parada virou um artigo, vejam minha resposta sobre o assunto:
 
Eu jogo, vivo, ouço, comento, assisto e respiro futebol desde muito cedo na minha vida, então apesar de ser bastante realista, sou um cara que sempre me orgulhei de dizer que nós "somos o país do futebol" sabe? 
Comecei a pensar sobre o que você disse e depois que eu li, a primeira coisa que me veio a cabeça foi: "Caramba, será que nós não somos mais o país do futebol mesmo?" 
 
Resolvi tentar ser racional e entender mais antes de me entristecer tanto com o assunto, afinal de contas, ser o "País do Futebol" é uma das poucas coisas que nós temos pra nos orgulharmos aqui no Brasil, não é?
 
Analisando ponto por ponto do que você disse, fiz minhas observações:
 
1 - "O último melhor do mundo brasileiro é Kaká em 2007"
Fato, mas porquê? Eu acho que a culpa disso acontecer é do que eu chamo de "Geração Problema" - Jogadores com idade e futebol para se tornarem craques de nível mundial não conseguiram se firmar e tiveram diversos tipos de problemas, lesões, transferências polêmicas e mal feitas, problemas familiares, brigas, entre outras coisas. A culpa é da "Geração Problema": Adriano, o próprio Kaká (q não conseguiu ter sequência), Robinho, Diego, Ricardo Oliveira, Vagner Love e alguns outros, então eu atribuo esse "vazio" que tivemos entre a "Era Ronaldo" e a "Era Neymar" aos jogadores citados, por culpa deles temos que jogar a responsabilidade ofensiva brasileira nos pés de GAROTOS como Neymar (22anos), Oscar (22), Bernard (21) e outros, pulamos uma geração enquanto a Espanha produziu Xavi e Iniesta, a Alemanha produziu Shweisteiger, Ozil, Muller, Argentina produziu Messi, Di Maria, Higuaín e Aguero e Portugal produziu Cristiano Ronaldo. Mas eu não acho que seja o fim do mundo, sou otimista com o futuro dos nossos jogadores e acho que em breve voltaremos aos primeiros lugares. 
 
2 - "Um time brasileiro na Champions League passaria vergonha"
Esse é um ponto muito abstrato pra chegar a uma conclusão, as realidades são outras, os níveis de investimento são outros e o Corinthians campeão do Mundo sobre o Chelsea (Campeão da Champions) prova o contrário, então, nesse ponto eu discordo.
 
3 - "Evolução Tática"
Eu acho que nesse ponto você tem razão, alguns brasileiros treinadores atuais mostram fortes sinais de evolução tática, mas eu acredito que aí nós sempre estivemos atrás dos europeus e mesmo assim temos 5 Copas do Mundo. 
 
4 - "Treinadores lá fora"
Tópico interessante que precisa ser analisado com mais calma, Pelegrini é chileno, Simeone e Tata são argentinos e pq não temos treinadores brasileiros lá fora? Bom, acho q isso é muito mais por culpa dos nossos ex-atletas do que por incapacidade dos treinadores brasileiros, eu te explico pq: Pelegrini e Simeone são ex-jogadores de nível mundial, jogaram por grandes times europeus e por conta disso têm "moral" e maior "abertura" no mercado europeu, se firmaram e já mostraram que são grandes treinadores, já Tata Martino é um ex-jogador mas nunca foi conhecido na europa está no Barcelona como técnico do mesmo jeito que Luxa esteve no Real e Felipão no Chelsea, ainda não foi aprovado por lá e pode ser que dure pouco, vamos ver.
Quando digo que a culpa é dos nossos ex-atletas é pq o brasileiro dificilmente quer continuar no campo de futebol depois da aposentadoria, acho que o único ex-atleta de alto nível e brasileiro que mostra vontade de ser treinador é Roberto Carlos que treina o Sivasspor da Turquia, se nossos ex-craques quisessem, os clubes europeus abririam as portas para eles também.
 
Falando em performance, acho que não "estamos" o melhor futebol do mundo, mas é uma questão de tempo para voltarmos a ter esse status.
 
Mas pensei, pensei, pensei em tudo isso e cheguei a uma resposta para minha pergunta, acabei considerando que não adianta analisar fatos pra chegar a essa conclusão, nós não somos o país do futebol porque ganhamos a Copa 5 vezes ou porque Ronaldo, Pelé e Zico são brasileiros.
 
Conclusão
Nós somos o país do futebol porque somos apaixonados por isso desde crianças; 
- Somos o único país do mundo onde é possível organizar uma pelada com os amigos sem faltar gente com talento;
- Onde existem todos os tipos de futebol imagináveis, futebol com cadeiras de rodas, futebol de botão, futebol de muletas, futebol feminino, futebol de salão, futebol de areia, beach soccer, futebol no corredor de casa e na sala de aula;
- O único país onde qualquer coisa vira trave e qualquer coisa chutável vira bola;
- Onde até quem aparentemente não poderia jogar joga, gordinhos, baixinhos, roqueiros, magrelos, engenheiros, pagodeiros, físicos, advogados, nerds, professores e muitos outros;
- Se você rolar uma bola para qualquer pessoa, em qualquer país do mundo eles se abaixam e pegam com as mãos para nos devolver, aqui até uma freira domina, faz embaixadinhas e devolve a bola com o pé no estilo.
 
Somos o País do Futebol sim, é verdade que nossos dirigentes nos envergonham o tempo todo e nossos governantes são uma piada, todos querem ganhar dinheiro, todos querem levar alguma vantagem, mas nós gostamos demais desse esporte, somos o país do futebol, porque existem milhões de pessoas como eu, que gostam tanto que param para defender uma opinião e escrever um texto desse tamanho sem ter certeza que alguém vai ler, mas no fim alguém vai ler, porque nós somos iguais, somos milhões e não começamos a gostar de futebol ontem. 
 
Somos SIM, o País do Futebol!
 
Abraços,
 
Dedé Mathias
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp