11/06/2019 às 14h57min - Atualizada em 11/06/2019 às 14h57min

Competências Comportamentais: O profissional do futuro se desenvolve hoje

Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, até o ano que vem, 35% das competências mais procuradas pelos gestores irá mudar.

Reprodução/MF Press Global

É fato que o mercado de trabalho mundial está em constante aperfeiçoamento, e cada vez mais se exigem determinadas habilidades e características, mas se engana quem pensa que essas mudanças demoram a acontecer. 

Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, até o ano que vem, 35% das competências mais procuradas pelos gestores irá mudar. 

Vivemos em tempos de velocidade, da informação instantânea, dos robôs e da inovação tecnológica cada vez mais avançada, e cabe aos profissionais das mais diversas áreas, se adequar às revoluções, e se manter atualizado e pronto para cada passo desse processo.

Mudança de Cenário

Essa alteração de perspectivas se deve à chamada Quarta Revolução Industrial, a era da robótica, dos sistemas automatizados, e da inteligência artificial. Nesse contexto, não se cobra mais dos funcionários, somente habilidades motoras e intelectuais, mas também habilidades emocionais e psicológicas. Procura-se seres humanos com boas qualidades humanas.

As máquinas já substituem o Homem nas atividades braçais e repetitivas e até nas intelectuais, como processamento de dados, monitoramento, entre outros. O profissional do futuro tem Competências Comportamentais singulares, e que o transformam não apenas em um bom profissional, desejado pelo mercado, mas o projetam à uma carreira muito mais ampla, promissora e com sucesso (quase) garantido.

Principais Competências Comportamentais

Dentre as principais características analisadas pelas grandes empresas e que refletem o futuro do mercado de trabalho mundial, podemos destacar algumas de primeira importância:

  • Tomada de Decisão: também chamada de Capacidade de Julgamento, é entendida como a habilidade do profissional em compreender o cenário em que está inserido e tomar a decisão correta, no momento certo. Além de ajudar muito nas problemáticas internas da empresa, demonstra valores indispensáveis de um líder, ampliando ainda mais as possibilidades de carreira do funcionário.
  • Empatia: Também é associada a capacidades de liderança, e de bom relacionamento, pois diz respeito à característica de se colocar no lugar de outra pessoa, buscar enxergar através da perspectiva do outro, mesmo que não concorde com ele. 
  • Liderança/ Gestão de Pessoas: Nesse quesito a palavra de ordem é MOTIVAR. É ser capaz de influenciar seus colegas e subordinados a um bem comum, além de identificar e potencializar talentos da equipe. Um bom líder não ocupa somente os cargos de chefia, todos os colaboradores de uma empresa devem ser bons líderes.
  • Inteligência Emocional: A Gestão emocional se apresenta cada vez mais importante no cenário econômico, com a importância principalmente voltada para os momentos de crise, é atrelada também, à solução de problemas. É no momento mais difícil e de maior fragilidade emocional e psicológica que essa característica se destaca, não deixando que os problemas superem a luta por bons resultados.
  • Resolução de Problemas: Compreende-se como a habilidade de um indivíduo em analisar problemas, de variados níveis de complexidade, e ainda sim, ser capaz de resolvê-los, visando o bem comum da empresa. Muitas vezes, juntamente à essa característica, analisa-se também a antecipação dos problemas/crises.
  • Negociação: Outra característica importante na gestão de pessoas e empresas. A expertise do funcionário em negociar, tanto nas relações com empresas, quanto nas pessoais, é muito procurada, e com certeza é um diferencial para cargos dos mais diversos.
  • Flexibilidade Cognitiva: Em termos menos técnicos, é o “pensar fora da caixa”, ou seja, saber lidar com diferentes cenários, em diferentes momentos, se utilizando de diversos meios para tal. Muito próxima da Resolução de Problemas, porém vai mais além, pois um profissional ‘flexível’, não só é capaz de solucionar problemas complexos, como prevê-los, impedi-los e elaborar diferentes estratégias para chegar a um mesmo objetivo. 

É nesse novo contexto que aposta o BBI of Chicago, e seu co-fundador, o empresário e investidor, Rodrigo Lang. A escola de negócios é responsável pela introdução da metodologia considerada referência no ensino dessas competências, e conta com cursos 100% online com certificado no Brasil e nos EUA, algo inédito no país. 

Segundo Rodrigo, o mundo espera essa atitude dos profissionais, e eles estão prontos para entregar esse conhecimento, especialmente nas três áreas principais das Competências Comportamentais: A tomada de decisão, a capacidade de negociação, e a solução de problemas. Essas e muitas outras podem ser obtidas através do BBI of Chicago.

A escola oferece atualmente, cursos de pós-graduação e extensão em Gestão, Gestão de Saúde e Gestão Educacional, todos eles online e com a possibilidade de interação com os executivos responsáveis por ministrar cada módulo.

Conheça mais sobre o BBI of Chicago no site: bbiofchicago.com

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp