10/03/2014 às 14h55min - Atualizada em 10/03/2014 às 14h55min

Arroz com feijão, bife e batata frita.

O "prato feito" ou também "comercial", como é encontrado nos botecos e restaurantes, está entre os mais tradicionais pratos do Brasil. Encontrado em todo o país, às vezes com algumas diferenças, ele faz parte do cotidiano. Mas como foi que essa combinação foi parar nas mesas dos brasileiros?

Regiane Bonafé - O Receitando

"Não existe uma origem precisa desta combinação. O que sabemos é que a mistura de arroz com feijão surgiu com a vinda dos escravos para o Brasil", afirmou Marcella Faria Lage, docente do bacharelado em hotelaria do Senac São Paulo. Ela explica que os portugueses já comiam o arroz, por conta do contato com os asiáticos, e os escravos foram os responsáveis por incluir o feijão no cardápio nacional. "Com vinda da família real e parte da corte, esta mistura ganhou outros complementos, como a carne e a batata frita", disse.

Segundo Marcella, um dos motivos para o prato ter caído no gosto popular é que seu custo é baixo. Outro ponto a favor, segundo ela, é que o PF atende às necessidades básicas de todos os indivíduos e é composto por ingredientes que podem ser encontrados em todo o território brasileiro.

Isto, no entanto, não quer dizer que o prato feito seja igual em todo o país. De acordo com a região onde é preparada, a combinação ganha diferentes versões. "O PF possui uma grande variedade, pois o nosso território é formado por uma grande variedade de produtos. Outro fator que contribui para esta mistura ser diferente é a vinda de vários povos com culturas diferentes para cada região do país."

Além da combinação básica do arroz com o feijão, cada estado complementa o prato de uma maneira diferente. "Os paulistas acrescentam legumes ou salada, enquanto os cariocas trocam o feijão mulatinho por feijão preto", contou a professora do Senac São Paulo. "No Rio Grande do Sul, a carne é feita na brasa; em Minas Gerais, pode ser servida com angu e carne de porco", disse. "No Nordeste, é acrescentado macarrão e, em alguns casos, mandioca. Produtos exóticos podem ser encontrados em alguns estados do norte do país."

 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp