27/03/2019 às 13h14min - Atualizada em 27/03/2019 às 13h14min

Empreendedor de Sucesso: Das panelas da mãe aos estúdios de gravação

Com mais de 30 anos de carreira, Laércio da Costa é percussionista, diretor e produtor musical. No início eram as panelas da Dona Vitória, sua mãe, que o pequeno Laércio batucava. O primeiro contato com o pandeiro se deu quando acompanhava a mãe nos ensaios da escola de samba Nenê de Vila Matilde, onde se apaixonou pelo samba.

Tocou com importantes e fortes representantes do samba como Beth Carvalho, Jamelão, Mestre Maçal, Eliana de Lima, Zé Keti, Roberto Ribeiro, Dona Ivone Lara, Jorge Aragão, Royce do Cavaco, Originais do Samba depois de ter tocado pelas noites de São Paulo com o grupo Expresso Samba. Participou por cinco anos como jurado do carnaval de São Paulo no quesito bateria, o que lhe abriu portas para entrar em outros segmentos, como produtor e percussionista.

Leandro e Leonardo foi a dupla que marcou o início do seu trabalho na música sertaneja em 1996 com o sucesso “Rumo a Goiânia”. E em 1997, Laércio foi convidado a gravar em Madri com Oscar Gomez. Nesse mesmo ano, participou da turnê internacional do grupo de pagode Só Pra Contrariar. Desde então, produz e grava paralelamente artistas desses segmentos como Alexandre Pires, Roberta Miranda, Thaeme e Thiago, Lucas Lucco, Camila e Haniel, Lu e Robertinho, Wesley Safadão, Maiara Prado, Paula Bastos e Solange Almeida (Aviões do Forró).

Laércio da Costa na adolescência com Dona Ivone Lara

Laércio da Costa na adolescência com Dona Ivone Lara

Laércio da Costa na adolescência com Dona Ivone Lara


Foi, também, diretor musical do Jeito Moleque e de Fernando e Sorocaba. Gravou com Ivete Sangalo. Além desses artistas nacionais, já trabalhou com Rick Martin, Alejandro Sanz, Eroz Ramazzotti, Carlos Santana, banda Mestizzo (México) e recentemente com a banda One Republic onde foi elogiado pelo grupo como melhor percussionista latino. Atualmente está gravando com Glória Estefan.

Laércio da Costa com Eliana de Lima e Leci Brandão

Laércio da Costa com Eliana de Lima e Leci Brandão

Laércio da Costa com Eliana de Lima e Leci Brandão
 

Indicado ao 14º Grammy Latino em 2013 na categoria “Melhor Canção Brasileira” pela produção e arranjo da música “Vem me completar”, de Joelson Castro e Felipe Salles, gravada em clipe pela dupla Bruna e Keyla, com a participação de Eduardo Costa. Nessa categoria, Bruna e Keyla estavam concorrendo ao lado de grandes nomes da música brasileira como Djavan, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Biquíni Cavadão e Arlindo Cruz.

O autodidata e um dos melhores percussionistas do país, Laércio da Costa enriqueceu o mercado da música sertaneja com a inserção de pitadas de sua raíz: o samba e com os demais estilos que trabalha com primazia. Hoje produz muitos artistas desse meio exatamente por imprimir sua assinatura e ter esse olhar carinhoso e dedicado com a música. Ao todo já são mais de 100 DVDs e 4000 lançamentos entre CDs e LPs.

Crédito das Fotos: Acervo Pessoal  

Laércio da Costa com Chitãozinho & Xororó

Laércio da Costa com Chitãozinho & Xororó

Laércio da Costa com Chitãozinho & Xororó
Foto: Acervo Pessoal
Foto: Acervo Pessoal
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp