21/01/2019 às 17h01min - Atualizada em 21/01/2019 às 17h01min

7 Tendências de Marketing Digital para 2019

Conheça 7 das principais tendências de Marketing Digital para o ano de 2019 e faça seu negócio alavancar.

 


2019 é um ano que promete muito no campo do Marketing Digital. As principais tendências trazem não só novidades e inovações, como também reforço nas estratégias tradicionais que foram garantia de bons resultados nos anos passados.

 

Visando contribuir e colaborar com o seu negócio, criamos essa lista com 7 tendências estratégicas de Marketing Digital para 2019. Confira o que será indispensável para o sucesso e prosperidade de sua marca!


Marketing de Conteúdo

Se sua empresa já investe em Marketing de Conteúdo, ótimo. Mas se ainda não investe, está mais do que na hora de começar a investir. Apesar de não ser uma novidade em termos de estratégia de Marketing Digital, o Marketing de Conteúdo segue ganhando espaço e gerando resultados satisfatórios para quem se promove através desta tática.

 

Os consumidores internautas continuam buscando pelas soluções mais eficazes aos seus problemas e necessidades, mas agora com muito mais exigência e objetividade. Dessa forma, produzir conteúdos relevantes, informativos e em modelos mais dinâmicos permanece sendo essencial para atingir um maior engajamento e relacionamento propositivo com seus clientes.


Produção de vídeos

Como falado anteriormente, os internautas têm se tornado cada vez mais exigentes e críticos quanto aos conteúdos, produtos e serviços que usufruem. A partir dessa transformação é que surge a importância de sua marca se adaptar a um dos formatos mais buscados e consumidos atualmente: os vídeos.

 

Apresentar conteúdos em formato audiovisual é abrir um canal de comunicação com seus clientes que possibilita maior conexão, retenção de atenção e fidelização. Além disso, como os vídeos são facilmente “viralizados”, a chance de seu negócio atingir novos públicos é aumentada. Investir em vídeos com conteúdos originais e engajadores é um meio bastante eficaz de se tornar autoridade em seu segmento.


Chatbots

Outra grande promessa estratégica para 2019 são os chatbots, que são os canais de conversação automatizados. Optar por chatbots para o atendimento de sua empresa é um meio de facilitar a comunicação, agilizar o processo de decisão do cliente e otimizar a experiência do mesmo em seu site.

 

Além de proporcionarem interações otimizadas, os chatbots tem a vantagem de operarem em tempo integral, algo que até seria possível com funcionários, mas que exigiria de sua empresa um grande investimento financeiro em contratação e treinamento. A ferramenta ainda conta com algoritmos que possibilitam a coleta de dados, tornando personalizada a experiência do internauta.  


Marketing de Influência

O Marketing de Influência foi tendência em 2018 e tem projeções ainda melhores para 2019. Isto porque o público tem buscado fortemente por identificação e engajamento com as marcas, o que torna o trabalho dos grandes ou micro influenciadores uma parceria importante no estabelecimento de relações mais próximas e fluídas entre empresas e consumidores.

 

Seja optando por influenciadores do nicho específico em que sua empresa atua ou mesmo por figuras que são referência para o público-alvo que você visa, este é um meio de sua marca passar maior credibilidade e de estreitar o relacionamento com clientes e futuros clientes.


Pesquisa por voz

 

A pesquisa por voz é outra queridinha do Marketing Digital para este ano. A adesão substancial à tecnologia permite facilitar a experiência de busca dos internautas, além de ser uma estratégia que caminha lado a lado com as táticas de SEO.

 

Como a pesquisa por voz incorpora uma linguagem mais natural, os mecanismos de busca reportam resultados mais específicos, considerando não só palavras chaves mas o contexto envolvido na pergunta. Por essa razão, é fundamental que sua empresa se dedique à produção de conteúdos que se adequem a essa realidade que veio para ficar.


Técnicas de SEO

As técnicas de também não são novidade, mas seguem merecendo muito foco e dedicação de sua empresa. Com as constantes e crescentes inovações tecnológicas nos mecanismos de busca, é importante adequar as estratégias de SEO de sua marca às novas realidades, visando assim o melhor ranqueamento e visibilidade de seus conteúdos.

 

Para isto, é importante que você siga investindo em produção de conteúdo de qualidade, em conquista de links externos e otimização de seu site. Sempre prestando atenção nas novidades e fazendo uso das melhores ferramentas disponíveis no mercado, é claro.


Big Data

Utilizar de estratégias de Big Data, ou seja, fazer uso direcionado e propositivo de grande volume de dados, seguirá sendo fundamental para empresas que investem em Marketing Digital em 2019. Isto porque a análise de dados vai além de traçar o perfil do consumidor, ela possibilita também antever comportamentos e necessidades futuras.

 

Desta forma, sua empresa terá campanhas otimizadas, com melhor direcionamento e foco no público-alvo, evitando, assim, gastos errôneos e desnecessários e que não contemplam as necessidades e experiências de seus clientes.

 

Fique atento às constantes transformações do universo digital, siga as principais tendências e esteja sempre preparado para se informar, adaptar e investir. Você verá seu negócio prosperando e sendo referência no mercado!

 

Artigo escrito por nosso convidado Nelson Willian Co-fundador da Agência WnWeb. Desenvolvedor front-end, especialista em SEO, marketing digital e e-commerce. Atua na área desde 2011 e ama tudo isso e ainda plataforma open-source ;). Gosta de contribuir em fóruns, grupos de Facebook e vídeos no youtube.

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