2019 é um ano que promete muito no campo do Marketing Digital. As principais tendências trazem não só novidades e inovações, como também reforço nas estratégias tradicionais que foram garantia de bons resultados nos anos passados.
Visando contribuir e colaborar com o seu negócio, criamos essa lista com 7 tendências estratégicas de Marketing Digital para 2019. Confira o que será indispensável para o sucesso e prosperidade de sua marca!
Se sua empresa já investe em Marketing de Conteúdo, ótimo. Mas se ainda não investe, está mais do que na hora de começar a investir. Apesar de não ser uma novidade em termos de estratégia de Marketing Digital, o Marketing de Conteúdo segue ganhando espaço e gerando resultados satisfatórios para quem se promove através desta tática.
Os consumidores internautas continuam buscando pelas soluções mais eficazes aos seus problemas e necessidades, mas agora com muito mais exigência e objetividade. Dessa forma, produzir conteúdos relevantes, informativos e em modelos mais dinâmicos permanece sendo essencial para atingir um maior engajamento e relacionamento propositivo com seus clientes.
Como falado anteriormente, os internautas têm se tornado cada vez mais exigentes e críticos quanto aos conteúdos, produtos e serviços que usufruem. A partir dessa transformação é que surge a importância de sua marca se adaptar a um dos formatos mais buscados e consumidos atualmente: os vídeos.
Apresentar conteúdos em formato audiovisual é abrir um canal de comunicação com seus clientes que possibilita maior conexão, retenção de atenção e fidelização. Além disso, como os vídeos são facilmente “viralizados”, a chance de seu negócio atingir novos públicos é aumentada. Investir em vídeos com conteúdos originais e engajadores é um meio bastante eficaz de se tornar autoridade em seu segmento.
Outra grande promessa estratégica para 2019 são os chatbots, que são os canais de conversação automatizados. Optar por chatbots para o atendimento de sua empresa é um meio de facilitar a comunicação, agilizar o processo de decisão do cliente e otimizar a experiência do mesmo em seu site.
Além de proporcionarem interações otimizadas, os chatbots tem a vantagem de operarem em tempo integral, algo que até seria possível com funcionários, mas que exigiria de sua empresa um grande investimento financeiro em contratação e treinamento. A ferramenta ainda conta com algoritmos que possibilitam a coleta de dados, tornando personalizada a experiência do internauta.
O Marketing de Influência foi tendência em 2018 e tem projeções ainda melhores para 2019. Isto porque o público tem buscado fortemente por identificação e engajamento com as marcas, o que torna o trabalho dos grandes ou micro influenciadores uma parceria importante no estabelecimento de relações mais próximas e fluídas entre empresas e consumidores.
Seja optando por influenciadores do nicho específico em que sua empresa atua ou mesmo por figuras que são referência para o público-alvo que você visa, este é um meio de sua marca passar maior credibilidade e de estreitar o relacionamento com clientes e futuros clientes.
A pesquisa por voz é outra queridinha do Marketing Digital para este ano. A adesão substancial à tecnologia permite facilitar a experiência de busca dos internautas, além de ser uma estratégia que caminha lado a lado com as táticas de SEO.
Como a pesquisa por voz incorpora uma linguagem mais natural, os mecanismos de busca reportam resultados mais específicos, considerando não só palavras chaves mas o contexto envolvido na pergunta. Por essa razão, é fundamental que sua empresa se dedique à produção de conteúdos que se adequem a essa realidade que veio para ficar.
As técnicas de também não são novidade, mas seguem merecendo muito foco e dedicação de sua empresa. Com as constantes e crescentes inovações tecnológicas nos mecanismos de busca, é importante adequar as estratégias de SEO de sua marca às novas realidades, visando assim o melhor ranqueamento e visibilidade de seus conteúdos.
Para isto, é importante que você siga investindo em produção de conteúdo de qualidade, em conquista de links externos e otimização de seu site. Sempre prestando atenção nas novidades e fazendo uso das melhores ferramentas disponíveis no mercado, é claro.
Utilizar de estratégias de Big Data, ou seja, fazer uso direcionado e propositivo de grande volume de dados, seguirá sendo fundamental para empresas que investem em Marketing Digital em 2019. Isto porque a análise de dados vai além de traçar o perfil do consumidor, ela possibilita também antever comportamentos e necessidades futuras.
Desta forma, sua empresa terá campanhas otimizadas, com melhor direcionamento e foco no público-alvo, evitando, assim, gastos errôneos e desnecessários e que não contemplam as necessidades e experiências de seus clientes.
Fique atento às constantes transformações do universo digital, siga as principais tendências e esteja sempre preparado para se informar, adaptar e investir. Você verá seu negócio prosperando e sendo referência no mercado!