06/11/2018 às 02h37min - Atualizada em 06/11/2018 às 02h37min

Em março de 2019, varejo brasileiro deve registrar alta de 3,5% conforme ACSP

Renato Galvão
Divulgação
E em março de 2019, o volume de vendas do varejo brasileiro irá apresentar elevação de 3,5%, no período acumulado em 12 meses, de acordo com cálculo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Porém o desempenho do setor em 2018 obteve crescimento de 3,1% se comparado ao ano de 2017.
 
"Pesaram negativamente os juros ainda elevados, o desemprego alto e as indefinições político-eleitorais, que mantiveram baixas as confianças dos empresários e consumidores", afirma Alencar Burti, presidente da ACSP. 
 
"Dissipadas as incertezas, a confiança empresarial tende a aumentar, o que aquece o mercado de trabalho, puxa os salários, melhora a confiança do consumidor e, consequentemente, as vendas; por isso estimamos um crescimento mais vigoroso no primeiro trimestre de 2019", diz Burti, que também preside a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). 
 
Segundo Burti, no início do ano que vem, a economia do Brasil deve melhorar, já que é algo comum nos 100 primeiros dias de novo governo. 
 
O estudo foi elaborado pelo Instituto de Economia/ACSP, baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Banco Central (BC), além do Índice Nacional de Confiança/ACSP, considerando o varejo apenas, excluíndo veículos e material de construção.
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp