02/10/2018 às 11h52min - Atualizada em 02/10/2018 às 11h52min

Prêmio Educador Nota 10 é entregue em São Paulo

Renato Galvão
Gustavo Scatena/Globo
Na noite de ontem, a Sala São Paulo, no Centro da capital paulista, abrigou a 21ª edição do Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante premiação da educação básica no Brasil. A festa consagrou o professor José Marcos Couto Jr., do Rio de Janeiro (RJ), como Educador do Ano. Ivonete Dezinho, de Naviraí (MS), recebeu uma homenagem ao ter seu trabalho eleito pelo voto popular #Esseprojetoé10, realizada pelo portal da Fundação Victor Civita. 
 
O Educador Nota 10 é iniciativa da Abril e da Globo, com realização da Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Roberto Marinho. 
 
José Marcos Couto Jr. é professor de história na Escola Municipal Áttila Nunes, em Realengo. "As Caravanas: limites da visibilidade" usou a canção de Chico Buarque, para atuar com a entrada do negro na sociedade e a ideia de invisibilidade social. A ação contribuiu para ampliar o horizonte dos alunos do 8º e 9º anos, mostrando outras culturas e territórios, além de contribuir com a escrita e a autoestima antes do ingresso ao ensino médio. "Uma das ações do Caravanas foi uma tarde de autógrafos. Os alunos assinaram os livros produzidos para os pais e conseguimos reunir quase 60 responsáveis nesse evento. Foi uma alegria tremenda", conta José Marcos. "Eu não sei o que me fez ser escolhido, mas é uma honra muito grande de ter sido eleito no meio de tanta gente boa, tão apaixonada e com tanto brilho no olho pelo trabalho que realiza", concluiu o vencedor. 
 
"A edição 2018 do Educador Nota 10 é muito especial. Além da votação popular, ela também marca a primeira participação da Varkey Foundation, criadora do Global Teacher Prize, prêmio global de educação. Nos deixa extremamente felizes poder dar maior visibilidade às iniciativas desses educadores que são capazes de vencer vários obstáculos, motivados pela paixão de ensinar. Esperamos, ano após ano, ser multiplicadores dessas ações positivas", diz Meire Fidelis, diretora executiva da Fundação Victor Civita.
 
"É uma honra fazer parte desse prêmio que há 21 reconhece o trabalho de educadores brasileiros. Atuamos há 40 anos, na Fundação Roberto Marinho, com foco na Educação Integral de estudantes da Educação Básica e temos o privilégio de conviver com esses profissionais fantásticos, e decisivos para a promoção de uma educação de qualidade. É profunda a nossa admiração aos professores, em especial aos 10 vencedores dessa emocionante premiação", afirma Mônica Pinto, gerente de desenvolvimento institucional da Fundação Roberto Marinho.
 
"Este é um dos mais importantes prêmios e o mais longevo na área de educação no país. Sua evolução é fundamental para a valorização dos professores brasileiros e conscientização de toda a população sobre o papel do educador. A parceria com a Abril em mais um ano e a relevância dos projetos finalistas só reforçam o compromisso da Globo com uma educação pública de qualidade. A Globo admira profundamente personagens e histórias e, neste prêmio, encontramos personagens e histórias nota 10", avalia o diretor de comunicação da Globo, Sergio Valente.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp