02/10/2018 às 11h47min - Atualizada em 02/10/2018 às 11h47min

Comércio de São Paulo tem queda de 0,9% em setembro

Renato Galvão
Divulgação
Em setembro de 2018, o comércio paulistano passou por uma queda. Sem data comercial e com um dia útil a menos, a diminuição foi de 0,9%, se comparado ao mesmo período de 2017, conforme o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). 
 
"Tradicionalmente setembro é um mês fraco para o varejo, pois não conta com data comemorativa. Além disso, neste ano o mês teve um dia útil a menos em relação ao ano passado, o que também prejudica o desempenho das lojas", comenta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). 
 
O sistema à vista, abrange roupas, calçados e acessórios, tendo recuo de 3% em setembro se comparado ao ano todo, especialmente devido a irregularidade na temperatura na cidade. "Além disso, o consumidor não está propenso a renovar o guarda-roupa porque seu orçamento está sendo comprimido pela alta dos preços de tarifas públicas (luz, transporte, gasolina)", avalia Burti. "Já o sistema a prazo cresceu 1,3%, ainda beneficiado pela redução dos juros, uma vez que em setembro de 2017 a Selic estava praticamente três pontos acima do que está agora", diz. O sistema a crédito contempla móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp