05/09/2018 às 09h52min - Atualizada em 05/09/2018 às 09h52min

Peconheiros chega ao Museu da Casa Brasileira

Renato Galvão
Divulgação
E o Museu da Casa Brasileira (MCB) irá inaugurar em 11 de setembro de 2018 (próxima terça-feira), a exposição Peconheiros. A exposição detalhará as soluções desenvolvidas com a comunidade na Amazônia, para que os trabalhadores (coletores) de açaí tenham mais segurança.
 
O trabalho foi desenvolvido pelas designers Monika Bauntsch, Dorata Kabala e Carolina Menezes, destacando o trabalho dos peconheiros (coletores de açaí), que sobem em palmeiras, com 15 metros de altura em média. 
 
"Durante os workshops e pelas conversas com os peconheiros percebemos que subir nas árvores sem proteção é a maneira mais rápida e eficiente de coletar açaí, além de ser uma comprovação de força física. Novas soluções podiam interessá-los, mas eles não estavam preparados para mudanças radicais. O envolvimento da comunidade no processo de design foi importante, não só pela experiência deles, mas também para compartilhar a propriedade do projeto", comenta Monika Brauntsch, da fundação Spirit of Poland. 
 
"Durante o trabalho em Boa Vista, procuramos aplicar soluções práticas vindas da escalada, da arboricultura e do design para esportes, ao mesmo tempo que trabalhamos com materiais e técnicas locais. Isso foi crucial para possibilitar a popularização das soluções criadas", completa Dorota Kabala, do estúdio We Design for Physical Culture. 
 
Com entrada a preço popular (R$10), a exposição segue até 14 de outubro, no MCB, que fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, no Jardim Paulistano, com horário de visitação, das 10 até 18 horas, entre terça-feira e domingo.
Link
Relacionadas »
Comentários »