17/08/2018 às 12h46min - Atualizada em 17/08/2018 às 12h46min

Casos de HIV crescem em média 3000 mil novos casos por ano

ONG "Impulse SP" em parceira com a AHF, já distribuiu mais de 51 mil preservativos em ações preventivas no estado

O grande projeto Impulse nasceu no verão de 2009, onde as taxas de HIV estavam aumentando entre os homens gays. Foi então que Jose Ramos e um grupo de amigos sentados em sua cozinha em Los Angeles - Califórnia (EUA) se perguntaram: "Por quê?" . "Com tanta informação lá fora, por que as pessoas não estavam ouvindo, lendo, aprendendo, entendendo?" Foi então que em conjunto vieram com uma solução. Em vez de pregar para as pessoas, elas queriam conversar com elas. José Ramos apresentou a ideia à AIDS Healthcare Foundation e a Impulse passou a existir.

A Impulse é composta por voluntários que se dedicam incansavelmente à causa da educação em saúde sexual, defesa e quebra do estigma para homens gays, tanto positivos quanto negativos. Com o apoio da  AHF (AIDS Healthcare Foundation), esse grupo de voluntários trabalha para criar campanhas, eventos e conteúdo online, principalmente para alcançar uma nova geração de gays que vivem em um mundo moderno e em rápida evolução. Lembrando que a maior faixa de contaminação no Mundo ainda está nos jovens adolescentes.

Impulse São Paulo


Impulse São Paulo nasceu dia 2 de setembro de 2016 e faz parte dos 20 capítulos da rede global de cidades ao redor do Mundo. São Paulo continua sendo uma das poucas cidades no mundo a oferecer acesso universal e gratuito aos medicamentos anti-retrovirais para quem conhece sua sorologia/status positivo.

Também em São Paulo é possível fazer o exame que detecta o vírus HIV gratuitamente em mais de 3,7 mil unidades de saúde. Os testes são realizados nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e nas unidades da rede pública. Para saber onde fazer o teste, basta ligar para o Disque Saúde (136).

Desde o início Impulse São Paulo, tem trabalhado em conjunto e numa parceria estreita com AHF para garantir que membros da comunidade gay em são Paulo, façam o teste e conheçam seu status. Embora as mortes pelo AIDS tenham diminuído comparado com as décadas anteriores, ainda devemos intensificar ações para detectar previamente o vírus e melhorar os métodos de medicação e sobretudo de aderência para frear de uma vez por todas a epidemia.

É uma realidade que as práticas de risco estão na moda, e que casos de HIV estão aumentando em lugar de diminuir, mais de três mil novos casos a cada ano, e a isto infelizmente devemos acrescentar o crescente número de casos de sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis. Um dos principais pilares da Impulse é abordar a questão do HIV abertamente com todos, abordando o uso de drogas principalmente as injetáveis, relação sexual sem o uso do preservativo, a utilização de PEP e PREP e com isso oferecer ferramentas, principalmente aos membros da comunidade gay (não seria melhor comunidade LGBTI), para que tomem decisões de forma consciente e com mais informação.


Foram dezenas de ações e ativações realizadas na trajetoria da Impulse São Paulo, sempre levando a informação in loco, porque é na hora da balada com os amigos e no calor da emoção que a maioria dos jovens não levam e consequentemente não utilizam preservativos na hora da relação. A equipe de voluntários já ativou ações inclusive em outros estados, como no caso da distribuição de preservativos na Praia de Ipanema, Rio de Janeiro no Reveillon de 2016.

No último Dia Internacional da Camisinha, em fevereiro deste ano, a equipe da Impulse SP, conseguiu distribuir mais de 20 mil camisinhas masculinas, 5 mil femininas e 10 mil lubrificantes durante ação realizada na capital. Foram milhares de pessoas orientadas e protegidas.

Na semana que antecedeu a 22ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a Aids Healthcare Foundation e a Impulse São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realizaram dois dias (28 e 29 junho) um multirão de testes rápidos para o diagnóstico do HIV. Foram realizados 1000 testes e aconselhamento para os participantes. Mais de 30 casos de soropositivos foram identificados e encaminhados nesta ação.

Conscientização, responsabilidade social e amor a vida, são elementos fundamentais para os voluntários da Impulse São Paulo, que recebem treinamento especial sobre o HIV / Aids, orientando com mais credibilidade os milhares de jovens que procuram informação.

Estima-se que foram até o momento distribuídas mais de 51.000 preservativos contabilizando todas as ações.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp