28/06/2018 às 11h30min - Atualizada em 28/06/2018 às 11h30min

Tamiflu, o famoso remédio contra gripe: ainda tem eficácia?

Assessoria de Imprensa
MF Press Global
Sim. O Tamiflu é ainda um medicamento eficaz no tratamento de gripe e recomendado pelo Ministério da Saúde. Apresentaremos suas indicações, como funciona e como usar o fosfato de oseltamivir (substância presente no fármaco). Também, falaremos um pouco dos sintomas da gripe que deve ser tratada com Tamiflu.
No início da década, o Ministério da Saúde tomou a decisão de retirar da lista de medicamentos especiais o Tamiflu. Na época, gripes do tipo A ou H1N1 assolavam pelo país, e o fosfato de oseltamivir é o antiviral mais recomendado para tratar esta variação do vírus da gripe. A prescrição do remédio contribuiu positivamente contra uma possível epidemia no Brasil.

Agora, no final da década, o H1N1 reaparece em alguns estados brasileiros. Pernambuco, por exemplo, em menos de 1 semana apresentou 3 casos confirmados de pessoas com a gripe. O que impressiona, pois a ação do vírus é mais presente nos estados do Sul e Sudeste.
Por isso, a população procura medicamentos que possam, além de tratar os sintomas, prevenir a infecção desse tipo de vírus. É o caso do Tamiflu, que faz parte do tratamento de pessoas infectadas e da profilaxia para adultos e crianças acima do primeiro ano de vida.

Quando usar o Tamiflu?

Os principais sintomas apresentados que levam ao tratamento com o Tamiflu são:
·       Entupimento das vias áreas
·       Febre alta (acima dos 37,8º)
·       Tremores frios a qualquer hora do dia
·       Constante mal-estar (enjoos e vômitos)
·       Fortes dores de cabeça
·       Dores musculares e nas articulações
·       Garganta inflamada
·       Tosse seca
Quando não tratada de forma eficiente, a gripe tipo A pode levar a quadros de pneumonia bacteriana, crises fortes de sinusite, aumenta os sintomas da asma, complica quadros cardíacos e outros.

Como funciona o Tamiflu?

Seguindo a posologia prescrita pelo médico, o paciente com sintomas da gripe Influenza (ou tipo A, H1N1) conseguirá rapidamente melhorar seu quadro. O fosfato de oseltamivir ataca o vírus, combatendo sua proliferação; inibe a contaminação de mais células e não deixa que o vírus se espalhe pelo organismo da pessoa infectada.
Assim o agravamento dos sintomas é interrompido, e o paciente não corre o risco de surgimento de doenças mais graves. Porém, salientamos que procurar um médico, caso apresente tais sintomas, é essencial.

Tamiflu terá o melhor efeito quando suas doses forem devidamente prescritas. Os estudos clínicos, por exemplo, indicam que o medicamento é bem eficaz quando ministrado após 48 horas da apresentação do quadro de gripe, ou seja, quanto mais rápido o diagnóstico, melhor será a recuperação.

Administrando o Tamiflu

O Tamiflu é comercializado em cápsulas de 30, 45 e 75 mg. O ideal é que seja ingerido com água, porém, pode utilizar outros alimentos (em alguns casos até ameniza os possíveis efeitos colaterais).

O tratamento padrão (recomendado pelo fabricante) é:
·       Adultos e adolescentes (acima dos 13 anos) – 2 cápsulas de 75 mg diárias
·       Crianças de 1 até 12 anos terão dosagens recomendadas de acordo com o peso, mas variará as cápsulas de 30 mg e 75 mg, também 2 vezes no dia.
Como forma preventiva, o Tamiflu pode ser administrado da seguinte forma:
·       Adultos e adolescentes – 1 cápsula de 75 mg durante 10 dias
·       Já o grupo das crianças, também deverá tomar a partir do peso. Crianças com até 15 kg tomarão 1 cápsula de 30 mg durante 10 dias, e de 15 a 23 kg, 1 cápsula de 45 mg pelo mesmo período.

O Tamiflu tem contraindicações?
O medicamento não é indicado a pessoas que tenham hipersensibilidade (alergia) à substância fosfato de oseltamivir. Outra orientação é na administração do remédio para crianças: deve-se seguir a posologia recomendada pelo médico, e suspender no período indicado por ele.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp